Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

6 de fevereiro de 2015

6 de fevereiro de 2015 por Genealogia Fb comentários
O Cabido da Sé do Porto constituiu uma corporação ou comunidade de eclesiásticos que aconselhava o bispo no governo da diocese. Ao longo dos séculos variaram muito as funções atribuídas ao cabido, consignadas em diferentes Constituições Sinodais e nos vários Estatutos.
As Inquirições de Genere do Cabido da Diocese do Porto são constituídos por processos individuais de inquirição aos candidatos, a ingressar no estado clerical, ou a tomar posse de benefícios. Consistiam em autos contendo interrogatórios ao habilitante, e recolha de informações junto de testemunhas e entidades oficiais. Eram averiguados a legitimidade de nascimento e a linhagem, com vista a provar a condição de cristão-velho e a "limpeza de sangue". A inquirição era efectuada por uma comissão designada pelo Cabido, encabeçada por juizes.
Fonte: A. D. Porto



Publicamos aqui o índice em formato Excel das Inquirições do Cabido: o Índice Cronológico reune os 183 processos indexados que nas folhas seguintes aparecem separados pelas diversas unidades de instalação.   No índice geral basta clicar no nome do habilitante e nos outros casos, no código de referência, para aceder ao documento on line.

Para além deste acervo, existem ainda mais Inquirições de Genere no Arquivo Eclesiástico do Porto, sobre as quais fizemos um post separado.

Ver também: O que são Inquirições de Genere

kwADPorto
Publicado em: , ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca