Escasseiam em relação a este destino de migração de europeus fontes primárias, como as listas de entradas de navios ou registos paroquiais e, por isso, publicações sobre o assunto não só podem fornecer dados com interesse genealógico como também nos ajudar a compreender o meio em que se inseriram temporariamente ou definitivamente os nossos familiares.
Aqui reunimos 3 publicações da autoria de Cristina Donza Cancel, que incidem sobre o mesmo âmbito cronológico e sobre o mesmo tipo de fontes. Embora se verifique uma certa repetição de dados, há sempre um ou outro pormenor diferenciador , que pode interessar à pesquisa genealógica. Como são artigos relativamente curtos, esta repetição é irrelevante e, por isso, os referenciamos todos.
IMIGRAÇÃO PORTUGUESA, CASAMENTO E RIQUEZA EM BELÉM (1870-1920)
Riqueza, alianças e contratos de dotação em Belém, 1870-1920
Famílias de elite: transformação da riqueza e alianças matrimoniais. Belém 1870-1920
Publicado em: Brasil, Emigração
Também estou procurando por registros de imigrantes italianos em Belém do Pará de 1880 a 1900, como consigo essas listas?
ResponderEliminarA muito tempo que faço essa pesquisa e não encontrei praticamente nada.
EliminarPreciso saber sobre as famílias portuguesas que se estabeleceram em Abaetetuba, ajude-me , por favor!!
ResponderEliminarEstou a procura do navio com imigrante s italianos que naufragou na Bahia do Guajará nele estava meu trisavô que sobreviveu
ResponderEliminarO nome do meu trisavô era Constâncio Pereira Pizza
ResponderEliminar