Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

16 de agosto de 2014

16 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários

Apesar do assunto ser objecto de esclarecimento em vários grupos de genealogia continuam a ser repetidas ou aventadas informações incorrectas. Assim esclarece-se:
1 - A Igreja Católica em Portugal é completamente alheia à não disponibilização on line pelo Family Search de livros de registos paroquiais, que se encontram nos Arquivos Distritais.  Se outras provas não houvesse, bastaria ver que estão disponibilizados on line  registos do Arquivo Diocesano de Vila Real ou do Arquivo Diocesano de Lamego.
2 - A DGLAB é a entidade que tutela os Arquivos Distritais, com excepção dos de Braga e Coimbra, dependentes respectivamente da Universidade do Minho e da Universidade de Coimbra. 
3 - O atraso em que se encontram alguns Arquivos Distritais na disponibilização on line dos registos paroquiais aí existentes nunca foi explicado pela DGLAB e quaisquer explicações a esse respeito serão meras conjecturas.

Não tenho acesso a nenhuma informação privilegiada, pelo que não sei mais do que aquilo que tem sido publicado. A DGLAB  tem o seu espaço próprio no  Facebook, bastando para o encontrar digitar Arquivos na pesquisa do FB.
Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca