Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

9 de junho de 2023

9 de junho de 2023 por Maria do Céu Barros comentários
De acordo com o princípio que norteou a criação deste blog, publicamos aqui alguns trabalhos elaborados por colaboradores para seu uso próprio e que, generosamente, decidiram partilhar. Trata-se de índices de baptismos, casamentos ou óbitos, de algumas localidades, muito úteis para quem pesquisa nessas zonas. Abrimos o distrito de Coimbra com um índice de Galizes, elaborado por Edmundo Vieira Simões. Agradecemos também a Nuno Silva, pelos índices do Coutos de Cadima e de Outil.


Dica: Clique nas datas para aceder aos índices.

(1) - Existe um hiato no índice devido à falta de livro

Por indicação de Rafael Ferrero-Aprato, sugerimos uma visita a esta página dedicada à aldeia de Monte Frio (Benfeita, Arganil), com a transcrição de muitos livros de registos das paróquias de Benfeita, Piódão, Teixeira, Pomares (todas de Arganil) e Avô (de Oliveira do Hospital), cujo autor supomos ser Paulo Henriques, criador do site, que infelizmente parece abandonado desde 2011. 
Atenção:  a ligação tem uma música que começa automaticamente.

Originalmente publicado em 1/4/2015
kwADCoimbra
Publicado em: , , ,

2 comentários:

  1. João Paulo Ferreira de Assis27 de janeiro de 2016 às 14:03

    Desculpe não fazer o comentário dentro do tema proposto, mas quero esclarecer algumas dúvidas:

    Apesar de estar a pesquisar há muitos anos em registos portugueses, ainda não vi registos de dispensas matrimoniais disponíveis pelos Arquivos distritais.
    Inquirições de genere, só de alguns distritos. E das regiões autônomas nem notícia de inquirições de genere e nem de dispensas matrimoniais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Paulo, há documentação que não se encontra nos Arquivos Distritais, mas sim nas Câmaras Eclesiásticas. Por exemplo, as Inquirições de Genere do Porto encontram-se no Arquivo Episcopal do Porto. Apenas cerca de 200 estão no AD Porto. Quanto às dispensas, julgo que as que estão nos Arq. Distritais podem ser consultadas presencialmente, como é o caso das que estão no Arquivo da Universidade de Coimbra. O AD Braga está em vias de disponibilizar online as Inquirições de Genere (já existem no FamilySearch) e as dispensas matrimoniais (http://www.uminho.pt/Newsletters/HTMLExt/49/website/conteudo_1113.html). Nada mais podemos adiantar, mas se perguntar ao Arquivo Distrital da zona que lhe interessa deverá conseguir respostas sobre a localização da documentação e repectiva consulta.

      Eliminar

Biblioteca
Videoteca