Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

22 de maio de 2015

22 de maio de 2015 por Unknown comentários
Tabela actualizada com os lugares das diversas freguesias, conforme Census 2011



Durante as pesquisas, deparamo-nos muitas vezes com freguesias das quais apenas conseguimos decifrar parte do nome, ou que vêm apenas referenciadas pelo orago. Para dar uma ajuda na identificação da freguesia quando isso acontece, elaborámos esta tabela em Excel com a lista das freguesias de Portugal Continental, Açores e Madeira, e respectivos oragos e lugares, estes últimos tal como constam das listagens do Census 2011 -- tenham pois em atenção que, com o passar dos anos, há lugares que desapareceram ou mudaram de nome.
Usando as ferramentas "Localizar", "Filtro" e "Filtros de Texto" é possível encontrar, por exemplo todas as freguesias com "monte" no nome, ou cujo orago é Santa Rita, ou que tenham um lugar do Ribeiro...
Esperamos que seja útil. Correcções e aditamentos são, como sempre, muito bem-vindos.
Imagem de: Centro Virtual Camões

Publicado em: ,

3 comentários:

  1. O lugar da Ferraria, que neste ficheiro consta como fazendo parte da freguesia de Vinhós, concelho do Peso da Régua (atualmente integrante da união de freguesias de Moura Morta e Vinhós), é desde 1976 um lugar da freguesia de Sedielos.

    Decreto-Lei 734/76 de 15 de Outubro:
    Artigo 1.º São transferidas, com efeitos a partir de 15 de Setembro do corrente ano, para a freguesia de Sedielos, do concelho de Peso da Régua, as povoações de Ferraria e da parte da Ponte da Fraga, na margem esquerda do rio Sermanha, da freguesia de Vinhós, do mesmo concelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Vamos acrescentar essa nota.

      Eliminar
  2. Excelente trabalho.
    Qual a melhor forma de sugerir correções?
    Deixo aqui uma: A cidade de Loures; Concelho de Loures e Distrito de Lisboa, figura na lista como pertencendo a 4 diferentes freguesias, só uma está correta, a freguesia de Loures. Feita esta correção ficaria a Freguesia de Santo António dos Cavaleiros sem Lugares!
    Coloco a seguinte questão, nesta lista pretende-se que figurem os nomes das localidades conforme foram publicadas em Dario da República, ou por outro lado as que têm placas toponimicas?
    Como exemplo a a localidade, de Santo António dos Cavaleiros anteriomente referida, creio ser unica (em 2011), na freguesia com o mesmo nome. No entanto existem placas de várias localidades; exemplo Flamenga que na lista como pertencendo à Freguesia de Frielas, pertencia na altura à freguesia de Santo António dos Cavaleiros; hoje União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca