Com interesse genealógico, publica-se aqui uma lista de homens que participaram na governança de Guimarães, compilada por Carlos Silva, a quem agradecemos a partilha. A lista baseia-se em diversas fontes, nomeadamente na obra "Administração Seiscentista do Municipio Vimaranense", de Alberto Vieira Braga. Incluímos também uma breve descrição, de âmbito geral, dos cargos listados.
|
Antiga Casa da Câmara de Guimarães |
Lista dos Homens da Governança de Guimarães - Séc XV a XVII
Adenda: para além dos que constam da lista acima, foram também procuradores do concelho:
João Barreiros e Pedro Domingues em 1439, Afonso Gil e Vasco Martins em 1442, João Esteves da Ponte e Afonso Gil em 1446, Rui de Castro em 1460 e João Álvares Rabelo em 1456 (
Fonte: COELHO, Maria Helena da Cruz, «O discurso de Guimarães em Cortes», II Congresso Histórico de Guimarães).
Cargos listados
VEREADORES
Dois ou três homens escolhidos entre os mais distintos. A sua função consistia em prover os interesses da terra e o bem geral. Podiam actuar na justiça, quando o magistrado faltava, nos impostos, na saúde, na fiscalização de mercados pela almotaçaria e outros. Cargo não remunerado, mas compensador em termos financeiros e de prestígio social.
PROCURADOR DO CONCELHO
Juntamente com os vereadores, integrava o grupo denominado Homens da Governança, intervindo na defesa dos direitos e destino da vida da cidade. Este cargo era remunerado, recebendo ainda recompensas pela recolha de rendas e foros. Não pertencia à nobreza, mas era oriundo de famílias abonadas, do grupo mercantil, e podia mesmo emprestar dinheiro ao concelho.
As suas funções consistiam em verificar as receitas, fiscalizar as despesas, providenciar o necessário para a realização de obras públicas e verificar se os dinheiros eram bem aplicados. Na falta de tesoureiro, ocupava-se das finanças do concelho.
OUTROS:
- MESTERES DA MESA (VARA VERMELHA) - Procuradores dos mesteres, tinham voto em certas matérias, como na fixação de taxas de ofícios. Este cargo assegurava a manutenção de um mecanismo de equilíbrio entre os vários poderes, evitando a opressão das oligarquias sobre o povo miúdo e os mesteres.
- PROCURADORES ÀS CORTES - Representantes do concelho enviados às Cortes quando estas se reuniam.
- ALCAIDES PEQUENOS - Coordenavam o policiamento urbano, auxiliados pelo escrivão da Alcaidaria e por quadrilheiros e meirinhos (antigo oficial de Justiça).
- ALMOTACÉS - Inspectores camarários que fiscalizavam os mercados, o abastecimento de produtos ao concelho e os salários dos ofícios. Fixavam também os preços dos produtos, cuidavam de aspectos da higiene, ordenando a limpeza das ruas e remoção de lixeiras. Tinham de pertencer à nobreza ou, pelo menos, ter uma situação com possibilidade de ascender à oligarquia que tinha acesso a cargos oficiais.
- MAMPOSTEIROS MORES - Recebiam as esmolas para os cativos.
- ENVIADOS ESPECIAIS
- SÍNDICO DA CÂMARA - Advogado contratado e pago pela Câmara, a quem competia a defesa oficiosa dos direitos e privilégios do concelho em todas as situações.
- IMPERADORES - Homens coroados imperadores do ofício que exerciam. Desfilavam na procissão do Corpo de Deus.
kwADBraga
Publicado em: Indices, Indices-Governança, mcb
0 comentários:
Enviar um comentário