Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

12 de janeiro de 2017

12 de janeiro de 2017 por GenealogiaFB comentários
Retomamos, neste início de 2017, um projecto iniciado em 2014, agora enriquecido com a experiência ganha, entretanto, e melhorado no seu aspecto visual e informativo. É um dicionário construído com termos ligados a profissões, cargos ou ofícios, caídos em desuso, ou cujo significado é pouco conhecido, que nos vão surgindo no decorrer das nossas investigações.

Fiéis aos nossos princípios, fizemos questão de associar ao dicionário os contributos dados no nosso grupo do Facebook pelos nossos companheiros de jornada, assim como as fontes utilizadas para a sua elucidação. Estas podem ser consultadas no separador "Fontes", localizando o respectivo número na lista.

 


Publicado em: ,

3 comentários:

  1. Segeiro - Correspondia ao profissional que fazia todo o tipo de carros de tracção animal, essencialmente à construção e reparação de carroças, não deixando, no entanto, de fazer e reparar alguns objectos agrícolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Telmo Seixas. Foi adicionada essa profissão ao dicionário.

      Eliminar
  2. Feitor o m.m. que Rendeiro = o que tinha a responsabilidade de administrar os bens de outros. Aparece muito nos paroquiais que mencionam quintas.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca