Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

27 de julho de 2014

27 de julho de 2014 por Manuela Alves comentários
O ponto de partida
Partindo do princípio que não tem quaisquer informações, deve pedir numa Conservatória do Registo Civil uma cópia não certificada do seu registo de nascimento (1€/folha). Nesse registo constam os nomes dos seus pais e avós e respectivas naturalidades.
Tente obter registos semelhantes do nascimento dos seus pais. Nestes já constarão os nomes e naturalidades dos seus bisavós.
Não é necessário deslocar-se à Conservatória de origem, pode pedir as cópias não certificadas através da Conservatória do seu local de residência.

Andrew Bret Wallis/Getty Images


Os passos seguintes
Quando tiver esses dados,  pode continuar a sua pesquisa para datas anteriores a 1911 através dos registos paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos), de geração em geração, que se encontram nos Arquivos Distritais, embora em alguns concelhos estejam nos arquivos municipais, como é, por exemplo, o caso de Guimarães.

Muitos destes documentos já foram digitalizados e são acessíveis através da Internet, pelo que pode aceder a eles pesquisando nas páginas dos arquivos respectivos os livros da "paróquia de..." para o período cronológico em causa ou, mais facilmente, acedendo aos livros através das páginas feitas por João Ventura (http://tombo.pt/), que são regularmente actualizadas com as digitalizações disponibilizadas on-line pelos Arquivos.

Dicas de investigação
Para recuar através dos registos paroquiais, normalmente, faz-se uma média de 25 anos para cada geração, e procura-se o registo pretendido neste período, mas um casal pode ter filhos muito novo ou já com uma certa idade.
No registo de baptismo consta apenas o nome próprio das crianças (mesmo que tivessem mais do que um, o mais geral é ser registado apenas o primeiro), pelo que ao efectuar esta pesquisa deve confirmar sempre se os nomes dos pais e respectivas naturalidades são coincidentes. É comum haver na mesma freguesia e época mais do que uma pessoa com os mesmos nomes e por isso não deixe de tomar nota do lugar onde residiam na freguesia, pois muitas vezes é a única maneira de distinguir os homónimos.

Recuar através dos registos de casamento é uma abordagem mais expedita, dado que é menor o número de registos, e contêm os elementos identificativos da ascendência do casal (os mais antigos são omissos neste aspecto) e um ponto cronológico de referência para o nascimento da respectiva prole. A dificuldade poderá residir no facto do casamento ter sido feito noutra freguesia, que ignoramos, geralmente a da noiva. Uma pista para a sua descoberta poderá estar na indicação das naturalidades dos padrinhos dos filhos, que, nos meios rurais, eram normalmente escolhidos entre os familiares próximos.

Nomes e apelidos
Não fique desnorteado se encontrar nomes diferentes para o mesmo individuo ao longo da sua vida. Registe-os e anote os eventos a que estão ligados.
O nome completo, isto é com apelidos, só aparece normalmente na altura do casamento e não havia regras para a sua composição, pelo que é muito vulgar filhos do mesmo casal usarem diferentes apelidos, muitas vezes não usados pelos pais e que só vamos encontrar em gerações anteriores ou até nunca encontrar.
A adopção de apelidos relacionados com a naturalidade é também frequente e servia de elemento diferenciador entre indivíduos. Muitos apelidos, Guimarães ou Braga, para citar de cor, têm esta origem. Para saber mais sobre os apelidos, leia também Nomes e apelidos em Portugal: algumas notas.

Veja também:
Como Iniciar a Investigação Genealógica em Portugal - Parte II
Dicas para Principiantes
Publicado em: ,

9 comentários:

  1. Óptima informação ! Parece-me que é por aqui que vou começar. Não tenho conseguido pistas para fazer a pesquisa que me interessa. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  2. Óptima informação ! Parece-me que é por aqui que vou começar. Não tenho conseguido pistas para fazer a pesquisa que me interessa. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  3. O meu filho foi batizado na igreja da Se em Beja, e preciso da 2 via da certidão de batismo. Como posso pedir e onde.

    ResponderEliminar
  4. O meu filho foi batizado na igreja da Se em Beja, e preciso da 2 via da certidão de batismo. Como posso pedir e onde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, se for registo de baptismo pede directamente à Sé de Beja, se quer certidão de nascimento pede numa conservatória perto de si.

      Eliminar
  5. Boa tarde! gostaria de uma ajuda para descobrir sobre os avós de minha esposa nome do avô Armando Affonso e avó Clemetina Pereira Affonso de Trás Aos Montes Portugal

    ResponderEliminar
  6. quero tomar conhecimento do casamento de Cassemiro Hipolito da Foseca Freire cm Pofiria Angelca de Almeida provavelmente em Mariana ou São João Del, Rei.

    ResponderEliminar
  7. Prezados, o vosso sítio é impressionante - muitos parabéns por este espaço! Logo, gostaria de pedir-vos uma ajuda: como é que se pode obter acesso a antigos (mais ou menos 1900) registos consulares portugueses (efetuados nas circunscrições consulares portuguesas no Brasil)? Refiro-me especificamente ao caso de pais (emigrantes portugueses) que tenham-se lembrado de inscrever o nascimento dos seus filhos nos consulados, a fim de que a estes também fosse-lhes atribuída a nacionalidade portuguesa. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,
    Estou um pouco perdida e preciso de ajuda. Pretendo encontrar registos de batismo do meu avo aterno que nasceu em Lisboa freguesia de S.Sebastiao da Pedreira. Penso que tera sido em 1904.Como posso la chegar? Obrigada
    Ana Cristina

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca