Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

15 de agosto de 2014

15 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários
Encontros e desencontros: movimentos migratórios 

O Projecto Encontros e desencontros: movimentos migratórios, com que o ArquivoDistrital de Viseu se candidatou ao programa ADAI, tinha como objectivo a disponibilização on -line de cerca de 24.000 registos de cidadãos a quem foram emitidos passaportes, que iriam permitir a identificação de igual número de emigrantes e seus destinos, para o período compreendido entre 18 54 e 1880. 

Destes registos, dois campos revelam-se fundamentais para o estudo dos movimentos migratórios e para o exercício do direito de cidadania: o campo nome e o campo destino. O nome permite identificar a ascendência portuguesa até à quarta ou quinta geração, e é essencial para os cidadãos que procuram adquirir a nacionalidade portuguesa. O destino permite identificar estudos sobre os movimentos migratórios, nomeadamente as tendências desses movimentos, em determinadas épocas, a redefinição de novos de stinos o encontro ou desencontro de gerações de emigrantes.
Para além desta informação o projecto propunha outros elementos considerados relevantes, tais como número de passaporte, data da emissão, filiação, profissão e estado civil. 

Os campos a preencher consideram-se como uma matriz. Não havendo dados expressos, optou-se por deixar os campos em branco, considerando que a ausência de indicação é em si mesma informação relevante. 

As informações entre ( ) referem -se a dados que estando relacionados com os campos, não são uma indicação expressa dos mesmos.  

As informações entre " " são citações directas. A existência de (?) refere-se a dados que por algum motivo não foi possível extrair com exactidão. 

Este projecto permitiu a disponibilização on -line de uma parte, de um vastíssimo conjunto documental constituído por 60 livros de registo de emissão de passaportes que,neste Arquivo,se estimam em cerca setecentos mil registos e que abrangem um período compreendido entre 1854 e 1935. Só a cobertura total destes registos possibilitará demonstrar o veos registos relativos aos portugueserdadeiro fenómeno dos movimentos migratórios dos portugueses e dos que passaram por Portugal e o seu relacionamento com outros povos com os quais os portugueses se cruzaram. 

Fonte Arquivo Distrital De Viseu

E aos motivos apontados pelo Arquivo Distrital de Viseu, adicionamos um terceiro, relacionado com os objectivos deste blog : facultar , de forma mais expedita, um instrumento de pesquisa genealógica, já que muitas vezes os registos brasileiros relativos aoa imigrantes portugueses são muito lacunares quanto às suas freguesias de origem, o que embaraça seriamente as investigações dos seus  descendentes.

O Arquivo Distrital de Viseu tem disponíveis para consulta online, a indexação dos registos que se encontram em 20 dos 60 livros que possuí. A fim de facilitar a pesquisa, a partir dessa indexação, elaboramos os índices, em formato Excel que aqui se publicam. Através da referência de cada registo, incluída no ficheiros Excel, podem visualizar a respectiva ficha no ADVIS, bastando, para tal, introduzir essa referência na Pesquisa Simples do Arquivo.

Publicado em: , ,

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber como sao feitos esses indices... registro a registro por imagem? ou tem alguma maneira menos custosa?
    Quem os faz? o próprio arquivo de Viseu? Grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A indexação a partir de livros manuscritos é sempre manual, registo a registo por imagem. Não há outra forma. A indexação destes 20 livros foi feita pelo próprio Arquivo Distrital de Viseu.
      Os índices em formato Excel, aqui publicados, foram feitos por nós a partir dessa indexação, a fim de facilitar a pesquisa.

      Quando me preparava para lhe responder, apercebi-me de que o post não estava muito claro e foi, por isso, actualizado. Esperamos que com essas alterações fique com uma ideia melhor sobre a forma como este trabalho se processa. Qualquer dúvida, é só perguntar aqui.

      Eliminar

Biblioteca
Videoteca