Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

11 de agosto de 2014

11 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários
Em Portugal, a lenda negra da Inquisição nunca passará a cor-de-rosa. Há nos Arquivos 40 000 processos que o impedem.

Arlindo Correia*

A procura das raízes cristãs novas na investigação da genealogia familiar, ou porque os antepassados viveram numa região de forte implantação cristã-nova, ou porque uma inquirição de genere levantou suspeitas sobre a "mácula" de sangue judeu num longínquo avoengo do habilitando, nosso parente, é um problema que se coloca a muitos de nós.

E não é uma procura fácil, como terão ocasião de comprovar, quando se embrenharem nos meandros dos processos. Vão ter que se meter na pele de um detective, honesto e exigente, empenhado na procura da verdade, que nada aceita , sem o fazer passar por um crivo crítico.

São os processos da Inquisição fontes privilegiadas para essa investigação. e o excelente artigo de Arlindo Correia  Os Processos da Inquisição  um guia precioso para aprender a consultá-los.

*Arlindo Correia, advogado, actualmente aposentado, é autor de numerosos trabalhos, sobre a temática da Inquisição, disponibilizados on line. Pelo seu rigor, patente na bibliografia, na indicação das fontes e na fundamentação das perspectivas, é um dos "meus autores de eleição".

Publicado em: ,

4 comentários:

  1. Atenção! A Direcção-Geral dos Registos e Notariado vai proibir as Conservatórias de se pagarem de serviços por transferência bancária já a partir do próximo mês. Pedir cópias simples de registos, que até agora era uma brincadeira, vai ser um tormento!

    ResponderEliminar
  2. Há algum lugar onde se possa pesquisar sobre ciganos banidos de Portugal para as colonias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pesquisar no Google com a expressão "ciganos banidos de Portugal para as colónias" encontrara bibliografia on line. Comp nunca a consultei, não posso avaliar do seu merecimento e interesse para o que pretende... Mas é o começo de um caminho de investigação.

      Eliminar

Biblioteca
Videoteca