Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

28 de outubro de 2019

28 de outubro de 2019 por Maria do Céu Barros comentários
O programa Archive GetLinks é uma aplicação Java que permite descarregar livros em formato digital disponíveis na Internet.

IMPORTANTE: Esta página deixou de ser actualizada. Podem, no entanto, continuar a descarregar a versão 1.07.1 (em baixo).  Para a nova versão clicar aqui.

IMPORTANT: This page is no longer updated, but you may download version 1.07.1 (bellow). Get the new version here.




Disponível para MAC, Windows e Linux.


Línguas suportadas : Português, Inglês, Espanhol, Italiano




Apoie este projecto

A aplicação foi desenvolvida por Carlos Leite, e partilhada por ele gratuitamente com toda a Internet através deste blogue. Tem dedicado muitas horas do seu tempo a melhorar e a adaptar o GetLinks às sucessivas alterações nos arquivos, tentando sempre ir de encontro aos pedidos que lhe fazem, dentro do possível. O serviço que tem prestado à comunidade genealógica, que ultrapassa as fronteiras de Portugal e Brasil, é inestimável. Se alguma vez pensou em agradecer-lhe e oferecer o seu contributo, agora já o pode fazer através de um donativo monetário. Se nunca tinha pensado nisso, talvez possa agora fazê-lo. O seu apoio é importante.
Para contribuir para o desenvolvimento do GetLinks, com o valor que entender, clique na imagem abaixo:

Doar via PayPal
Please support this project by donating via PayPal

Também o pode fazer pelo GetLinks. Clicando no menu Ficheiro e depois em Sobre, encontra um botão PayPal que o levará para a página de donativos do Carlos Leite.

Archive GetLinks




I M P O R T A N T E
INSTALAR O JRE (Java Runtime Environment)
Se não completar este passo, o GetLinks poderá não funcionar.


Para executar estas aplicações é necessário ter o Java Runtime Environment (JRE), versão 8u131 ou superior, instalado no computador.



  • Windows: para instalar o JRE, ou a sua versão mais recente, entrar em http://java.com/pt_BR/ e seguir as instruções na página (se tiver um bloqueador de popups pode ser necessário permitir os popups para o site java.com).
  • MAC: se obtém um erro ao executar a aplicação, ou se esta não iniciar, deve actualizar a versão do Java. Veja aqui  como fazê-lo no Mac.
  • LINUX: terá de instalar a versão 8u131 ou superior do Java.



Archivo GetLinks 1.07.01

Detalhes da nova versão:
  • É agora possível selecionar a língua desejada da aplicação. Para já está disponível em inglês, espanhol e italiano, para além do português.
  • Foi adicionado suporte para mais 2 arquivos: O arquivo PARES - Portal de Archivos Españoles e o Archivo General de la Region de Murcia.
  • No menu opções existe agora a opção "Saltar Imagem em erro", para evitar que a aplicação bloqueie nos downloads quando uma imagem não está disponível.
  • Foram adicionados mais alguns botões que se auto explicam passando o rato sobre eles.

15-07-2020


Com esta aplicação pode descarregar livros dos seguintes arquivos:




Tutorial

Conteúdo deste tutorial:

1 - Instalar o Java
2 - Instalar o GetLinks
3 - On/Off
4 - As opções
5 - Paroquiais nos arquivos portugueses
6 - FamilySearch e outros arquivos, ou outro tpo de livros
7 - FamilySearch - Outras funcionalidades
8 - Parar os downloads
9 - Onde estão as imagens?
10- Eliminar subpastas
11- Download parcial de livros
12- Mais dicas
13- Listas de livros (apenas Digitarq) ***NOVO**
14- Possíveis problemas
15- Problemas com o download de imagens do FamilySearch





INSTALAR

Não é necessário instalar o GetLinks. Apenas necessita fazer o seguinte:

1 - Crie uma pasta no seu computador, por exemplo no Ambiente de Trabalho. Mude o nome dessa pasta para GetLinks.
2 - Coloque o ficheiro Zip que descarregou no passo anterior, dentro da nova pasta GetLinks.
3 - Clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro zip e, de seguida, clique em "Extrair aqui".

Para executar o programa:

Clique duas vezes sobre o ficheiro ArchiveDownload.exe OU no ficheiro ArchiveDownload.jar.


Ambos os ficheiros correm a aplicação, mas no sistema Windows é preferível usar o executável uma vez que esse informa caso falte instalar o Java ou se a versão instalada for demasiado antiga. Se ao executar a aplicação o Windows apresentar um aviso sobre a aplicação não ser reconhecida, clique em "Executar mesmo assim".

Aspecto da aplicação




INSTRUÇÕES


ON/OFF

Clique no botão Download para o colocar em ON. Enquanto estiver vermelho nada será descarregado. Assegure-se, por isso, de que está verde antes de iniciar um download. 
Pode utilizá-lo para rapidamente interromper o download de imagens.



As opções 

Por predefinição, o GetLinks guarda as imagens na sua própria pasta, ou seja, na mesma pasta onde está o ficheiro ArchiveDownload.jar. Se desejar guardá-las noutra localização, defina-a no menu Opções, sub-menu Opções.  

Escolha a localização para download em "Pasta de Download", clicando no botão com os três pontinhos. Neste exemplo, criamos uma pasta PAROQUIAIS dentro da pasta do GetLinks, para guardar todos os livros, mas pode usar qualquer outra localização, incluindo uma pen ou disco externo.



Ainda em Opções, desmarque a opção "Carregar com Zip", caso deseje descarregar livros do Archeevo novo, imagem a imagem, em vez de ficheiros zip. Esta opção não tem qualquer efeito no Archeevo antigo, uma vez que esse não oferece a opção para descarregamento de livros inteiros. No Archeevo novo, nem todos os arquivos têm essa opção activada.

Aqui pode também alterar o número de imagens a descarregar em simultâneo. A opção "Saltar Ficheiro Existente" evita a repetição do download de imagens que já existem na pasta.

A opção "Saltar Livro em erro" será explicada mais abaixo em "Importar uma lista de livros".

Saltar imagem em erro - caso uma imagem não esteja disponível, esta opção permite saltar para a imagem seguinte, evitando o bloqueio da aplicação.

FamilySearch: introduza aqui os dados da sua conta FamilySearch para poder aceder aos servidores do FS com o GetLinks. Não poderá descarregar livros do FS sem primeiro efectuar login.



Paroquiais nos Arquivos Portugueses - O tombo.pt é seu amigo

Para todos os arquivos, cujos livros estão listados no tombo.pt.
  • Entre no tombo.pt e navegue até à paróquia que lhe interessa, à página onde estão listados os livros, por exemplo http://tombo.pt/f/gmr35, e copie o link dessa página.
  • No GetLinks, cole esse link na caixa de texto e pressione o botão GO. Assegure-se que o botão Download está ON (verde).
  • Na caixa de diálogo que surge, aguarde até aparecer a árvore com todos os livros. 

  • Clique na primeira opção para desmarcar tudo e, de seguida, seleccione os que lhe interessam.
  • Pode também usar a caixa de filtro para localizar mais rapidamente os livros que procura. Por exemplo, se teclar 1911 e depois clicar em filtrar, as setinhas aparecerão apenas junto aos itens que contêm essas datas. Clique no botão Limpar para voltar à lista inicial.
  • A opção "Índice Max" funciona apenas nos arquivos Digitarq e permite descarregar apenas as primeiras imagens de cada livro escolhido. O valor 0 refere-se a todas as imagens. Tecle outro valor para descarregar apenas esse número de páginas.
  • Clique no botão Iniciar.
  • Logo que o processo termine, o download será iniciado. Se ainda tinha o botão download em OFF, coloque-o em ON.
Nota: Caso surja uma mensagem de erro, verifique se colou o link correcto.
O programa vai carregar as imagens de todos os livros sequencialmente e iniciar o download.

Cada livro será guardado na sua própria pasta, dentro da pasta Baptismos, Casamentos ou Óbitos, consoante for o caso. Estas, por sua vez, serão guardadas numa pasta com o nome da freguesia. O GetLinks cria todas essas pastas automaticamente, para não ter de se preocupar em organizar as imagens.

Esta é a forma ideal para descarregar paroquiais dos arquivos portugueses, mesmo que apenas queira descarregar 1 livro. Pode, no entanto, usar o link directo de um livro do arquivo pretendido, em vez do link do tombo.pt. Para isso, siga o mesmo procedimento do passo seguinte.


FamilySearch e outros arquivos, ou outro tipo de livros

Siga este passo para o FamilySearch, Direzione Generale per gli Archivi, Iviewer (Arquivo Distrital de Vila Real), Centro de Conhecimento dos Açores.

Siga também este passo para descarregar outros livros, por exemplo, processos da Inquisição, Inquirições de Genere, Bilhetes de Identidade, etc. Os livros das Memórias Paroquiais, não podem ser processados de uma vez, ou seja, tem de ser por Tomos.

Note que, nestes casos, o GetLinks apenas descarrega um livro de cada vez e não cria, nem organiza, automaticamente, as imagens em pastas. Terá de o fazer manualmente. Pode optar por fazê-lo antes de iniciar o download ou, se preferir, fazê-lo depois de ter descarregado o livro:

Organizar antes de iniciar o download: 
Abra as Opções e introduza o caminho para a pasta desejada. Se a pasta não existir, ela será criada. No exemplo abaixo, usamos o caminho que já lá estava e adicionamos mais 3 pastas :
\Pencelo\Baptismos\1537-1670
 Como estas últimas não existem, o GetLinks perguntará se desejamos criá-las.


Organizar depois de ter feito o download do livro:
Abra a pasta onde foram guardadas as imagens e faça a sua organização manualmente.

Para descarregar

  • Na página do arquivo em questão, localize o livro pretendido e abra-o no browser. 
  • Copie o link e cole-o na caixa de texto do GetLinks.
  • Clique no botão GO.


FamilySearch - Outras Funcionalidades

Pode carregar vários livros de uma vez, quando pesquisa no catálogo do FamilySearch, como é o caso deste exemplo.

  • Copie o link do catálogo e cole-o na caixa de texto do GetLinks
  • Clique no botão GO e aguarde pelo carregamento dos livros
  • Clique na primeira opção para desmarcar tudo e, de seguida, seleccione os que lhe interessam.
  • Clique no botão Iniciar.
  • Logo que o processo termine, o download será iniciado. Se ainda tinha o botão download em OFF, coloque-o em ON.
Pode descarregar apenas as primeiras páginas de um dado livro. Por exemplo, no link acima aparecem vários processos de casamento e, normalmente, nas primeiras páginas surge a informação relevante. Para não ter de descarregar tudo, faz sentido haver a possibilidade de descarregar apenas a primeira página de cada processo, de modo a poupar espaço em disco e tempo.
Seguir os seguintes passos:
  • Coloque o botão de Download em OFF
  • Copie o link do catálogo e cole-o na caixa de texto do GetLinks
  • Clique no botão GO e aguarde pelo carregamento dos livros
  • Clique na primeira opção para desmarcar tudo e, de seguida, seleccione os que lhe interessam.
  • Clique no botão Iniciar.
  • Aguarde pelo preenchimento da grelha.
  • Seleccione todas as imagens (na grelha clique com o botão direito do rato e escolha "Selecionar tudo", ou então use as teclas CTRL+A ou CTRL+T)
  • Carregue no botão stop da grelha (parar os downloads). As linhas ficarão todas a vermelho.


  • Seleccione uma linha qualquer da grelha. Carregar em Ctrl-1 para selecionar apenas a 1ª folha de cada livro, Ctrl+2 para selecionar duas, e assim sucessivamente. 
  • Coloque o botão Download em ON


  • Serão descarregadas apenas as primeiras páginas


Ooops, enganei-me! Como é que paro o download?

Para abortar um processo clique no botão Download para o pôr em OFF (de verde passará a vermelho).


Antes de iniciar outro processo carregue no botão Limpar para remover os livros pendentes.



Onde estão as imagens?

Após terminado o download, as imagens estarão guardadas na pasta definida em Opções. Se não definiu uma pasta de download, as imagens estarão na mesma pasta onde tem o GetLinks.

Pode ir directo do GetLinks para a pasta de download clicando no botão "Abrir Pasta de Downloads"





Eliminar subpastas

A partir da versão 1.04.6, o GetLinks passou a incluir mais um botão que pode ser usado para eliminar subpastas criadas pela aplicação. Isto é particularmente útil, por exemplo, para descarregar os pedidos de bilhetes de identidade. Com a versão anterior cada pedido de BI ficava numa pasta diferente, o que não era muito cómodo para pesquisar. 

Para descarregar os pedidos de bilhete de identidade, deve-se seguir os seguintes passos:
  1. Seleccionar o tomo desejado no Digitarq, em Nível: Unidade de Instalação, por exemplo; http://digitarq.adptg.arquivos.pt/details?id=1058335 e copiar o link.
  2. No GetLinks colocar o botão download em OFF.
  3. Clicar no botão GO e seleccionar os itéms desejados.
  4. Quando os  links estiverem carregados na grelha, seleccionar todas as linhas (CTRL+A ou CTRL+T) e carregar no botão 'Remover Sub-Pastas'




5 - Começar o download.

Desta forma, ao descarregar, fica tudo na mesma pasta.



Download parcial de livros 

Funciona apenas com livros dos arquivos Digitarq

Para descarregar apenas algumas imagens, em vez do livro inteiro:
Coloque o botão Download em OFF (vermelho)
Cole o link do livro Digitarq na caixa de texto do GetLinks
Pressione o botão GO e, logo de seguida, pressione o botão Pausar. O carregamento de imagens na grelha será interrompido.

Mova a barra de deslocamento até à imagem pretendida. Enquanto vai movendo a bolinha, o número das imagens vai aparecendo logo acima da barra de deslocamento. 


Quando chegar à imagem pretendida, clique novamente no botão Pausar/Recomeçar


O carregamento das imagens na grelha será retomado a partir da imagem escolhida na barra de deslocamento.
Coloque o botão Download em ON (verde). Todas as imagens apresentadas na grelha serão descarregadas.
Como podem ver na imagem a seguir, as imagens entre a 2 e 60, não foram carregadas na grelha, pelo que não serão descarregadas.




Mais Dicas

Se fechar a aplicação os links são preservados. Ao reabrir a aplicação, o download será retomado. Pode interromper colocando o botão Download em OFF.

Pode abrir uma imagem descarregada através de duplo click na grelha.



Listas de Livros - Apenas para DIGITARQ
disponível a partir da versão 1.05.02


Esta funcionalidade permite importar um ficheiro csv (comma separated values), para o GetLinks, onde os livros estão descritos no formato Nome;URL;Subpasta. Depois da escolha dos livros, o GetLinks descarrega os livros sucessivamente. Útil para longas listas de livros, como são os diversos processos existentes no ANTT.

Funcionamento:

  1.  Comece por criar o ficheiro csv. Pode fazê-lo no Bloco de Notas, Notepad++, Excel, etc. Neste exemplo usaremos o Bloco de Notas e uma lista de processos de Bacharéis.
    • Abra o Bloco de Notas e num documento novo faça a lista de processos que quer descarregar. Tecle o nome que identifica o processo ou livro, seguido de ponto e vírgula (;). Depois, tecle o link do processo, também seguido de ponto e vírgula. Finalmente, tecle o nome da pasta e/ou subpasta onde quer guardar as imagens. Se a pasta e/ou subpasta não existirem, serão criadas. Neste caso queremos guardar tudo na pasta Bacharéis, em subpastas com os nomes dos indivíduos, por isso, teclamos cada item da lista neste formato:

      António Tavares Carvalho 1717;https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7667798;Bacharéis\António Tavares Carvalho 1717.

    • Guarde o ficheiro na pasta do GetLinks: escolha a opção "Todos os ficheiros (*.*)" e adicione a extensão csv ao nome do ficheiro, como no exemplo:


  2.  Abra o GetLinks e clique em Opções no menu Opções. 
    • Verifique se o caminho que aparece na pasta de download é a raiz correcta para os novos livros. O GetLinks criará aí as novas pastas aí.
    • Selecione a opção "Saltar Livro em erro". Isto fará com que o GetLinks avance para o próximo livro da lista caso surja algum erro (por exemplo, o livro pode ainda não estar digitalizado). Clique OK para fechar as Opções.

  3.  No Menu Ficheiro, clique em "Importar lista de livros". Escolha o ficheiro que acabou de criar. Pressione o botão Open.



  4.  Na janela "EScolher Livros" aparece a lista que acabou de importar.
    • Selecione os que lhe interessam.


    • Caso deseje descarregar apenas as primeiras páginas de cada livro, introduza o seu número na caixa "Índice Max". Pressione o botão Iniciar.

  5.  Por baixo do botão GO! pode ver, a azul, o nome da pasta e/ou subpasta onde as imagens estão a ser guardadas. 
Resultado final: tudo organizado por nome da pessoa.



Note que pode combinar vários tipos de livros/processos dentro da mesma lista e usar o campo da pasta\subpasta para os organizar por tipo.

Se preferir usar o Excel, coloque cada campo na sua coluna (Nome | Link | Pasta\subpasta) sem ponto e vírgula. Depois guarde o ficheiro no formato csv. Os campos têm de estar separados por ponto e vírgula. Se o seu Excel os separa por vírgula, terá de temporariamente alterar isso nas Definições Regionais do Windows, ou em Ficheiro -> Opções -> Avançadas -> Opções de Edição ->Separador decimal (se lá estiver ; mude para vírgula).




Possíveis problemas

1 - Nada funciona
  • Instale ou actualize o JAVA. O GetLinks não funcionará enquanto não o fizer. Vá para o primeiro passo e siga as instruções.
  • Verifique se está a usar a última versão do GetLinks. Pode ver a versão no Menu Ficcheiro/Sobre.
2 - Não aparece nada na grelha
  • Poderá haver uma falha na rede ou o servidor do arquivo estar em baixo. Abra o url do livro no seu browser e certifique-se que consegue visualizar o livro pretendido.
3 - Tudo funciona normalmente, o nome das imagens aparece na grelha, mas nenhuma imagem é descarregada.
  • Poderá não ter permissões de escrita para a pasta de download. Abra a respectiva pasta e certifique-se que pode criar pastas e ficheiros dentro dela.
  • Se estiver a guardar os downloads numa pen ou disco externo, verifique se o mesmo está acessível. Alguns discos externos auto hibernam e perdem a ligação ao computador. Se o GetLinks não o detectar, não poderá guardar as imagens, pelo que o download não será efectuado.
  • Se o problema é no FamilySearch, verifique se introduziu o seu nome de utilizador e senha (a mesma que usa para entrar no FamilySearch) nas Opções do GetLinks.
4 - Outros problemas que possam surgir, coloque a sua questão nos comentários mais abaixo, ou no grupo do Facebook associado a este blog. POR FAVOR, não se esqueça de indicar:

  • a versão do GetLinks que está a usar
  • a versão do Java que tem instalado
  • o sistema operativo que usa
  • o link do livro que não consegue descarregar
  • uma descrição do problema


Dizer apenas que não funciona desencoraja qualquer tipo de ajuda.


Problemas com o download de imagens do FamilySearch

14-04-2018

LIMITE DE DOWNLODS:
Recentemente o FamilySearch introduziu restrições ao download  de imagens, o que é normal dado o grande número de pessoas que acedem aos seus servidores. Após o download de cerca de 40 imagens, o utilizador é colocado em espera por um período de tempo variável.

Trata-se de uma configuração do próprio FamilySearch e não do GetLinks.

A solução: deixe o GetLinks aberto no mesmo livro e ao fim de algum tempo o download das imagens seguintes reiniciará automaticamente. 

LOGIN:
O FamilySearch exige uma conta de utilizador para aceder às imagens. Introduza os dados da sua conta no GetLinks (Menu Opções/Opções). Sem isso o GetLinks não consegue autenticar-se no site para descarregar as imagens.

LINK
Alguns livros apenas podem ser descarregados se introduzir no GetLinks o link da vista de miniaturas. A vista de imagem inteira no FS tem um link diferente e nem sempre funciona no GetLinks. Isto acontece, normalmente, com os livros de filmes.

Originalmente publicado em 1/4/2015


Publicado em: , ,

78 comentários:

  1. Bom dia.
    Depois de executar em Linux, obtenho isto:
    pedro@pedro:~/iMacros/GetLinks DigitArq$ java -jar DigitarqDownload.jar
    Error: A JNI error has occurred, please check your installation and try again
    Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: javafx/embed/swing/JFXPanel
    at java.lang.Class.getDeclaredMethods0(Native Method)
    at java.lang.Class.privateGetDeclaredMethods(Class.java:2701)
    at java.lang.Class.privateGetMethodRecursive(Class.java:3048)
    at java.lang.Class.getMethod0(Class.java:3018)
    at java.lang.Class.getMethod(Class.java:1784)
    at sun.launcher.LauncherHelper.validateMainClass(LauncherHelper.java:544)
    at sun.launcher.LauncherHelper.checkAndLoadMain(LauncherHelper.java:526)
    Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: javafx.embed.swing.JFXPanel
    at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:381)
    at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:424)
    at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:331)
    at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:357)
    ... 7 more
    Alguém me pode ajudar? Por favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Albuquerque,

      Faça o download de jdk-8u131-linux-x64.tar.gz e depois siga as instruções deste site:
      https://stackoverflow.com/questions/6477415/how-to-set-oracles-java-as-the-default-java-in-ubuntu

      Eliminar
  2. Publico a resposta que lhe enviei por mail

    Caro Pedro

    Acho que o problema ocorre porque está a tentar executar a aplicação numa versão do Java inferior à 7. Testei numa versão antiga Linux Mint, executar o mesmo comando e dá um erro parecido.
    Experimente fazer o download da versão mais recente do Java para Linux, disponível em: https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp, encolhendo a opção Linux ou Linux64 dependendo do seu sistema.
    Depois de extrair o tar.gz para a directoria onde deseja instalar, pode associar manualmente os arquivos .jar à nova versão.
    Use o botão direito do rato no arquivo .jar e seleccione a opção "Abrir com outra aplicação" . Em baixo aparecerá uma opção que diz "Utilizar um comando personalizado". Deve clicar na cruzinha. Carregue depois no botão navegar e escolha o ficheiro ..\local onde extraiu\jre1.XX\bin\java. Depois de seleccionado o ficheiro java deverá aparecer o caminho completo entre aspas. À frente do caminho completo deve escrever - jar para completar o comando que deverá abrir a aplicação. Seguindo estes passos a aplicação abrirá com a nova versão, bastando duplo click.

    Os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. Caro Confrade Carlos Leite

    Quando quero instalar no meu Mac, por exemplo, o Archevo ou Digitarqdownload.jar diz que tem que ser através da app store, logo não consigo continuar o processo. Como é que resolve este desiderato?

    ResponderEliminar
  4. Alonso Maria, está relacionado com as opções de segurança do seu MAC. Veja aqui como abrir estes ficheiros jar no seu Mac: https://support.apple.com/kb/PH14369?locale=pt_PT&viewlocale=pt_BR

    ResponderEliminar
  5. Senhores,
    poderiam, por favor, atualizar o macros para o download de ficheiros dos 'livros de filmes' do Familysearch? Meu pedido é porque o macro FamilySearch.iim, referido no tutorial para transformação das imagens para formato .csv, não está mais disponível no endereço indicado (estão disponíveis outros macros, um chamado 'familysearch botão baixar' e outro 'familysearch botão download')
    Muito agradecido,
    Vinícius.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinícius, a macro FamilySearch.iim está dentro do ficheiro zip que descarregou desta página.

      Eliminar
  6. Cara Maria do Céu Barros,

    Baixei o ficheiro 'Todas_as_macros.zip' em https://app.box.com/s/2111bg5sf88ttil21czd
    As macros lá constantes são as seguintes:
    Açores.iim
    Archeevo.iim
    DigiArq.iim
    FamilySearch-Botão-Baixar.iim
    FamilySearch-Botão-Download.iim

    Da mesma forma, no endereço https://goo.gl/iigLEF o zip intitulado Macros.zip possui as seguintes macros:
    Açores.iim
    Archeevo.iim
    DigiArq.iim
    FamilySearch-Botão-Baixar.iim
    FamilySearch-Botão-Download.iim
    Além de :
    instruções.txt e do zip Todas_as_Macros.zip (com os mesmos arquivos).

    Estarei descarregando a macro em um endereço errado?

    Muito agradecido.

    Melhores cumprimentos,
    Vinícius.

    ResponderEliminar
  7. Vinícius, o ficheiro Todas_as_macros.zip contém macros para descarregar magens de livros apenas. Nenhuma dessas macros criam ficheiros csv.

    A macro para criar o ficheiro csv para depois usar no GetLinks, está dentro do ficheiro disponível nesta página, o mesmo onde está o GetLinks, ou seja em https://onedrive.live.com/download?cid=CBAB4092355AD3AB&resid=CBAB4092355AD3AB%214803&authkey=AKpzc3PXChy1NXg

    Cumprimentos
    MC Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria do Céu de Barros,
      Muito obrigado pelo esclarecimento, tudo está funcionando perfeitamente.
      Parabéns pelo inestimável serviço que presta aos genealogistas.
      Melhores cumprimentos,
      Vinícius.

      Eliminar
  8. Boa Tarde, os arquivos solicitados foram baixados conforme indica o aplicativo. Perfeito, no entanto ao clicar no botão de escolha (Abrir pasta de downloads) informa erro: Erro ao abrir a pasta de downloadGailed to show. e completa com o nome do caminho onde estão gravadas as imagens. Utilizo linux

    Com os melhores cumprimentos

    Francis Wyllie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francis, obrigada pelo feedback. O problema ocorre em Linux, no sistema com interface KDE. O Carlos Leite fez algumas alterações na aplicação para corrigir o problema. Foi testado em Linux com interface Gnome, e correu bem, no entanto não temos um Linux com KDE para testar. P.f. descarregue a nova versão e informe se já está tudo ok. Obrigada.

      Eliminar
    2. Prezada Maria do Céu Barros, grato pela resposta, no entanto baixei a nova versão, fui em opções e coloquei na opção Pasta de Download: /home/francis/GetLinks, opções saltar ficheiro existente somente marcado, demais desmarcados e fiz um novo download. Correu tudo bem, vieram as imagens perfeitamente. Fui no botão do lado direito superior em Abrir Pasta de Download e continua com a seguinte mensagem: Erro ao abrir a paste de downloadFailed to shou URL:file/home/francis/GetLinks. O meu linux Mint KDE

      Fico no aguardo

      Com os melhores cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá boa noite,
    O programa não funciona para os livros da Madeira que estão no site do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira.

    Dá invariavalmente este erro, para cada ficheiro:
    ERRO! |2017-06-09 02:17:45|Erro ao descarregar ficheiro: D:\GetLinks\Livros\0001.jpg. Server returned HTTP response code: 403 for URL: http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/PublicRestServices/File/226229/download

    Penso que os URLs dos ficheiros não estão correctos.

    Obrigado desde já,

    José R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia José R
      O link http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/PublicRestServices/File/226229/download apresenta o erro 403 - Acesso negado, também no browser. O problema é do site e não do GetLinks. Por favor explique os passos que deu para chegar a esse link. No ABM não encontramos livros com esse tipo de link.

      Eliminar
    2. Olá bom dia,
      Este link é o que aparece no ficheiro de log gerado pelo próprio programa.
      Como não descarregava nenhuma imagem, activei o registo de log e é lá que aparecem estas mensagens, como a que enviei na mensagem anterior.
      Mas também no programa, se se abrir o separador "links" aparecem estes links para cada imagem.

      Obrigado,
      José R.

      Eliminar
    3. Bom dia, José R. Tem toda a razão. Não tinha verificado o GetLinks, apenas inseri o link no browser para verificar o erro. Sugiro que descarregue a nova versão do GetLinks, adicionada aqui apenas há alguns dias.

      Eliminar
    4. Esta nova versão funciona na perfeição!

      Muito obrigado pela rápida solução do problema e pela qualidade da informação e demais recursos que colocam à disposição neste site.

      Parabéns e bem hajam!
      José R.

      Eliminar
  10. MC Barros, Parabéns!!! O GetLinks funcionou muito bem. Eu estava esperando achar um programa mais simples que o IMacros e finalmente achei. Usei no ADVR e funcionou na primeira vez. Beleza!!! Forte abraço.

    ResponderEliminar
  11. Prezados Colegas, bom dia.
    Inicialmente quero parabeniza-los pela maravilhosa ferramenta que muito tem nos ajudado.
    Eu gostaria de saber se existe algum problema na importação de dados do familysearch porque desde o último dia 21 eu não estou conseguindo. Aparece a mensagem: ‘Erro ao carregar página!’. Eu até baixei a última versão disponível mas o problema persiste.
    Será que estou fazendo alguma coisa errada?
    Desde já agradeço,
    Murilo Westphal
    Florianópolis – S.C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nova versão resolve esse problema, Murilo. Pode descarregá-la clicando no botão Descarregar, acima no artigo.

      Eliminar
    2. Olá MC Barros, muito obrigado por sua gentil ajuda. Já descarreguei a nova versão e está funcionando perfeitamente.
      Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
      Atenciosamente,
      Murilo Westphal

      Eliminar
  12. Qual o endereço de livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O endereço de livro é o URL da página web onde se encontram as imagens que quer descarregar.

      Eliminar
  13. Ayuda, por favor
    Getlinks no descarga imágenes de Familysearch. Antes funcionaba perfectamente. Tengo Java actualizado. ¿ha bloqueado Family la aplicación o es que yo tengo problemas en mi PC con Getlinks?
    Gracias por su buen y generoso trabajo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Si funciona, tal vez tengas problemas con tu maquina.

      Eliminar
  14. Thank you for this! Do you know if it's possible to use it at a Family History Center?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It might be possible, but it is against theire rules, so I do not recomend to ever try...

      Carlos Leite

      Eliminar
  15. Bom dia, seria possível remover os fiteiros urls.txt e urls.xml no final ? Ou ter essa opção nas configurações ?

    ResponderEliminar
  16. Olá, há dois dias ele só me permite baixar 43 imagens do FamilySearch, você sabe se algo aconteceu?

    ResponderEliminar
  17. Buenas tardes

    El programa ha dejado de funcionar, aparece en la pantalla
    Estado, Pronto
    Progreso 0%

    Son libros de FamilySearch y la última versión de Java.

    ¿Volverá a estar operativo?

    Gracias.

    ResponderEliminar
  18. É possível fazer o download de imagens restritas ?

    ResponderEliminar
  19. Hello. Getlink is not working with latest change to Antenati.

    ResponderEliminar
  20. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  21. A great product. What a help and time saver. Thanks!

    ResponderEliminar
  22. Bom dia.
    Comigo o programa deixou de funcionar. Alguém está com o mesmo problema?

    ResponderEliminar
  23. Prezados, estou com problemas no getlink. Todas as imagens estão sendo baixadas com o mesmo tamanho de 35,8Kb. Ao abrir as imagens baixadas, o windows diz que a imagem está corrompida. Acredito que seja um erro geral no getlinks.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo aqui, todos com 38kb e diz que está corrompido, começou hoje, tentei apenas pelo FamilySearch

      Eliminar
    2. Mesmo problema aqui!

      Baixa as imagens, mas vem todas com 5kb ou 38kb, e não abre, diz que o formato não suportado ou está danificado.

      Eliminar
  24. Estou com o mesmo problema no FamilySearch

    Alguém conseguiu resolver?

    ResponderEliminar
  25. Oi. Não trabalhe em familysearch, baixe imagens 38 kb, mas se você for à familisearch você pode baixar imagens em boa resolução. Por favor, poderia corrigi-lo?

    ResponderEliminar
  26. Foi adicionada hoje uma nova versão para resolver o problema do AD Porto e do FamilySearch.

    ResponderEliminar
  27. Desde 'a cerca de um mes que quando tento fazer downloads do Arquivo de Coimbra, os livros nao ficam separados em pastas. Apenas sao criadas pastas para Baptismos, Obitos, Casamentos e Mistos ficando as imagens dos diferentes livros todas na mesma pasta. Alem disso os downloads sao muito lentos. Alguem tem tido a mesma experiencia? Outros arquivos (Castelo Branco, Torre do Tombo) funcionam bem. A ultima versao tem o mesmo comportamento.

    ResponderEliminar
  28. Buenas tardes.
    ¿Hay alguna manera de descargar los items que dicen "imagen no disponible" de FamilySearch?
    Gracias.

    ResponderEliminar
  29. Buenas, ¿qué sucedió con el programa?
    Desde hace unos días intento con FamilySearch y sólo puedo descargar imágenes de 5KB, que de acuerdo a Windows están corruptas.
    No sé si cambió el formato de autenticación con la página y de allí que el programa no funcione más...

    Espero cualquier novedad al respecto, por favor!

    PD: Por el amor de dios, quiten el captcha en los comentarios, he fallado 12 veces

    ResponderEliminar
  30. Buenas tardes, os comento el problema que me ha surgido por si podéis ayudarme, desde septiembre empece a descargarme algunos libros de familySearch y todo ha ido perfecto, podía ver las imágenes sin ningún problema, por motivos de salud no he podido hacer nada y hace unos dias fuy nuevamente a ver imágenes de las descargadas anteriormente, pero no me lo permite, me dice lo siguiente...Visualizador de fotos de windons no puede abrir esta imagen por que photo viewer no admite este formato de archivo ó no tiene las actualizaciones mas recientes de fhoto viewer...he actualizado la nueva versión de descargas y lo nuevo todo perfecto, pero sigo sin poder ver las descargadas anteriormente, podéis ayudarme a solucionarlo?, gracias

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde, falo do problema que surgiu caso vocês possam me ajudar, desde setembro comecei a baixar alguns livros do FamilySearch e tudo correu perfeitamente, pude ver as imagens sem nenhum problema, por motivos de saúde não consegui fazer nada e fazer alguns dias eu fui novamente para ver imagens daqueles baixados anteriormente, mas eu não permitir, me diz o seguinte ... Windons visualizador de fotos não pode abrir esta imagem porque o visualizador de fotos não suporta este formato de arquivo ou não tem atualizações mais recente fhoto viewer ... Eu atualizei a nova versão de downloads eo novo tudo perfeito, mas eu ainda não consigo ver o baixado anteriormente, você pode me ajudar a resolvê-lo?, Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não está relacionado com o GetLinks e pode ter diversas causas. Tentou abrir as imagens com outra aplicação? Por exemplo, pode tentar abrir com o Paint para ver se o erro se repete. Verifique também se o ficheiro tem a extensão correcta, exemplo image.jpg. A extensão é importante para que o programa reconheça o ficheiro como imagem. Normalmente é jpg, gif, tif.

      Eliminar
  32. alguien sabe por que no puedo ver las imagenes descargadas de FamilySearch con la anterior version de Getlink, Gracias

    ResponderEliminar
  33. Boa noite. Tenho o Windows Vista instalado no meu computador, pelo que não é possível ter a versão do Java mais recente. Ao tentar fazer download, a partir do FS, apesar de aparentemente tudo correr bem, o programa não faz nem log nem descarrega qualquer imagem. Agradecia se me pudessem ajudar. Cumprimentos, Filipe Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode fazer a instalação manual do java. Veja aqui como fazer: https://java.com/en/download/help/windows_manual_download.xml

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela sua resposta! Agora consigo descarregar do tombo.pt, mas infelizmente do Familysearch não. Não sei porquê mas não faz log. Se tiver mais alguma sugestão, ficaria mais uma vez grato. Cumprimentos, Filipe Garcia

      Eliminar
  34. Hola, sabéis si hay algún problema en la descarga de libro de familysearch con
    Archivo GetLinks 1.04.13?, desde hace un mes aproximadamente se descaraban muy lentamente, y desde hace unos días ya no se descargan, saludos.

    ResponderEliminar
  35. Não estou conseguindo baixar nenhum livro do Family Search!!

    ResponderEliminar
  36. los archivos .jpg de family search no se pueden abrir, Hay solución ? lo probé en varios pc y no abren

    ResponderEliminar
  37. É possível ajudar no desenvolvimento do programa? Se possível colocar o código no Github, para assim outros programadores ajudar no desenvolvimento de melhorias

    ResponderEliminar
  38. Bom dia!

    Ao baixar nos Distritais, se escolhemos um Distrito, não está a desdobrar em Concelhos e Freguesias o GetLinks.
    Teria alguma orientação?
    Muito agradeço !

    ResponderEliminar
  39. A divisão apenas é feita se utilizar o link da freguesia do tombo.pt. Se o link que cola no GetLinks for o do arquivo, não é feita divisão. Veja p.f. o passo «Outros arquivos ou outro tipo de livros» no texto acima.

    ResponderEliminar
  40. Muito obrigado.
    Eu sempre usei o link do tombo.pt
    De uns tempos para cá por exemplo
    o link https://tombo.pt/d/viana-do-castelo se usado no JAVA GetLinks só me aparecem os *Registos de Passaportes*

    Antes apareciam os Concelhos e Freguesias, para escolha...
    Foi alguma alteração?

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Nunes, esse link é da página do distrito. Nessa página tem de clicar no concelho cujos paroquiais deseja. Por exemplo, os do concelho de Viana do Castelo têm o link https://tombo.pt/m/vct e é este que deve usar no GetLinks.

      Eliminar
  41. Obrigado mais uma vez.

    Já sou usuário do GetLinks há 3 anos.

    Fi-lo exatamente como indicou.
    Nesse caso, em lugar de me aparecerem as Freguesias de Viana do Castelo, só me aparecem os registos direta e nomeadamente os Registos de
    NASCIMENTOS
    CASAMENTOS
    ÓBITOS
    TESTAMENTOS

    As freguesias, não.

    Antes apareciam-me como o sr. aponta.

    Não consigo ser mais explícito.

    Agradeço a paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, José Nunes,

      As freguesias apareciam-lhe no GetLinks? Não me recordo de nenhuma versão que apresentasse as freguesias. Sabe qual era a versão que fazia o que descreve? Grata.

      Eliminar
  42. Bom dia, infelizmente, não me recordo.
    Mas não faz tanto tempo.
    Era possível escolher um Concelho e as Freguesias a ele associadas no mesmo download.
    Hoje tenho que fazer uma a uma.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora nunca tenha usado o link da página do arquivo para descarregar várias freguesias, havia de facto essa possibilidade em versões anteriores. A intenção do Carlos Leite, quando criou a ferramenta, foi facilitar a pesquisa ao genealogista amador, mas, entretanto, o crescimento do interesse pela Genealogia e do sucesso da aplicação fez disparar o número dos que a utilizam, não só portugueses e brasileiros, mas também de outros países. Foi removida para evitar sobrecarregar demasiado o site tombo.pt, assim como os dos arquivos que disponibilizam os livros online. Julgo que foi uma boa opção do Carlos Leite e que o José Nunes com certeza compreenderá :-)

      Eliminar
  43. Buenas tardes, podéis informarme si hay algún problema en las descargas de Family, utilizo ArchiveDownload v. 1.04.13, desde hace unos días no me deja descargar y me sale un mensaje que me dice error en la descarga

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde

    Alguém sabe o que se passa no GetLinks que não permite fazer download do familysearch.org?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  45. Buenas tardes, sabéis si hay hay algún problema en la descarga de libros de Family con el programa GetLinks?, llevo varias semanas que no me deja descargar nada, me da error en la descarga, saludos

    ResponderEliminar
  46. Thanks a lot, works like a charm - even for me as not portugese langague speaker, it was intuitive... THANKS a lot - maybe possible to add English language? Anyways: OBRIGADO

    ResponderEliminar
  47. Buenos dias, disculpen por escribirles en español. Estoy usando su software desde varios meses sin problemas, en realidad les felicito pues es una herramienta muy util, sencilla y eficiente. Pero hace unos dias empezó a darme un error de descarga "ERRO AO CARREGAR A PAGINA", y no consigo como resolverlo. Como he dicho, estaba trabajando muy bien y empezo a arrojar ese error de repente. Podrian orientarme para identificar la causa ? muchas gracias de antemano.

    ResponderEliminar
  48. Bom dia!

    É possível usar o GetLinks para baixar os arquivos do ADPorto sem o erro do https motivado pelo certificado caducado?

    ResponderEliminar
  49. Olá,
    Muito obrigado por este aplicativo fabuloso e muito útil. Você pode me dizer se planeja, no futuro, fazer o download de documentos em http://arch.arch.be?

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca