Com a indexação dos processos do Tribunal do Santo Ofício de Évora, conclui-se este conjunto de instrumentos de investigação genealógica centrados na investigação das raízes cristãs-novas, por parte daqueles que procuram conhecer melhor os seus antepassados.
No blogue e nas mensagens dedicadas a esta problemática encontram bibliografia acessível on line que permitem contextualizar as informações veiculadas, bem como auxiliar a leitura e interpretação dos processos.
A tabela dos processos segue o mesmo modelo da tabela de Inquisição de Lisboa, com as diferenças inerentes às disparidade das descrições arquivísticas, bastantes vezes a exigir uma revisão da leitura documental de forma a corrigir erros, mas que não foi possível na falta de digitalizações.
Finalmente, e a jeito de conclusão: melhor poderia talvez ter sido feito com mais tempo, mas preferimos concluir o tema, deixando material de trabalho para os tempos livres de férias e mais disponibilidade de tempo para as nossas próprias investigações genealógicas.
Os restantes processos que não envolvem cristãos-novos foram
publicados num post separado.
kwADÉvora
Publicado em: Cristãos-novos, Indices-Santo Ofício-Inquisição, Santo Ofício
0 comentários:
Enviar um comentário