1 de fevereiro de 2021
Ai mia senhor! quero-vos preguntar:
pois que vos ides e eu nom poss'ir
vosco per rem, e sem grad'a partir
m'hei eu de vós e de vosco morar,
ai eu cativo! por Deus, que farei?
Ai eu cativo!, que nom poderei
prender conselho, pois sem vós ficar!
Nom sei hoj'eu tam bom conselhador
que me podesse bom conselho dar
na mui gram coita que hei d'endurar,
u vos nom vir, fremosa mia senhor.
Ai eu cativo!, de mi que será?
Ai eu cativo!, que hei por vós já
viver em cuita, mentr'eu vivo for!
E os meus olhos nom podem veer
prazer em mentr'eu vivo for, per rem,
pois vos nom virem, meu lum'e meu bem!
E por aquesto querria saber:
ai, eu cativ'!, e que será de mim?
Ai eu cativ'!, e mal dia naci,
pois hei de vós alongad'a viver!
|
Quando se foi noutro dia daqui
o meu amigo, roguei-lh'eu, por Deus,
chorando muito destes olhos meus,
que nom tardass'e disse-m'el assi:
que nunca Deus lhi desse
de mi bem
se nom veesse mui ced',
e nom vem.
Quando se foi noutro dia, que nom
pud'al fazer, dixi-lh'eu, se tardar
quisesse muito, que nunca falar
podia mig', e disse-m'el entom:
que nunca Deus lhi desse
de mi bem
se nom veesse mui ced',
e nom vem.
Nom sei que x'est ou que pode seer
por que nom vem, pois que lho eu roguei,
ca el mi disse como vos direi
e sol nom meteu i de nom poder,
que nunca Deus lhi desse
de mi bem
se nom veesse mui ced',
e nom vem.
Nom sei que diga, tanto m'é gram mal
do meu amigo, de como morreu,
ca mi diss'el, u se de mi quitou,
e nom sacou ende morte nem al,
que nunca Deus lhi desse
de mi bem
se nom veesse mui ced',
e nom vem.
|
A moça aflige-se
porque, dias antes, quando se foi embora, o seu amigo lhe jurou, perante os
seus rogos e lágrimas, que voltaria muito em breve, e agora não vem. Nessa
despedida, ela até lhe tinha dito que não voltaria a falar com ele, se se
demorasse, de modo que não compreende o que se passa, pois ele garantiu-lhe
taxativamente que viria, sem mesmo mencionar um eventual impedimento ou mesmo
a morte. E o mais certo, pois, é ter mesmo morrido.
|
Vasco Gil, Afonso X
- Rei D. Afonso, se Deus vos perdom,
desto vos venho [a vós] preguntar;
[si]quer ora punhade de mi dar
tal recado, que seja com razom:
quem dá seu manto, que lho guard'alguém,
e lho não dá tal qual o deu, por en
que manda [i] o Livro de Leon?
- Dom Vaasco, eu fui já clerizom
e Degreda soía estudar;
e nas escolas u soía entrar
dos maestres aprendi tal liçom:
que manto d'outrem nom filhe per rem;
mais se o m'eu melhoro, faço bem,
e nom sõo por aquesto ladrom.
- Rei Dom Afonso, ladrom por atal
em nulha terra nunca chamar vi,
nem vós, senhor, non'o oístes a mim,
ca, se o dissesse, diria mal;
ante [o] tenho por trajeitador
(se Deus mi valha, nunca vi melhor)
quem assi torna pena de cendal.
- Dom Vaasco, dizer-vos quer'eu al
daqueste preito, que eu aprendi:
oí dizer que trajeitou assi
já ũa vez um rei em Portugal:
houve um dia de trajeitar sabor
e por se meter por mais sabedor,
fez [alguém] cavaleiro do Hespital.
|
A tenção é uma cantiga em que intervêm dois trovadores,
que discutem, em estrofes alternadas, uma questão entre si. O primeiro a
intervir é considerado, nos manuscritos, o autor da cantiga. O seu
interlocutor tem de manter, na sua resposta, o esquema formal proposto na 1ª
estrofe (métrico, rimático, etc.); a cada interveniente cabe o mesmo número
de estrofes (ou ainda de findas, se a composição as tiver).
A composição deve datar, como sugeriu Carolina Michaelis, do primeiro
ano do reinado do Afonso X de Leão e Castela, o Sábio (1252). Recentemente, William Kurtz
fez o estudo detalhado da cantiga,cujo resumo aqui transcrevo
Vasco Gil e Afonso X tratam de um assunto concreto (preito), com um
protagonista qualificado como trajeitador articulada a partir de uma
suposição legal no campo da jurisdição civil processual (posse e retorno
alterado de um manto, manto que por sua vez era um indicador de classe e
senhorio; com o acrescento de se opor à antiga legislação herdada (Livro de
Leão) o novo Direito (Decreto)
estudado nas escolas e pelo qual está explicitamente interessado o rei. Este
trajeitador é comparado a um rei que houve em Portugal.
|
20 de janeiro de 2021
Aviso enviado pelo Carlos Leite, o criador do GetLinks, a quem agradecemos
17 de novembro de 2020
Agradecemos a vossa colaboração no preenchimento destas tabelas - a continuar
BRAGANÇA
Denominação |
Acervo
documental |
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Alfandega da Fé |
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Carrazeda de Ansiães |
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Mail enviado |
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Macedo de Cavaleiros |
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Mail enviado |
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Mogadouro |
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Archeevo |
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Vila Flor |
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Vimioso |
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Vinhais |
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CASTELO BRANCO
Acervo
documental |
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Mail enviado |
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Castelo Branco |
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Mail enviado |
Covilhã |
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Fundão |
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Idanha-a-Nova |
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Oleiros |
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Proença-a-Nova |
Câmara Municipal de Proença-a-Nova Administração do Concelho de
Proença-a-Nova Extinto Concelho de Sobreira Formosa |
Mail enviado |
Sertã |
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Vila de Rei |
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Vila Velha de
Rodão |
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ÉVORA
Acervo
documental |
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Alandroal |
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Mora |
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Mourão |
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Portel |
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Vendas Novas |
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Vila Viçosa |
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FARO
Denominação |
Acervo documental |
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Arquivo Histórico Alcoutim |
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Aljezur |
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expediente.geral@cm-lagos.pt |
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Monchique |
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São Brás de Alportel |
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arquivomunicipal@cm-vrsa.pt |
GUARDA
Denominação |
Acervo documental |
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Aguiar da Beira |
Nada consta |
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Almeida |
Nada consta |
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Celorico da Beira |
Nada consta |
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Fornos de Algodres |
Nada consta |
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Gouveia |
Nada consta |
|
Guarda |
Nada consta |
|
O Arquivo Municipal de Meda, detém a documentação
produzida e acumulada pela Câmara Municipal e respectivos órgãos municipais,
desde 1519 a 2005. Para além desta, existe documentação relativa a:
Administração do Concelho de Mêda [1853-1938], Câmara Municipal de Aveloso
[1818-1838], Câmara Municipal de Casteição [1772-1836], Câmara Municipal de
Longroiva [1510-1838], Câmara Municipal de Ranhados [1799-1836]. |
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Arquivo Municipal Pinhel |
Arquivo Municipal |
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Sabugal |
Nada consta |
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Trancoso |
Nada consta |
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Vila Nova de Foz Coa |
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Em 2014 publicamos o nosso primeiro post sobre os Arquivos Históricos Municipais que fomos actualizando. Chegou agora a oportunidade de fazer um balanço destes seis anos no momento de procedermos a uma nova actualização. O primeiro distrito na ordem alfabética deixou-nos muito animadas graças ao precioso trabalho do Arquivo Distrital de Aveiro que decidiu divulgar na sua página os acervos municipais. Seguimos para Beja onde procuramos "imitar" o trabalho institucional do Arquivo Distrital de Aveiro. Passamos a Braga , que não depende da DGLAB e entramos em contacto com os arquivos municipais solicitando a sua colaboração na especificação dos fundos existentes e ainda aguardamos respostas.
Solicitamos agora a colaboração dos nossos leitores e membros do fupo Genealogia FB de localmente acederem aos instrumentos de descrição arquivistica que podem ser consultados, solicitados nos respectivos arquivos para que os possamos divulgar junto de todos os interessados onde quer que residam.
Em relação ao que fizemos, agradecemos sugestões para a sua melhoria, pois muitas cabeças a pensar conduzem a melhores resultados. Obrigadas.
Denominação |
Acervo
documental |
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Arquivo Histórico Municipal de Aveiro |
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Denominação |
Acervo
documental |
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Almodôvar |
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Barrancos |
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Arquivo Municipal de Castro Verde |
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Cuba |
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Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo |
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Fundo Câmara Municipal de Ourique |
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Arquivo Municipal de Vidigueira |
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Denominação |
Acervo
documental |
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Amares |
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Arquivo Municipal de Braga |
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Arquivo Municipal de Cabeceiras de Basto |
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|
Arquivo Municipal de Celorico de Basto |
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Arquivo Municipal de Esposende |
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|
Arquivo Municipal de Fafe |
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Archeevo |
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Archeevo |
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PDF |
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Vieira do Minho |
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V.ª Nª Famalicão - Pesquisa/Pontos de acesso
rápidos |
Archeevo |
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Vila Verde |
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Vizela |
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18 de outubro de 2020
26 de agosto de 2020
Habilitações a Ordens Eclesiásticas do Arquivo Distrital de Évora, por António Filipe Rebola Rosado
Giuseppe Maria Crespi, Ordenação (1712) |
HABILITAÇÕES A ORDENS ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA |
||
---|---|---|
Concelho | DATAS | ÍNDICE |
Borba | 1588... | Excel |
kwADEvora
25 de agosto de 2020
São frequentes no grupo Genealogia FB as perguntas sobre cristãos novos e comunidades sefarditas e , por isso, nos pareceu de interesse acrescentar no blogue esta publicação periódica de carácter internacional, sujeita a controlo científico e indexada nas bases de dados internacionais.
Trata-se de Cadernos de Estudos Sefarditas, revista semestral iniciada em 2000, com trabalhos originais no âmbito da história das comunidades sefarditas de origem portuguesa, publicada pela Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
21 de julho de 2020
3 de julho de 2020
16 de junho de 2020
Obras de arte nos livros paroquiais
Misto de Sandim (Parte dos óbitos) |
Misto de S. Martinho de Aborim |
Misto de S. Martinho de Aborim |
Baptismos de Canedo 1699 |
Misto de Santo André de Gião 1738 |
13 de junho de 2020
N.º 306, marca de Rafael Cantido, exposto em 1805 (pág. 46) |
N.º 18, marca de Gertrudes Tomásia, exposta em 1808 (pág. 52). Tecido e fita que seguram uma trança de cabelo escuro. |
O fundo não está digitalizado, mas pode ser consultado nas instalações do Arquivo Histórico.
Informação para contactos:
INFORMAÇÕES
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
T: 213 235 741
arquivo.historico@scml.pt
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Rubricas
Colecção de assentos encontrados "aqui e ali" e que, pela sua invulgaridade, linguagem, ou simples nota de humor, achamos por bem reunir.
Repórteres do Passado
Nos livros paroquiais registavam-se também desabafos, relatos de acontecimentos extraordinários, poesia, desenhos...
Testemunhos dos leitores
«Tudo mudou claro, mas a curva do rio, o perfil do relevo na linha do horizonte, a cor das rochas permanecem os mesmos... »
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