Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

22 de maio de 2017

22 de maio de 2017 por Maria do Céu Barros comentários
A COLUSO (Comissão Luso-brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental), produziu, relativo à Imigração Portuguesa no Rio de Janeiro, um índice de nomes de portugueses existentes no acervo documental trabalhado. Julgamos ser de interesse para Genealogia, sobretudo devido aos registos da série “Naturalizações”. São referidos os nomes e as datas das Cartas de Naturalização, assim como as respectivas referências do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, o que facilita a pesquisa no Arquivo e a eventual solicitação de cópias (a documentação não está online). Note-se ainda que poderão existir Cartas de Naturalização que não constam deste rol.


O Paço Imperial por Jean Baptiste Debret, 1830


Âmbito e conteúdo: O projeto da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental – COLUSO – tem sua origem em um pacto de colaboração entre o Ministério da Justiça da República Federativa do Brasil e a Presidência do Conselho de Ministros da República Portuguesa, elaborado em 1995, no contexto das comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil. Ainda em vigor, constitui-se em um programa de interação entre instituições Arquivísticas Brasileiras e Portuguesas para a troca de informações, contidas em seus acervos, que sejam de interesse das partes. O AGCRJ é uma das instituições integrantes e atualmente desenvolve o projeto "A Presença portuguesa na documentação da Municipalidade Carioca: séculos XIX e XX".


Publicado em: , , ,

1 comentário:

  1. Estou tentando localizar o paradeiro de minha avó materna que, com alguns de seus irmãos, veio para o Brasil na década de 1910.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca