Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

19 de setembro de 2022

19 de setembro de 2022 por Maria do Céu Barros comentários

O Professor Hernâni Maia elaborou uma nova base de dados, desta feita para o primeiro livro de S. Cosme de Gondomar, que, gentilmente, aqui partilha connosco. Com a qualidade a que já nos habituou, após recolha de todos os dados do 1.º e 2.º livro de S. Cosme, abrangendo os anos de 1592 até cerca de 1650, fez a reconstituição das famílias dessa freguesia para esse período. 

Algumas destas famílias têm origem na freguesia de Campanhã, paróquia também estudada pelo Professor Hernâni Maia cujo trabalho, Famílias e Pessoas da freguesia de Campanhã, também publicado neste blogue, acrescenta mais informação ao conhecimento destas genealogias.

O Monte Crasto em S. Cosme de Gondomar, 1905. Fonte: Wikipedia

O primeiro livro paroquial é de difícil consulta devido ao seu estado desorganizado, lacunas e más condições, pelo que os genealogistas e investigadores encontrarão neste trabalho, que apresenta muitos cruzamentos de dados, por forma a cobrir omissões e a abrir pistas para investigações detalhadas, uma ajuda inestimável.

No volume 1 descrevem-se os núcleos familiares, apresentados por ordem cronológica no volume 6. Os volumes 2 a 5, contêm a indexação dos baptismos, casamentos, óbitos e crismas, com os nomes dos padrinhos e testemunhas listados em rodapé. O volume 7 contém uma lista dos sobrenomes identificados.

Para uma maior facilidade de consulta, através das hiperligações é possível navegar dentro dos diversos volumes, que apenas funcionam depois de os ficheiros serem transferidos para o computador. É aconselhável, por isso, fazerem a transferência para que possam tirar proveito dessas funcionalidades. Os dados estão também hiperligados para o respectivo livro paroquial.

Chamamos a atenção para a NOTA PRÉVIA com que o autor inicia este trabalho, onde se esclarecem as linhas gerais que orientaram a construção da base de dados e se explica o sistema utilizado.

Volume Título Descrição Actualizado
1 BD-SC Base de dados 19-09-2022
2 BD-SCB Baptismos 19-09-2022
3 BD-SCC Casamentos 19-09-2022
4 BD-SCO Óbitos 19-09-2022
5 BD-SCCr Crismas 19-09-2022
6 BD-SCFam Famílias 19-09-2022
7 BD-SCNomes Sobrenomes 19-09-2022


kwADPorto
originalmente publicado em 26-05-2021
Publicado em: , , , ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca