Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

8 de março de 2015

8 de março de 2015 por Manuela Alves comentários
Já aqui tratamos, ou relembramos, a temática dos cristãos-novos, trazendo dois artigos, que achamos relevantes, quer do ponto de vista do seu rigor, como da sua acessibilidade para quem não é versado nessas matérias mas gosta de ter informação que o capacite a conhecer as suas raizes familiares. e que encontrarão na gaveta dedicada aos Cristãos-Novos. Neste post, e na mesma linha que acabamos de referir, trazemos um duplo contributo proveniente do outro lado do Atlântico, fazendo jus a muitos dos nossos companheiros brasileiros. Trata-se de 2 trabalhos da investigadora Lina Gorenstein Ferreira da Silva, doutorada em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Actualmente é investigadora do departamento de documentação do Museu da Toleráncia ( a ser construído) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Inquisição e Cristãos Novos no Brasil, actuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, família inquisição.

 A Documentação Inquisitorial como fonte para a Genealogia complementa informação sobre o interesse genealógico dos processos da Inquisição. 

O outro contributo de Lina Gorenstein , que seleccionamos propositadamente para o dia de hoje, é a sua tese de doutoramento "A Inquisição contra as mulheres: Rio de Janeiro, séculos XVII e XVIII" da qual encontrarão uma apresentação no google books.
 
Publicado em: ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca