Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

30 de outubro de 2018

30 de outubro de 2018 por Manuela Alves comentários
Foram adicionados na estante Nobiliários os 2 tomos de Famílias Bracarenses ou Memórias genealógicas de algumas famílias do Minho e Trás-os-Montes,  disponibilizados em imagens digitais pelo Arquivo Nacional da  Torre do Tombo.

Na folha de rosto do tomo 2  apresenta a seguinte informação: 

Colecção de várias memórias, de algumas famílias das províncias do Minho e Trás os Montes, que são do ilustríssimo senhor Joaquim Queirós, senhor da casa e morgado de Pinheiro, dos Queiroses e Vasconcelos da vila de Amarante trasladadas por mim na cidade de Braga em o ano de 1784 para minha curiosidade.

Procurando mais informação sobre o autor destas memórias manuscritas. encontrei no fórum do Geneall  esta informação, datada de  23 Nov 2003 e da autoria de Fernando de Sá Monteiro:

Leonel de Abreu Vasconcelos e Sotomayor foi autor genealógico, conservando-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo três tratados genealógicos, (indicados por Francisco de Vasconcelos numa sua obra “Paço de Sequeiros: uma Casa que completa 600 anos”, in “Arquivo de Ponte de Lima” Vol. VI, 1985, pág. 64, nota 107): “Famílias Bracarenses ou Memórias genealógicas de algumas famílias do Minho e Trás-os-Montes” e “Sequeiros e Pereiras” (manuscritos 21.E.20 e 21 e S. 16, nº 109)

Temos também disponível um ficheiro excel  com os títulos dos dois tomos indexados por página e imagem:
ÍNDICEFAMÍLIAS BRACARENSES OU MEMÓRIAS GENEALÓGICAS DE ALGUMAS FAMÍLIAS DO MINHO E TRÁS-OS-MONTES

Tomo 2

Publicado inicialmente em 04/03/2015
Publicado em: ,

1 comentário:

  1. A transcrição dos dois tomos está feita sobre a minha orientação e seguiu para arte final de forma a poder ser publicado em finais deste ano (2020).
    Voltarei a dar notícias sobre este assunto.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca