Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

30 de outubro de 2016

30 de outubro de 2016 por Maria do Céu Barros comentários
Para download de imagens de arquivos, apresentamos duas ferramentas Java - uma para o Archeevo e outra para o Digitarq -, desenvolvidas por Carlos Leite que as disponibilizou para download.




ÚLTIMAS ACTUALIZAÇÕES

Fevereiro 2017: 

Com a nova versão Java, JRE 8u121, foi necessário actualizar o GetLinks. A nova versão exige, por isso, a instalação do JRE 8u12 ou superior. Foi também corrigido um problema relativo a um livro de Santarém que não passava da primeira página.

Novembro 2016: 
Nova versão do ArchiveGetLinks: permite importar ficheiros .csv gerados pelo Imacros, para os livros da Madeira no FamilySearch que davam erro. Passa, assim, a ser possível descarregar livros no formato filme do FamilySearch. Veja as instruções mais abaixo.
Foi também corrigido um problema detectado no download de imagens do Arquivo de Coimbra.

Outubro 2016: 
Adicionada novas versões do Digitarq GetLinks e do Archeevo GetLinks.
Digitarq - Vem preparada para funcionar com o tombo.pt, tal como já acontecia com o Archeevo GetLinks, permitindo o download de vários livros seguidos. Foi também corrigido um problema que surgia quando se tentava processar livros muito grandes (com mais de 1000 páginas).
Archeevo - Com esta versão é um pouco mais rápido carregar os livros no formato zip, para o novo Archeevo. Descarregar livros quando o arquivo está em baixo, isto é, a página web está em baixo mas o servidor de imagens está online, também é possível nesta nova versão.
O botão parar agora está mais reactivo. Já para imediatamente.
As instruções foram modificadas para a nova versão do Digitarq GetLinks. Veja mais abaixo como proceder.

IMPORTANTE - INSTALAR O JRE (Java Runtime Environment)
Para executar estas aplicações é necessário ter o Java Runtime Environment (JRE) instalado no computador. Convém ter sempre a última versão instalada.

Windows:
Para instalar o JRE, ou a sua versão mais recente, entrar em http://java.com/pt_BR/ e seguir as instruções na página (se tiver um bloqueador de popups pode ser necessário permitir os popups para o site java.com).
MAC:
A versão do Java instalada deve ser a 7 ou superior. Se obtém um erro ao executar a aplicação, ou se esta não iniciar, deve actualizar a versão do Java. Veja aqui como fazê-lo no Mac.
LINUX: Terá de instalar a versão 7 ou superior do Java.

NB: a actualização do JRE não funciona no Chrome. Utilize o Firefox ou o Internet Explorer.

Depois de completo esse passo, baixar os arquivos seguintes:


Digitarq GetLinks, versão 1.02.04 Alfa


Para descarregar livros dos arquivos tutelados pela DGLAB, tais como: o Arquivo Distrital de Aveiro, Beja, Bragança, Porto, Torre do Tombo, etc.

Archeevo Get Links, versão 1.03.5 Alfa

Para livros de arquivos no sistema Archeevo, Iviewer (Arquivo Distrital de Vila Real), Centro de Conhecimento dos Açores, Arquivo Regional da Madeira, FamilySearch.


Versões anteriores do GetLinks, para o JRE inferior ao 8u121:
Digitarq - Archive

Instruções

Ambos os Zip contêm um ficheiro de instruções, mas deixamos aqui alguns passos básicos.

1) Extrair tudo o que está dentro dos ficheiros zip para um local à sua escolha (por exemplo, para o Ambiente de Trabalho). Será criada uma pasta Digitarq e outra Archeevo, nessa localização.

Modo de Utilização do Archeevo GetLinks 



No sistema Archeevo

O sistema Archevo existe em duas versões. A mais recente, usada, por exemplo, pelo AMAP, Arquivo Diocesano de Lamego, entre outros, permite o download de livros inteiros num só clique. A versão mais antiga, usada, por exemplo, pelo ADB, não tem esta opção.

Principais diferenças entre as duas versões do Archeevo (clique na imagem para aumentar)

Actualizações da versão 1.03.3 de Outubro 2016.
Com a versão mais recente, v1.03.3, é um pouco mais rápido carregar os livros no formato zip, para o novo Archeevo.
Descarregar livros quando o arquivo está em baixo, isto é, a página web está em baixo mas o servidor de imagens está online, também é possível nesta nova versão.
O botão parar agora está mais reactivo, já para imediatamente.

O GetLinks vem já adaptado para o Archeevo novo, para além de continuar a funcionar no antigo. Utliza a interface do tombo.pt para apresentar a lista de livros de uma paróquia, onde poderá, comodamente, seleccionar os que lhe interessam.

1: Defina a pasta onde quer guardar as imagens, no menu Opções/Opções. Para o Archeevo novo, o GetLinks cria uma estrutura de pastas, bem organizada, pelo que, nesse caso, apenas precisa de especificar a pasta raiz.

2: Ainda em Opções, desmarque a opção "Carregar com Zip", caso deseje descarregar livros do Archeevo novo, imagem a imagem, em vez de ficheiros zip. Esta opção não tem qualquer efeito no Archeevo antigo, uma vez que esse não oferece a opção para descarregamento de livros inteiros.

3: No tombo.pt navegue até à paróquia que lhe interessa, à página onde estão listados os livros, por exemplo http://tombo.pt/f/faf26, e copie o link.

4: No GetLinks, cole esse link na caixa de pesquisa e pressione o botão Go. Assegure-se que o botão Download está ON.

5: Na caixa de diálogo que surge, aguarde até aparecer a árvore com todos os livros. Seleccione os que lhe interessam e, de seguida clique no botão Iniciar. Logo que o processo termine, o download será iniciado. Se ainda tinha o botão download em OFF, coloque-o em ON.

Nota: Caso surja uma mensagem de erro, verifique se colou o link correcto.

Após terminado o download, as imagens estarão guardadas na pasta definida em Opções. Neste caso, a pasta definida foi Fafe. O GetLinks criou as restantes (salientadas a amarelo na imagem seguinte).


Se o arquivo estiver a usar a versão nova do Archeevo, cada livro será descarregado num ficheiro zip (pode alterar isto no menu Opções, conforme descrito no ponto 2).








NOTA: No Archeevo novo, para os livros de grandes dimensões, por vezes o sistema demora imenso tempo a gerar o ficheiro zip, chegando mesmo a bloquear. Caso isto ocorra, pode alterar o tipo de carregamento em Opções, como descrito no ponto 2, para fazer o download imagem a imagem, em vez de zip.


No FamilySearch

Livros habituais
O funcionamento é idêntico ao descrito acima. Abra a página do FamilySearch onde estão os livros que quer descarregar, por exemplo, esta, copie e cole o link no GetLinks e pressione o botão Go. Siga os passos indicados acima.

Livros de filmes do FamilySearch
NOTA: é necessário ter o iMacros instalado, assim como a macro FamilySearch.iim para criar o ficheiro Links.csv, necessário para que o ArqchiveGetLinks possa funcionar com estes livros.

Instruções

1 - Adicionar o ficheiro FamilySearch.iim que vem dentro do zip à pasta Macros do iMacros . A pasta Macros geralmente encontra-se em Documentos ❯ iMacros ❯ Macros.
2 - No Firefox, clique no ícone iMacros para abrir o plugin. A nova macro deverá aparecer na lista de macros. Clique nela com o botão direito do rato e seleccione a opção Editar.
3 - Altere o local onde será criado o ficheiro Links.csv, editando a linha 7. Quando terminar clique em "Save & Close"
3 - No separador "Usar" do iMacros, na caixa "Max", introduza o número de imagens do livro e carregue no botão "Usar (Loop)". Será criado o ficheiro Links.csv na pasta indicada na macro.
4 - Assim que o processo terminar, importe o ficheiro Links.csv para o ArchiveGetlinks através do menu "Ficheiro ❯ Importar Downloads" ou arraste-o para a tab Imagens.
5 - Terminar o download da forma habitual.


Outros arquivos

Para o Iviewer (Arquivo Distrital de Vila Real), Centro de Conhecimento dos Açores, Arquivo Regional da Madeira, o procedimento também é idêntico.




Modo de Utilização do Digitarq Get Links 

Download de vários livros

A nova versão (v1.02.03) vem preparada para funcionar com o tombo.pt, tal como já acontecia com o Archeevo GetLinks. Introduzindo o link da página de uma paróquia do tombo.pt, a aplicação apresenta a lista de livros dessa paróquia, onde poderá seleccionar os que lhe interessam. Passa, assim, a ser possível descarregar vários livros seguidos.
Foi também corrigido um problema que surgia quando se tentava processar livros muito grandes (com mais de 1000 páginas), no entanto, embora o processo agora avance, demora muito tempo.
Esta versão também é útil para descarregar outros livros, por exemplo, processos da Inquisição. Os livros das Memórias Paroquiais, não podem ser processados de uma vez, ou seja, tem de ser um Tomo de cada vez.

