Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

2 de março de 2015

2 de março de 2015 por Manuela Alves comentários
O Arquivo Distrital de Coimbra foi criado pelo Decreto n° 19 952, de 20 de Julho de 1931 e anexado ao Arquivo da Universidade de Coimbra, formando assim um Arquivo de características peculiares a nível nacional.
Desde 1917, porém, o Arquivo da Universidade de Coimbra já tinha incorporado documentos provenientes de outras instituições, que não a Universidade, desempenhando assim, de facto, as funções de um Arquivo Distrital. É notável a colecção do Cabido e da Mitra, enquanto do Seminário vieram mais de 32 000 processos de ordenação sacerdotal com inquirições de genere, de vita et moribus, 424 livros de Visitações e devassas, processos de casamentos, para só citar os mais relevantes tipos de documentos de interesse genealógico.


Em 1948, o Arquivo foi transferido para o actual edifício, sendo à data o único com instalações construídas de raiz para o efeito, passando, em 1965, a constituir um estabelecimento anexo à Reitoria e o seu director a ser escolhido "de entre três professores da Universidade indicados pelo Senado".
Desde 1986 , o Arquivo da Universidade de Coimbra - AUC - está na dependência do Ministério da Educação e Cultura, através da Direcção-Geral do Ensino Superior e da Universidade de Coimbra, situação que ainda hoje mantém.

O Cadastro de Fundos, em reformulação, pode ser descarregado também em PDF. Para facilitar a utilização da pesquisa on line, o AUC recomenda aos utilizadores as seguintes instruções:
Auxiliar para a utilização da pesquisa no ARCHEEVO


Fonte : AUC

kwADCoimbra
Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca