Arquivo Distrital da Guarda
Archeevo :
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/
O
Arquivo Distrital da Guarda começou a funcionar em Setembro de 1984, quase 20 anos depois da sua criação. Está instalado no edifício do antigo Convento de São Francisco, que também já fora quartel e sede do Regimento de Infantaria n.º 12.
Uma recuperação profunda das alas sul e poente do edifício dotou o Arquivo Distrital, a partir de 1993, de uma capacidade de depósito para cerca de três quilómetros de documentos, dispondo de uma ampla sala de leitura e de um espaço polivalente destinado a exposições e auditório.
Com o intuito de divulgar de forma clara e objectiva, junto de todos os que procuram os nossos serviços, a missão e as atribuições do ADGRD, bem como a forma como este serviço está estruturado orgânica e funcionalmente, os serviços que presta e a forma como a tais serviços se pode ter acesso,foi criada uma brochura acessivel on line,
Serviços e Património Arquivístico do Arquivo Distrital da Guarda.
«O ADG, reuniu um valioso e diversificado património arquivístico cuja
informação é, indubitavelmente, essencial para o estudo da história e da
cultura das diversas comunidades na área do Distrito da Guarda, desde o
século XVII até à actualidade.
Este património riquíssimo, está também disperso pelos arquivos de numerosas entidades, públicas e privadas, sediadas por todo o Distrito
da Guarda, que interessa também conservar, divulgar e tornar acessível.»
Clicando no mapa, cuja cópia aqui reproduzimos, tem-se acesso aos diversos arquivos do Distrito.
A partir da página
Fundos e Colecções e clicando nas diversas hiperligações o ADG proporciona o enquadramento histórico do respectivo fundo ou colecção, o que consideramos uma mais valia deste Arquivo.
Boas pesquisas!
kwADGuarda
Publicado em: Arquivos Distritais
0 comentários:
Enviar um comentário