Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

30 de julho de 2014

30 de julho de 2014 por Maria do Céu Barros comentários
Constância (por Manuela Alves)
De uma maneira geral, os Arquivos Municipais estão vocacionados para a disponibilização de fontes relacionadas com a história local: vida municipal, periódicos locais, acervos fotográficos. Mas há sempre excepções e, um feliz acaso fez-me descobrir numa área geográfica onde nunca pesquisei, uma base de dados genealógicos muito interessante, mas oculta sob um nome pouco "genealógico". 

Abram-no e ficarão surpresos com a excelente informação disponibilizada.
E esta hein?

Livro de registo de recenseamento dos eleitores e elegíveis do Concelho de Constância - 1909
Livro de registo de recenseamento dos eleitores e elegíveis do Concelho de Constância - 1910

Existem livros digitalizados até 1926 mas para não sobrecarregar o tópico indicamos só estes.


Guimarães
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta tem funções de Arquivo Distrital para a área do concelho de Guimarães. Alberga, entre outros, o arquivo da Colegiada de Guimarães, livros dos cartórios e tabeliães extintos e os livros paroquiais do concelho.

Na sua página na Internet, através do sistema Archeevo, é possível pesquisar baptismos de todas as freguesias da cidade. Pode-se procurar pelo nome dos pais ou avós (se estiverem mencionados nos registos), por datas e por freguesia. Permite ainda a pesquisa de nomes nos processos de obras.


Penafiel

No Arquivo Municipal de Penafiel  é possível fazer pesquisa online através da plataforma GeAD OPAC.

A Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel, disponibiliza também, através do seu blog e da sua página no Facebook, variadíssima informação sobre este arquivo e o seu acervo. Entre as suas publicações encontram-se diversos documentos com interesse genealógico. Publicamos aqui alguns documentos, que nos foram gentilmente enviados por esta Associação, os quais desde já agradecemos, acompanhados da seguinte descrição:

"Estas listagens são da autoria do Arquivo Municipal de Penafiel realizadas a partir dos documentos que possuem sobre a sua guarda, a maior parte pertença da Câmara Municipal de Penafiel e outros resultantes de protocolos de tratamento, celebrados com instituições e famílias do concelho de Penafiel."

Listagem das Regentes do Recolhimento da Nª.Sª. da Conceição em Penafiel  1753 a 1859
Listagem dos Administradores do Concelho de Penafiel 1835 a 1937
Listagem da Constituição da Mesa da Confraria da Venerável Ordem Terceira do Carmo
Listagem do Executivo da Junta de Freguesia de Irivo




Ponte de Lima (por Paula Peixoto)
No Arquivo Municipal de Ponte de Lima estão também disponíveis alguns fundos com interesse genealógico, dos quais se destacam os que estão digitalizados:
Livro registo dos testamentos:


Livros dos expostos:
Livros de recrutas do Geraz do Lima, 1764 a 1971

Livro para a cópia das listas dos cidadãos apurados para votarem e serem votados 1835- Facha


Porto (por Manuela Alves)
O Arquivo Histórico Municipal do Porto, instalado na denominada Casa do Infante, possui um riquissimo espólio documental e uma bibioteca sempre em actualização sobre a história do munícipio portuense, Mas, apenas vamos referir os aspectos mais relevantes que possam interessar para a pesquisa genealógica  e que são do nosso conhecimento. Isto salvaguarda, desde já,  futuros acrescentamentos noticiosos, quando deles formos cientes.

Para a pesquisa on line, o A. H. M. do Porto utiliza uma forma simplificada do Gisa, cuja utilização está exemplificada no grupo do Facebok ligado a este blog. Para a consulta presencial, há uma versão mais complexa, mas o apoio dos funcionários da Sala Pesquisa, resolve os problemas e dúvidas, que possam surgir.

A documentação disponiblizada on line está em constante actualização pelo que as informações aqui dadas têm apenas um valor indicativo.
Por hoje vou referir 2 tipos de fontes, particularmente ligadas à investigação genealógica:
1.
Registo dos testamentos cerrados apresentados na Administração do Bairro Ocidental (1834/05/01 – 1949/12/30, 6872 documentos) e Oriental (1869/02/10 – 1950/10/20, 6307 documentos) do Porto. Nestes registos são transcritos os testamentos dos falecidos e confirmada a legalidade dos mesmos. Basta assinalar na Pesquisa Avançada a opção "Apenas objectos com representação digital" para visualizar os testamentos acessiveis on line.
Mas há outros testamentos que vão sendo lançados na base de dados e não estão on line  Uma forma de agilizar a pesquisa na base de dados, utilizando a pesquisa avançada, é delimitar cronologicamente a busca e escrever o nome da freguesia em Notas. Esta freguesia tanto pode ser da cidade do Porto, como do seu Termo. No Título basta escrever Testamento ou Registo Testamento
2.
Registos dos enterramentos nos cemitérios públicos do Porto, Prado do Repouso e Agramonte. Encontram~se disponíveis, para consulta presencial , os livros de registos dos enterramentos feitos nestes cemitérios com as seguintes balizas cronológicas :
  • Cemitério do Prado do Repouso Geral -1839 – 2005
  • Idem, cemitérios privativos das diversas ordens e irmandades - 1869 – 1957
  • Cemitério de Agramonte Geral 1855 – 2006
  • Idem, cemitérios privativos das diversas ordens e irmandades 1869 – 1986
Conteúdo informacional
Registo dos enterramentos, com indicação da data de enterramento, número da sepultura, nome, filiação, naturalidade, idade, estado civil e profissão do falecido, causa e data da morte. A partir de 1914, deixa de haver registo sistemático da causa da morte.

Para os registos mais recentes, há restrições legais de livre acesso, como é natural.
Dificilmente estes livros serão digitalizados, devido às suas dimensões.


Publicado em: , ,

1 comentário:

Biblioteca
Videoteca