De acordo com o princípio que norteou a criação deste blog, publicamos aqui alguns trabalhos elaborados por colaboradores para seu uso próprio e que, generosamente, decidiram partilhar. Trata-se de índices de baptismos, casamentos ou óbitos, de algumas localidades, muito úteis para quem pesquisa nessas zonas. Abrimos o distrito de Coimbra com um índice de Galizes, elaborado por Edmundo Vieira Simões. Agradecemos também a Nuno Silva, pelos índices do Coutos de Cadima e de Outil.
Dica: Clique nas datas para aceder aos índices.
(1) - Existe um hiato no índice devido à falta de livro
Por indicação de Rafael Ferrero-Aprato, sugerimos uma visita a
esta página dedicada à aldeia de Monte Frio (Benfeita, Arganil), com a transcrição de muitos livros de registos das paróquias de Benfeita, Piódão, Teixeira, Pomares (todas de Arganil) e Avô (de Oliveira do Hospital), cujo autor supomos ser Paulo Henriques, criador do site, que infelizmente parece abandonado desde 2011.
Atenção: a ligação tem uma música que começa automaticamente.
NOTA: OS índices podem conter alguns erros.
Originalmente publicado em 1/4/2015
kwADCoimbra
Publicado em: Indices, Indices-Paroquiais-Registos, mcb, Paroquiais
Desculpe não fazer o comentário dentro do tema proposto, mas quero esclarecer algumas dúvidas:
ResponderEliminarApesar de estar a pesquisar há muitos anos em registos portugueses, ainda não vi registos de dispensas matrimoniais disponíveis pelos Arquivos distritais.
Inquirições de genere, só de alguns distritos. E das regiões autônomas nem notícia de inquirições de genere e nem de dispensas matrimoniais.
João Paulo, há documentação que não se encontra nos Arquivos Distritais, mas sim nas Câmaras Eclesiásticas. Por exemplo, as Inquirições de Genere do Porto encontram-se no Arquivo Episcopal do Porto. Apenas cerca de 200 estão no AD Porto. Quanto às dispensas, julgo que as que estão nos Arq. Distritais podem ser consultadas presencialmente, como é o caso das que estão no Arquivo da Universidade de Coimbra. O AD Braga está em vias de disponibilizar online as Inquirições de Genere (já existem no FamilySearch) e as dispensas matrimoniais (http://www.uminho.pt/Newsletters/HTMLExt/49/website/conteudo_1113.html). Nada mais podemos adiantar, mas se perguntar ao Arquivo Distrital da zona que lhe interessa deverá conseguir respostas sobre a localização da documentação e repectiva consulta.
Eliminar