Um dos grandes obstáculos à pesquisa genealógica é a correcta identificação geográfica da localidade que procuramos. Com efeito, em documentação mais recuada, é frequente aparecem referências a freguesias das quais apenas se diz que eram de determinada comarca ou bispado. Para ultrapassar esses obstáculos é necessário conhecer a divisão administrativa e eclesiástica do território através dos séculos.
|
Portugalliae Que Olim Lusitania, novissima et exactissima Descrtiptio.
Carta de Fernando Álvaro Seco, 1561 |
Existem alguns recursos, como os dicionários geográficos e as Memórias Paroquiais, que encontram aqui na
Biblioteca.
Uma ajuda preciosa é o
Atlas Histórico, ferramenta que permite a visualização da evolução da divisão administrativa através de mapas elaborados com base nas fontes das várias épocas, acessível também a partir da Biblioteca deste blog. Nesta aplicação é possível pesquisar por nome, visualizar as fronteiras das dioceses, paróquias, concelhos, províncias, etc.
Sem pretender ser um manual, somente a título de exemplo, deixamos aqui os passos necessários para saber a qual comarca pertencia Sernancelhe em 1758.
Começamos por clicar em Search e teclar Sernancelhe na caixa de pesquisa.
Aparecem várias sugestões que, neste caso, são todas iguais. Depois de clicar numa das sugestões, o mapa move-se para a área escolhida. Clicando em "Contents" é possível escolher as opções desejadas.
Escolhemos o ano (1758), seleccionamos "Judicial Districts" porque queremos as comarcas, e marcamos também a opção "Parishes" (Paróquias). Obtivemos o seguinte mapa. As fronteiras a negro referem-se às comarcas. Podemos ver que Sernancelhe pertencia à comarca de Pinhel.
Usando a ferramenta "Query by point" (a amarelo na imagem acima) e clicando sobre Sernancelhe no mapa, a respectiva comarca fica colorida. Surgirá também uma janela popup com diversas informações sobre Sernancelhe. Podemos depois usar as lupas para diminuir ou aumentar o mapa.
Para visualizar a evolução, seleccionamos outros anos. Em 1826, por exemplo, Sernancelhe pertencia à comarca de Trancoso.
As opções em "Contents" variam com o ano escolhido, correspondendo à divisão administrativa existente nesse período. As comarcas já não aparecem a partir de 1849, uma vez que nessa altura estão já criados os municípios (municipalities).
Estes passos podem-se repetir para outras divisões, mas há mais opções para explorar. Com alguma experimentação rapidamente se aprende a usar esta ferramenta.
Publicado em: Ferramentas, Geografia, mcb
0 comentários:
Enviar um comentário