Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

5 de maio de 2015

5 de maio de 2015 por GenealogiaFB comentários
Preservar a memória da participação dos nossos antepassados na 1ª Guerra Mundial justifica o interesse da indexação dos Boletins Individuais de militares do CEP (Corpo Expedicionário Português) 1914- 1918. Embora tenhamos mantido a divisão das 3 séries em que se encontram divididos - Oficiais, Sargentos e Praças e Equiparados- resolvemos adoptar, para uma maior facilidade de pesquisa, a organização por Distritos nos ficheiros Excel.
Esta indicação dos Distritos tem um valor meramente indicativo, pois nem sempre a identificação das localidades é rigorosa.

Embarque do Corpo Expedicionário Português para a Flandres - 1917 Cais de Santa Apolónia. Fotografia de Joshua Benoliel - Arquivo Municipal de Lisboa: Ref.ª PT/AMLSB/LIM/001453 (pormenor)


Estes índices contêm apenas os oficiais e equiparados. Se procura  os sargentos e praças, clique aqui: Boletins Individuais de militares do CEP - Sargentos & Praças 




BOLETINS INDIVIDUAIS DE MILITARES DO CEP

EQUIPARADOS
ÍNDICE / EXCEL
OFICIAIS
OFICIAIS
NATURALIDADE / DISTRITO ÍNDICE








NATURALIDADE / PAÍS ÍNDICE
AVEIRO Excel ANGOLA Excel
BEJA Excel BRASIL Excel
BRAGA Excel CABO VERDE Excel
BRAGANÇA Excel FRANÇA Excel
CASTELO BRANCO Excel GUINÉ Excel
COIMBRA Excel ÍNDIA Excel
ÉVORA Excel MACAU Excel
FARO Excel MOÇAMBIQUE Excel
GUARDA Excel

Se detectou um erro no nome, naturalidade, ou outro, do(s) seu(s) familiare(s), p.f. informe-nos para que possa ser rectificado.
Comunicar Correcções aos índices
LEIRIA Excel
LISBOA Excel
PORTALEGRE Excel
PORTO Excel
SANTARÉM Excel
SETÚBAL Excel
VIANA DO CASTELO Excel
VILA REAL Excel
VISEU Excel
AÇORES Excel
MADEIRA Excel
SEM NATURALIDADE/DISTRITO Excel
Publicado em: , ,

9 comentários:

  1. Olá boa noite, desde já muitos parabéns e obrigado pelo trabalho de organização de uma lista bem extensa.

    Entretanto indico-lhes que ao distrito de Portalegre, concelho de Avis, não pertence Adelino dos Santos Díniz - Alferes Médico miliciano

    Conforme indica o registo o mesmo pertence à localidade de Seixo do Ervedal, hoje em dia Seixo da Beira, concelho de Oliveira do Hospital

    Uma vez mais muito Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, muito obrigada pelas sua palavras, é com muito gosto que fazemos este trabalho.
      Sendo esta uma lista muito extensa, não temos tempo para estar a abrir todos os processos para conferir os dados apresentados na página do arquivo,como tal é natural que vão aparecendo alguns erros de localização ou outros, por isso agradecemos todas as correcções enviadas para procedermos às alterações na folha excel. Neste caso, e graças à sua colaboração, já o fizemos.

      Eliminar
  2. Bom dia,
    Antes de mais, tenho de louvar este fabuloso trabalho! Já tinha solicitado várias vezes e até me tinha disposto a ajudar na realização deste trabalho.
    Agora aqui está ele, muito bem realizado.
    Fico há espera dos documentos dos praças que é o que mais me interessa.
    Faço aqui só uma correcção, no número 180, a naturalidade é PENEDONO, nesse caso deve ser retirado de Viseu porque Penedono é um Concelho próprio do Distrito de Viseu.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Vitor
      muito obrigada pelas suas palavras, são um incentivo para nós.
      Agradecemos a correcção, já foi alterado no ficheiro.

      Eliminar
  3. Excelente artigo e uma boa forma de lembrar muitos dos heróis, de certa forma esquecidos, de um episódio marcante da história mundial e da nossa própria história.Nesta vasta lista encontrei o nome do meu avô materno que fez parte do CEP e do qual existe a prova fotográfica para além das histórias e episódios pelos quais ele passou e que ficaram na história da família.Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Desejo felicitar toda a equipa que trabalha esta informação! Trabalho notável.
    Escrevo-lhes para lhes perguntar quando terão toda a informação disponível. Procuro um António da Silva Salgueiro, de Aveiro, mas não consegui encontrar-lo. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos as suas palavras.
      António da Silva Salgueiro, 2º Sargento, de Aveiro, com Boletim digitalizado, encontra-se no base de dados Sargentos & Praças, em http://genealogiafb.blogspot.pt/2015/05/boletins-individuais-de-militares-do_29.html.

      Aqui tem o link directo para o boletim: https://arqhist.exercito.pt/details?id=146193. Pode descarregar o documento seguindo esse link.

      Eliminar
  5. Boa tarde, o meu Avô Alberto Lopes Santiago participou na GG. Tenho uma fotografia dele fardado mas, não consigo encontrá-lo nas listagens. Temos um doc manuscrito por ele que faz a descrição a uma emboscada na Flandres…. Agradecia ajuda a poder obter mais informação Cump. Joaquim Santiago

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca