Já aqui tratamos, ou relembramos, a temática dos cristãos-novos, trazendo dois artigos, que achamos relevantes, quer do ponto de vista do seu rigor, como da sua acessibilidade para quem não é versado nessas matérias mas gosta de ter informação que o capacite a conhecer as suas raizes familiares. e que encontrarão na gaveta dedicada aos Cristãos-Novos.
Neste post, e na mesma linha que acabamos de referir, trazemos um duplo contributo proveniente do outro lado do Atlântico, fazendo jus a muitos dos nossos companheiros brasileiros.
Trata-se de 2 trabalhos da investigadora Lina Gorenstein Ferreira da Silva, doutorada em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Actualmente é investigadora do departamento de documentação do Museu da Toleráncia ( a ser construído) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Inquisição e Cristãos Novos no Brasil, actuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, família inquisição.
O outro contributo de Lina Gorenstein , que seleccionamos propositadamente para o dia de hoje, é a sua tese de doutoramento "A Inquisição contra as mulheres: Rio de Janeiro, séculos XVII e XVIII" da qual encontrarão uma apresentação no
google books.
Publicado em: Brasil, Cristãos-novos
0 comentários:
Enviar um comentário