Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

13 de janeiro de 2015

13 de janeiro de 2015 por Maria do Céu Barros comentários
Neste tutorial usaremos como exemplo uma página do Digitarq, neste caso a das Inquirições de Genere do distrito de Évora, mas pode ser qualquer outra desde que seja Digitarq.

I. Introdução

As páginas Digitarq, independentemente do arquivo a que se referem, seguem sempre a mesma estrutura: uma listagem no lado esquerdo e a descrição no lado direito, como se vê na imagem.


Ao fundo da listagem, quando ela é extensa, existe uma opção para carregar mais elementos, que consiste num link com o título "Mostrar mais", ou "Show more" na versão inglesa.


Quando existem centenas, ou milhares, de elementos, se queremos visualizá-los todos, temos de clicar repetidamente em "Mostrar mais" para expandir a listagem. Nestas situações, podemos criar rapidamente uma macro para fazer o trabalho por nós.


II - Gravar uma macro

1 - No Firefox, clicar no botão do iMacros que aparece no canto superior esquerdo do browser, para abrir a janela do iMacros.


2 - Clicar no separador Gravar na janela iMacros.


3 - Clicar no botão Gravar. A partir daqui, tudo o que se fizer com o rato na página aberta, será gravado.


4 - Na listagem do Digitarq, clicar no link "Mostrar Mais" e, de seguida, clicar  no botão Parar na janela iMacros.

5 - Clicar em Save Macro As


6 - Teclar um nome para esta macro, por exemplo "Mostrar mais"




A macro está feita, mas é ainda necessário editá-la para eliminar o que não interessa.


III - Editar a macro gravada

1 - Clicar no separador Manage e, de seguida, no botão Editar Macro.


2 - Na janela de edição,deverá aparecer um código semelhante ao da imagem.



Sempre que gravamos uma macro, no código aparecerá o link da página onde ela foi gravada que, basicamente, diz ao iMacros para ir para (go to) esse link quando a macro é executada. Nem sempre nos interessa que o faça, e este é um desses casos, uma vez que queremos usar esta macro em qualquer link Digitarq e não apenas neste.

3 - Apagar a frase que começa por URL GOTO e clicar em Save & Close



IV - Testar a macro

1 - Clicar no separador Usar do iMacros



2 - Na janela Max, teclar o número de vezes que a macro deve ser executada (neste caso teclamos 10) e, de seguida, clicar no botão Usar (Loop).

Se no final da execução ainda aparecer o link "Mostrar mais" na página do Digitarq, executar novamente a macro, ajustando, se necessário, o número máximo de loops.

Se o número teclado for superior ao necessário, a macro será executada até deixar de aparecer o link "Mostrar mais" na listagem. Nesse caso a macro terminará com um erro, mas não tem importância uma vez que a lista já estará toda expandida.


V - Conclusão

Gravar e editar uma macro permite a sua utilização em qualquer link Digitarq e, por vezes, também no Archeevo (é o caso desta). Neste tutorial usamos este exemplo por ser um dos que exigem menos edição, no entanto os procedimentos são idênticos para qualquer tipo de macro.
Publicado em: , , ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca