Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

8 de outubro de 2017

8 de outubro de 2017 por Manuela Alves comentários
Actualmente, o Bispado de Lamego é constituído por 14  arciprestados com 223 paróquias. Como característica única na organização eclesiástica portuguesa. é o facto  da sua sede, a cidade de Lamego, não ser capital de um Distrito.

Dada a organização eclesiástica ser muitas vezes a referência usada pelos párocos nos registos vitais, é importante para as nossas pesquisas conhecer essa organização.

Já aqui falamos da evolução da divisão administrativa de Portugal, com destaque para o fabuloso Atlas Histórico, ferramenta online que permite a pesquisa de paróquias, municípios, bispados, comarcas, mostrando também as alterações que essas divisões foram sofrendo ao longo do tempo.


Bispado de Lamego em 1758 e 1801 (clicar nas imagens para aumentar)

Revimos e actualizamos, com mapas relativos aos concelhos/arciprestados deste bispado, uma lista de 2006 publicada por Victor Ferreira no Forum Geneall, que podem consultar aqui.

Sobre a diocese:
Desde a fundação da diocese, formalizada  cerca do ano 570, por influência de S. Martinho de Dume que a submeteu naturalmente à metrópole bracarense, o bispado estendeu-se pela área que hoje ocupa, acrescentada dos concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, desanexados mais tarde aquando da criação e depois restauração da diocese de Aveiro. Desde 4 de Julho de 1403 até 1770, ano da erecção da diocese de Pinhel, Lamego integrou também o vasto território de Riba-Côa, desde o rio Douro ao Sabugal, num total de 60 freguesias; desde 1882 até à criação do bispado de Vila Real, em 1922, estendeu-se para além-Douro, pelos concelhos de Alijó, Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa e Murça (Fonte: Diocese de Lamego)


Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca