Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

27 de junho de 2019

27 de junho de 2019 por Manuela Alves comentários
Temos o prazer de anunciar que o Arquivo Histórico Municipal do Porto foi sensível aos nossos alertas sobre as dificuldades de consulta através do seu sistema informático Gisaweb, nada amigável para o cidadão comum, e introduziu melhorias no sentido de facilitar a sua consulta. Os nossos agradecimentos e, em especial, ao Manuel Fernando Mondina Ferreira que é o nosso elemento de ligação no "staff" do AHMP.

Casa do Infante


Eis o teor da sua comunicação:
Está concluída a correção das situações relativas à Décima da Cidade.

Esta trabalhosa reconversão de objetos digitais em unidades informacionais potenciou ainda mais a qualidade dos resultados de pesquisa no Gisaweb.
  • Foram eliminadas as 8 subséries que não correspondiam à realidade arquivística.
  • Foram adicionadas 76 unidades informacionais (que anteriormente estavam apenas acessíveis como objeto digital).
Estão agora acessíveis 134 unidades informacionais da série “Décima da Cidade” no Gisaweb.
Nesta página é possível filtrar resultados com maior qualidade, por exemplo isolar os tabeliães da décima ou simplesmente um ano em específico, por exemplo 1701 ou até mesmo uma freguesia num ano especifico, por exemplo freguesia de Miragaia em 1701.

Recordamos que está on line a série Lançamento da Décima da Cidade 1698 – 1725. Trata-se de assentos relativos ao lançamento da Décima sobre propriedades, trabalho (maneio) e dinheiro emprestado a juros( tabeliães).

Sobre a Décima e a sua importância para Genealogia, sugerimos a leitura do artigo «A Décima, um imposto pouco explorado, mas de interesse genealógico», publicado neste blogue.



No clip em baixo, realizado por Manuel Fernando Mondina Ferreira, encontram algumas informações úteis sobre como fazer a pesquisa, para os menos habituados com o Gisaweb.



Sobre a Décima e a sua importância para Genealogia, sugerimos a leitura do artigo «A Décima, um imposto pouco explorado, mas de interesse genealógico», publicado neste blog. 

Os nossos agradecimentos ao Arquivo Histórico Municipal do Porto. Que outros Arquivos sigam o o seu exemplo de serviço público.
Publicado em: ,

8 comentários:

Biblioteca
Videoteca