O modo de proceder é o seguinte: 

1: Defina a pasta onde quer guardar as imagens, no menu Ficheiro/Opções. O GetLinks cria uma estrutura de pastas, bem organizada, pelo que, nesse caso, apenas precisa de especificar a pasta raiz.

2: No tombo.pt navegue até à paróquia que lhe interessa, à página onde estão listados os livros, por exemplo http://tombo.pt/f/pbl03, e copie o link. Também pode utilizar o link do arquivo, por exemplo http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1030820

3: No GetLinks, cole o link na caixa de pesquisa e pressione o botão Navegar. Assegure-se que o botão Download está ON. 

4: Aparece a janela para escolher os livros. Seleccione os que lhe interessam e carregue no botão OK. No separador "Livros" poderá ver os livros que escolheu. O processo inicia automaticamente

As pastas de destino são criadas dentro da pasta raiz indicada em Opções.
Pode-se pausar o processo carregando no botão stop. Enquanto existirem livros no separador "Livros", o programa vai carregá-los sequencialmente. Para abortar um processo e começar um novo deve-se carregar no botão Limpar para remover os livros pendentes.

Descarregar apenas um livro, pelo método antigo:

Antes de efectuar o download das imagens deverá seleccionar a pasta de destino, onde deseja guardar as imagens, através do menu Opções.


1: Para descarregar um livro:
(1) colar o link do livro na caixa de texto (também pode usar o botão Colar URL)
(2) carregar no botão Navegar.
(3) clicar no botão Download para activar o download (de OFF passará para ON)



2: Assim que aparecer a tab "Imagens a Processar" e o botão Go estiver activado, deve carregar no referido botão (4), de modo a iniciar o processo de obtenção dos links.

No separador Imagens pode ver o progresso dos downloads.

3: O processo de obtenção dos links inicia e poderá demorar de alguns minutos até um par horas dependendo o tamanho do livro.
Este processo pode ser interrompido carregando no botão Parar.

Se fechar a aplicação os links são preservados. Pode retomar onde parou bastando carregar novamente o livro com o botão Navegar e depois seleccionar a página desejada na tab "Browser".

4: Assim que terminar o download poderá abrir uma imagem através de duplo click na grelha.
As imagens ficam guardadas na pasta que indicou no menu Opções.

Download parcial de livros no Digitarq GetLinks

Para descarregar apenas algumas imagens, em vez do livro inteiro:

1 - Se o GetLinks estiver em execução, clique no botão Parar.
2 - No separador Browser, clicar na imagem a partir da qual se pretende fazer o download
3 - Clicar no Botão Go!
O GetLinks iniciará o download a partir dessa imagem.




Funcionamento no MAC


O GetLinks também funciona em Mac. Basta efectuar duplo click nos ficheiros jar, tal como no windows. 

Archeevo GetLinks no Mac
Digitarq GetLinks no Mac


Possíveis problemas:

1: Caso não consiga obter os links do livro desejado:
 - Poderá haver uma falha na rede ou o servidor do arquivo estar em baixo. Abra o url do livro no seu browser e certifique-se que consegue visualizar o livro pretendido.

2: Caso não consiga efectuar o download das imagens:
 - Poderá estar definida uma pasta de download que não existe ou foi apagada, corrija a situação no menu Opções.
 - Poderá não ter permissões de escrita para a pasta de download.

4: Outros problemas que possam surgir poderão ser comunicados ao autor, cujo email se encontra no ficheiro de instruções incluído no download.


Originalmente publicado em 1/4/2015
Publicado em: ,

9 comentários:

  1. Bom dia.
    Depois de executar em Linux, obtenho isto:
    pedro@pedro:~/iMacros/GetLinks DigitArq$ java -jar DigitarqDownload.jar
    Error: A JNI error has occurred, please check your installation and try again
    Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: javafx/embed/swing/JFXPanel
    at java.lang.Class.getDeclaredMethods0(Native Method)
    at java.lang.Class.privateGetDeclaredMethods(Class.java:2701)
    at java.lang.Class.privateGetMethodRecursive(Class.java:3048)
    at java.lang.Class.getMethod0(Class.java:3018)
    at java.lang.Class.getMethod(Class.java:1784)
    at sun.launcher.LauncherHelper.validateMainClass(LauncherHelper.java:544)
    at sun.launcher.LauncherHelper.checkAndLoadMain(LauncherHelper.java:526)
    Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: javafx.embed.swing.JFXPanel
    at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:381)
    at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:424)
    at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:331)
    at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:357)
    ... 7 more
    Alguém me pode ajudar? Por favor?

    ResponderEliminar
  2. Publico a resposta que lhe enviei por mail

    Caro Pedro

    Acho que o problema ocorre porque está a tentar executar a aplicação numa versão do Java inferior à 7. Testei numa versão antiga Linux Mint, executar o mesmo comando e dá um erro parecido.
    Experimente fazer o download da versão mais recente do Java para Linux, disponível em: https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp, encolhendo a opção Linux ou Linux64 dependendo do seu sistema.
    Depois de extrair o tar.gz para a directoria onde deseja instalar, pode associar manualmente os arquivos .jar à nova versão.
    Use o botão direito do rato no arquivo .jar e seleccione a opção "Abrir com outra aplicação" . Em baixo aparecerá uma opção que diz "Utilizar um comando personalizado". Deve clicar na cruzinha. Carregue depois no botão navegar e escolha o ficheiro ..\local onde extraiu\jre1.XX\bin\java. Depois de seleccionado o ficheiro java deverá aparecer o caminho completo entre aspas. À frente do caminho completo deve escrever - jar para completar o comando que deverá abrir a aplicação. Seguindo estes passos a aplicação abrirá com a nova versão, bastando duplo click.

    Os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. Caro Confrade Carlos Leite

    Quando quero instalar no meu Mac, por exemplo, o Archevo ou Digitarqdownload.jar diz que tem que ser através da app store, logo não consigo continuar o processo. Como é que resolve este desiderato?

    ResponderEliminar
  4. Alonso Maria, está relacionado com as opções de segurança do seu MAC. Veja aqui como abrir estes ficheiros jar no seu Mac: https://support.apple.com/kb/PH14369?locale=pt_PT&viewlocale=pt_BR

    ResponderEliminar
  5. Senhores,
    poderiam, por favor, atualizar o macros para o download de ficheiros dos 'livros de filmes' do Familysearch? Meu pedido é porque o macro FamilySearch.iim, referido no tutorial para transformação das imagens para formato .csv, não está mais disponível no endereço indicado (estão disponíveis outros macros, um chamado 'familysearch botão baixar' e outro 'familysearch botão download')
    Muito agradecido,
    Vinícius.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinícius, a macro FamilySearch.iim está dentro do ficheiro zip que descarregou desta página.

      Eliminar
  6. Cara Maria do Céu Barros,

    Baixei o ficheiro 'Todas_as_macros.zip' em https://app.box.com/s/2111bg5sf88ttil21czd
    As macros lá constantes são as seguintes:
    Açores.iim
    Archeevo.iim
    DigiArq.iim
    FamilySearch-Botão-Baixar.iim
    FamilySearch-Botão-Download.iim

    Da mesma forma, no endereço https://goo.gl/iigLEF o zip intitulado Macros.zip possui as seguintes macros:
    Açores.iim
    Archeevo.iim
    DigiArq.iim
    FamilySearch-Botão-Baixar.iim
    FamilySearch-Botão-Download.iim
    Além de :
    instruções.txt e do zip Todas_as_Macros.zip (com os mesmos arquivos).

    Estarei descarregando a macro em um endereço errado?

    Muito agradecido.

    Melhores cumprimentos,
    Vinícius.

    ResponderEliminar
  7. Vinícius, o ficheiro Todas_as_macros.zip contém macros para descarregar magens de livros apenas. Nenhuma dessas macros criam ficheiros csv.

    A macro para criar o ficheiro csv para depois usar no GetLinks, está dentro do ficheiro disponível nesta página, o mesmo onde está o GetLinks, ou seja em https://onedrive.live.com/download?cid=CBAB4092355AD3AB&resid=CBAB4092355AD3AB%214803&authkey=AKpzc3PXChy1NXg

    Cumprimentos
    MC Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria do Céu de Barros,
      Muito obrigado pelo esclarecimento, tudo está funcionando perfeitamente.
      Parabéns pelo inestimável serviço que presta aos genealogistas.
      Melhores cumprimentos,
      Vinícius.

      Eliminar

Biblioteca
Videoteca