Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

23 de agosto de 2014

23 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários

Arquivo Distrital de Leiria

 Fonte ADLeiria

O Arquivo Distrital de Leiria, assim designado desde 1997, está instalado desde Junho de 1997 no actual edífio, situado  na zona histórica da cidade de Leiria. É um arquivo de âmbito regional, com a natureza de unidade orgânica fléxivel na dependência da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Fundos
O Arquivo Distrital de Leiria contém documentos a partir de 1391, embora com maior extensão a partir do século XVI. Os fundos documentais encontram-se distribuídos por vãrios Grupos de Fundos. Mas como a nossa visita  é virtual, aqui fica o caminho de acesso aos documentos digitalizados.

Um dos objectivos deste périplo pelos Arquivos Distritais é ficar a conhecer os fundos documentais que albergam, com especial ênfase nos que são acessiveis on line privilegiando fontes menos conhecidas, mas que tèm  interesse genealógico.

Está neste caso a Hemeroteca do Arquivo Distrital de Leiria. Vão encontrar digitalizadas 104 publicações periódicas, os denominados documentos compostos ( o mesmo é dizer que cada registo é desdobrável em vários documentos simples, correspondendo cada um a determinado  exemplar da publicação periódica). Ordenamos  a nossa lista por ordem cronológica e, assim , poderemos ler jornais de 1854 a 1945.

O risco que correm é esquecerem -se das  pesquisas genealógicas e darem por vós entretido/as a ler os casos do dia daqueles tempos ou os folhetins que fizeram as delícias das vossas bisavós... Mas isso já são contas de outros rosários...

kwADLeiria
Publicado em:

2 comentários:

  1. Gostava que alguém me soubesse explicar porque foram fechados a maior parte dos ficheiros de consulta de genealogia, dum momento para o outro foram encerrados sem qualquer explicação, a freguesia de Atouguia da Baleia deixou praticamente de estar disponível, isto em vez de melhorar piora

    ResponderEliminar
  2. Jacinto Borges,
    Testámos alguns livros e verificámos que em alguns deles, as imagens não carregam todas. Trata-se de um problema técnico na DGLAB, e não de encerramento de livros. Já informámos o arquivo. Sugerimos que entre em contacto com o AD Leiria que poderá prestar-lhe mais informações.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca