Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

19 de novembro de 2016

19 de novembro de 2016 por Paula Peixoto comentários

De acordo com o princípio que norteou a criação deste blog, publicamos aqui alguns trabalhos elaborados por colaboradores para seu uso próprio e que, generosamente, decidiram partilhar. Trata-se de índices de baptismos, casamentos ou óbitos, de algumas localidades, muito úteis para quem pesquisa nessas zonas.
O nosso agradecimento ao Rafael Baker Botelho pela disponibilização dos seus índices que aqui também se partilham.



Dica: Clique no nome do livro para o abrir; clique em Excel para abrir o índice.
CONCELHO FREGUESIA REGISTOS
LIVRO
ÍNDICE
GUARDA Arrifana Baptismos Excel
Excel
Crismas Excel
Casamentos Excel



Soito, Sabugal
Soitogenea - É objectivo do autor, dar a conhecer os assentos paroquiais do Soito, Sabugal. Para já perto de 2000 mil resumos de assentos de casamento, de 1735 a 1945 e óbitos, de 1901 a 1910.

Freixedas, Pinhel
Através de José António Reis, tomamos conhecimento da existência destas "súmulas de um livro de óbitos perdido, da freguesia de Freixedas do tempo das invasões francesas. As fotocópias integrais deste livro estão no Arquivo Distrital da Guarda (oferecidas pelo autor) e provavelmente poderão ser consultadas". 

Nas palavras do autor, Lívio Correia, extraídas do preâmbulo deste livro:

Muitas são as causas apontadas para a ausência dos livros nos arquivos oficiais. Todavia, antes de admitir a sua perda total, atitude positiva consiste em colocar a hipótese otimista de que eles podem encontrar-se ainda na posse de outras entidades. Isso permite manter a esperança de os podermos consultar algum dia. Procurá-los e divulgá-los é portanto a ação prioritária, já que a sua perda, por efeito de guerras, de catástrofes naturais, da natureza perecível dos materiais utilizados, ou da incúria dos homens, essa sim é um facto irreversível.
(...)
E assim encontrei no arquivo paroquial de Freixedas um "Livro de Necrologia" que nada mais é que um livro de óbitos de um dos períodos em falta. Tive a maior satisfação de receber do pároco à época, o Rev. Delfim Pires, a melhor cooperação para a sua consulta e fotocópia. A ele quero por isso manifestar o meu vivo agradecimento.
Este "Livro de Necrologia" é um livro de óbitos de 10.7.1794 a 31.5.1806 e, com um salto de 16 anos, continua em 5.3.1822 e termina em 2.8.1858. Abrange por isso muitas décadas.

kwADGuarda

Originalmente publicado em 02/11/2014
Publicado em: , ,

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Prezados, parabéns pela excelente trabalho, queira saber se haverá continuidade, meu foco, seria a freguesia de Penamacor, em Guarda. entre os anos de 1748 a 1754, seja de batismo ou de casamento.Abços

    ResponderEliminar
  3. Caro Rogerio,
    Os índices são realizados por colaboradores no âmbito das suas próprias pesquisas, pelo que não sabemos que freguesias irão ser trabalhadas no futuro. A freguesia de Penamacor fica no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, e não da Guarda. Pode consultar os registos dessa freguesia através do tombo.pt em http://tombo.pt/f/pnc10.
    Boas pesquisas!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom dia,
    Faço uma árvore genealógica. Será que alguém se insere nela e me pode ajudar? A família é a SIMÕES DE CARVALHO (Castanheira, Freineda, Albardo, Monteperebolso, Paraizal e Cairrão). Obrigada

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca