Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

28 de junho de 2019

28 de junho de 2019 por Manuela Alves comentários
O Arquivo Histórico Municipal do Porto iniciou a publicação on line , de forma sistemática, das actas das vereações camarárias Série, 1390 – 1926 . Esses livros incluem eleições dos funcionários municipais e do termo da cidade, títulos dos juízes de vários ofícios, cartas de exame de diferentes profissões, taxas e posturas, regimentos, pregões, ordens de pagamento, arrematações de obras, vistorias, escrituras de emprazamento e de fiança, autos ou termos de visitas de saúde a embarcações, registo de petições, traslados de cartas, provisões e outros documentos régios, etc...

Já se encontram disponíveis as imagens de 345 actas de vereação, correspondentes aos 3 primeiros livros , de 24/06/1390 a 04/07/1449. Estas podem ser isolados das restantes 1218 actas, utilizando a pesquisa avançada com os critérios “ata de vereação” e limitando a datas entre 1390 e 1450, por exemplo:

Como consultar:

  1. Aceder à imagem escolhida.
  2. Seleccionar o separador "Descrição". Aí encontra informações importantes, nomeadamente notas sobre as transcrições publicadas e que se encontram disponíveis na Biblioteca dos Assuntos Portuenses integrante do AHMP e noutras bibliotecas. 
  3. Destas transcrições podem ser solicitadas fotocópias nos termos da legislação, referindo a identificação da acta desejada.
kwADPorto
Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca