Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

9 de junho de 2018

9 de junho de 2018 por GenealogiaFB comentários
Os testamentos, fontes relevantes para a percepção do contexto sócio-económico em que se movimentavam os nossos antepassados, constituem também um repositório de informações que nos permite ter um vislumbre da personalidade dos testadores, de alguns acontecimentos que marcaram as suas vidas, bem como de conhecer outros membros da família. A par dos registos de óbitos, os testamentos possibilitam a reconstrução das suas histórias, indo mais além das datas de baptismo, casamento, e morte.
Esta documentação encontra-se em diversos arquivos. Pretende-se aqui reunir informação sobre a localização de livros de testamentos seja qual for o tipo de arquivo onde possam ser consultados. A informação aqui disponibilizada será actualizada conforme nos forem surgindo, ou comunicados, mais repositórios deste tipo de documentação.


Arquivo Distrital do Porto

Notas para testamentos 1623-08-08/1829-05-04  - Traslados de testamentos efectuados no âmbito das funções e competências da Provedoria.
Registos de notas para testamentos 1750-1870 - Índices dos livros da Provedoria

Penafiel

Arquivo Municipal - Livros de testamentos, alguns digitalizados, 1836 a 1839. Num post separado publicamos o índice Excel para os anos 1835/1837.

Porto

No Arquivo Histórico Municipal do Porto existem 68 livros de testamentos anteriores a 1834,  que integram um conjunto de documentação  referente ao Porto e seu Termo. Esta designação de Termo englobava os actuais concelhos de Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Paredes, Penafiel e Santo Tirso, sobre os quais o município do Porto teve jurisdição em áreas como a nomeação de funcionários locais, o controlo das actividades económicas, o lançamento e recolha de impostos, a defesa militar e a administração dos serviços de saúde, por exemplo
Embora esses testamentos  não se encontrem digitalizados, e ainda em processo de descrição arquivística,  podemos aceder on line a essas descrições,  onde constam dados com interesse genealógico,  que poderão ser ampliados mediante a solicitação  de  reproduções digitais, que são previamente orçamentadas e pagas através do Multibanco, para quem não quiser ou puder deslocar-se ao Arquivo.

Dica de pesquisa: Em gisaweb.cm-porto.pt/ escolha a opção  Pesquisa Avançada e depois digite em Título Registo  do testamento e em Ano de início de produção de 1800 até 1803 ( datas à sua escolha). Termine clicando em Pesquisar no fundo da página. A pesquisa exemplificada acima devolveu-nos 3727 resultados em 10 de Junho de 2018, entre 1800 e 1820.

No mesmo  Arquivo Histórico Municipal do Porto encontram-se também  os livros  de registo de testamentos cerrados,  apresentados nas Administrações dos dois  Bairros em que a cidade foi dividida com a reforma liberal de 1834. Nestes registos são transcritos os testamentos dos falecidos e confirmada a legalidade dos mesmos.

Registo de testamentos da Administração do Bairro Ocidental 1834/05/01 – 1949/12/30
Registo de testamentos da Administração do Bairro de Santa Catarina
Registo dos testamentos dos falecidos na Freguesia de Santo Ildefonso
Registo de testamentos neste Juízo Conciliatório da Freguesia de São Nicolau
Registo de testamentos da Administração do Bairro Oriental  1869/02/10 – 1950/10/20

Para aceder aos registos individuais, basta clicar no separador Subordinados  para ver os documentos individuais, 6874  no total , 1849 com imagem, no Bairro Ocidental, 7410 no total, 6291 com imagem  no Bairro Oriental, em 8.6.2018

Dica de pesquisa:
Para localizar mais rapidamente um testamento, entre na Pesquisa Avançada, e na caixa Título tecle Testamento + o nome que procura. Se pretende pesquisar apenas nos testamentos digitalizados, marque a opção "Somente documentos com objectos digitais" e clique o botão Pesquisar.

Póvoa de Varzim

Arquivo Municipal - Encontramos apenas um inventário que pode ser consultado neste documento (pag. 6) cobrindo as datas 1788 a 1931.

Vila Nova de Gaia  

Arquivo Municipal Sophia de Melo Breyner - Estão descritos (nome,data, localidade) cerca de 3000 registos de testamentos, sem digitalização.
Como este Arquivo utiliza o sistema GISA, utilizado igualmente pelo Arquivo Histórico Municipal do Porto, as dicas de pesquisa são idênticas, pelo que nos abstivemos de as repetir aqui.

Originalmente publicado em 24-04-2015
kwADPorto
Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca