Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

23 de outubro de 2023

23 de outubro de 2023 por Maria do Céu Barros comentários
Por ter ascendência em Sedielos (Peso da Régua), freguesia cujos primeiros livros paroquiais são de consulta difícil, Hernâni Maia elaborou uma base de dados em formato digital com os conteúdos dos três primeiros livros (M1, M2, M3 e parte do M4, ou, na versão informática DigitArq, 188, 189, 190 e 191), cobrindo um período que vai de 1565 a 1720, aproximadamente, aqui publicada em 2015. Entretanto, o autor terminou o livro M4,  a totalidade do livro M5 e, ainda, todos os casamentos registados nos livros M6 e M7, ampliando a base de dados até meados do século XVIII.

Em Janeiro de 2020 a base de dados foi acrescentada por uma considerável quantidade de nova informação relativa a casamentos de pessoas de Sedielos em outras freguesias. O autor refez ainda todas as hiperligações para os livros paroquiais. De forma a prevenir possíveis novas rupturas de links causadas por alterações inesperadas efectuadas pelos arquivos, cada hiperligação contém agora uma referência ao livro, imagem, folha e nº de ordem respectivos. Assim, as letras B, C, Cr e O referem “Baptismos”, “Casamentos”, “Crismas” e “Óbitos”, e o número apenso refere o número de ordem do livro onde se encontra a informação (1.o, 2.o, etc.). A seguir a esta letra e número, é indicado, como anteriormente, o número da imagem informática referente à página onde se encontra o registo, seguido pelo número da folha e pela ordem em que aparece.

Assim, tomando como exemplo o óbito de Melchior Guedes, a referência indicada é:
O1-0027-207-9 
onde:
O1  é o livro de óbitos n.º 1
0027 é a imagem 27
207 é o nº da folha
9  é o nº de ordem do respectivo assento

Foi usada idêntica metodologia para as hiperligações situadas em notas de pé de página; porém, para dinamizar o acesso, o nome da freguesia que precede cada hiperligação ficou agora também hiperligado à correspondente página de Tombo.pt.

Caso se quebre a ligação directa ao paroquial, é possível, assim, continuar a aceder ao respectivo livro através do tombo.pt ou das páginas do próprio arquivo.

Chamamos a atenção para a NOTA PRÉVIA com que o autor inicia este trabalho, onde se esclarecem as linhas gerais que orientaram a construção da base de dados.

Trabalhadores das vindimas levando as uvas para o lagar.

Construíram-se inicialmente quatro bases de dados contendo toda a informação relevante recolhida nos dois livros relativamente aos baptismos, aos crismas, aos casamentos e aos óbitos(...). A seguir construiu-se uma BASE DE DADOS global contendo toda a informação das quatro bases de dados originais, mas organizada por famílias. Então, por comparação e cruzamento dos dados assim adquiridos, efectuados por pesquisa recorrendo à função de busca, foi possível completar muitos dos registos originais com os nomes dos pais (principalmente o da mãe) e dos cônjuges (principalmente o da mulher) que estavam omissos e, ainda, da aldeia ou lugar da sua residência.


Com a actualização de Dezembro 2017, fica terminada a última extensão que o autor se propôs realizar para a BASE DE DADOS de Sedielos, que consistia em vir a atingir meados do século XVIII, quando os assentos paroquiais passaram a registar também os nomes dos avós. 


Com efeito, era objectivo deste meu trabalho dar uma ajuda a quem quisesse investigar para trás de 1750, dado que, além de nele ter ficado reunida toda a correspondente informação paroquial, se torna agora possível e fácil realizar uma rápida pesquisa de nomes por recurso às hiperligações que incluí.
Acresce, naturalmente, que o trabalho encerra uma enorme e minuciosa investigação no sentido de estabelecer ligações interfamiliares, muitas vezes baseadas em meros indícios de parentesco. Em alguns casos as minhas propostas poderão estar erradas. Com esta convicção, registei e incluí também todos os casamentos (149) realizados em Sedielos entre 1756 e 1774, o que me permitiu confirmar uma parte muito apreciável das ligações geracionais que pude deduzir para a primeira metade do século XVIII.
A análise destes casamentos permitiu também identificar, registar e incluir 79 casais que se constituíram durante o período 1743—1756 para o qual não havia qualquer informação, dado que o respectivo livro paroquial foi extraviado.

Para além da indexação dos registos, o autor faz também a reconstituição das famílias, disponibilizando amavelmente neste blog, os seis volumes que constituem este excelente trabalho, cada um deles com uma introdução onde encontram informação detalhada sobre os dados neles constantes.

Toda a informação recolhida a partir dos textos originais está inscrita a preto, enquanto toda aquela que foi obtida por cruzamento de dados e mereça dúvida está inscrita a vermelho. Em muitos casos esta informação a vermelho poderá vir a ser dada como certa, ou provavelmente certa, enquanto outra pode estar errada, mas em todos os casos foi intenção do autor fornecer possíveis pistas, deixando aos eventuais utentes a tarefa de confirmarem se estão certas ou não.

Nota: os documentos contém um sistema de navegação interna, através de marcadores e hiperligações, que apenas funcionam depois de os ficheiros serem transferidos para o computador. É aconselhável, por isso, fazerem a transferência para que possam tirar proveito dessas funcionalidades.


Volume Título Descrição Actualizado
1
BD-S Famílias e Pessoas em Sedielos Base de Dados Principal 11-02-2024 
2
BD-SA1 Casais em Sedielos Base de Dados Auxiliar 20-04-2021
2
BD-SA2 Homens com estado em Sedielos Base de Dados Auxiliar
Esta base é derivada da BD-SA1, mas com outras opções de pesquisa. Vide Actualização de 24/10/2015, mais abaixo.
20-04-2021
3
BD-S Baptismos Índice 1590-1732 23-01-2020
4
BD-SC Crismas  Índice  23-01-2020
5
BD-SM Matrimónios Índice 1593-1732 23-01-2020
6
BD-SO Óbitos Índice 1588-1732 23-01-2020

Actualização 11/02/2024
Alteração da versão publicada em 23-10-2023, em que os nomes de origem espanhola foram acentuados de acordo com a ortografia espanhola.


Actualização 23/10/2023
Actualizada a base de dados BD-S.

Actualização 04/02/2023
Nova actualização da base de dados principal BD-S - foram adicionados casamentos de pessoas de Sedielos que casaram fora dessa freguesia. Foram também feitas algumas pequenas correções.

Actualização 06/02/2022
Foi actualizada a base de dados principal BD-S

Actualização 20/04/2021
Foram actualizadas as Bases de dados BD-S, BD-SA1 e a BD-SA2.

Actualização 12/05/2019
Devido a falhas no redirecionamento de hiperligações por parte da DGLAB, causando a ruptura dos links na base de dados principal, foi substituído o ficheiro 1 BD-S -- Famílias e Pessoas em Sedielos.pdf. Volta, assim, a ser possível aceder aos registos paroquiais a partir desta base de dados.

Actualização 25/01/2019
A base de dados foi actualizada com algumas correcções e, principalmente, com inúmeras datas de matrimónios de casais de Sedielos efectuados noutras freguesias; foram também incluídas hiperligações aos respectivos paroquiais. Este melhoramento foi possível graças ao empenho dalguns utentes que generosamente lhe cederam informação que tinham obtido nas sua pesquisas; os seus nomes estão referidos no AGRADECIMENTO.

Actualização 3/12/2017
Foi acrescentado o que faltava do livro M4 e a totalidade do livro M5 e, ainda, todos os casamentos registados nos livros M6 e M7. 

Actualização 28/09/2017
Foi terminado o livro M4. A base de dados foi corrigida, em alguns aspectos melhorada e ampliada até 1732, o que corresponde a um acréscimo de cerca de 13% relativamente à versão anterior.

Actualização 16-01-2017
Esta nova versão já inclui parte do livro M4, até 1720 em todos os ficheiros, enquanto a versão anterior terminava no fim do livro M3, isto.é, por volta de 1703 — o que corresponde a uma ampliação em cerca de 15 %. Esta ampliação permitiu a correcção de alguns erros da parte terminal da versão anterior. A base de dados principal (BD-S) foi também reformatada de molde a ficar com uma estrutura mais simple e mais racional.

Actualização de 24/12/2015
Versão aumentada, mas também corrigida, pois embora a informação recolhida no livro M3 tenha permitido confirmar como certas muitas das propostas incluídas na versão anterior, também permitiu corrigir outras que na verdade não se justificavam — e também completar muita da informação compreendida nos dois livros anteriores.

Actualização de 24/10/2015:
Foram feitas várias emendas e correcções nas bases de dados e índices.
O ficheiro “2 BD-S Casais em Sedielos” foi substituído pelo novo “2 BD-SA1 Casais em Sedielos” e acrescentou-se um novo, derivado deste, em que a coluna “Mãe” foi trocada pela coluna “Pai”, designado “2 BD-SA2 Homens com estado em Sedielos. Este novo ficheiro é especialmente útil para localizar “[homem] morador em …”, isto é, “(nome de homem)tab(lugar)” enquanto o anterior permitia (e permite) procurar “[mulher] moradora em …”, isto é, “(nome de mulher)tab(lugar)”.

O autor agradece todas as emendas, sugestões ou comentários que queiram ter a amabilidade de comunicar, para que possa proceder a correcções.


Originalmente publicado em 21/4/2015
kwADVilaReal
Publicado em: , , ,

6 comentários:

  1. Só pela descrição já me apetece dar os parabéns pelo trabalho de indexação e pelo cruzamento de dados, que permite completar, confirmar e corrigir a informação dos registos! Deve ter investido muito tempo neste trabalho impressionante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Embora na construção desta Base de Dados se tenha usado extensivamente a técnica "cópia/cola", na realidade as suas sete componentes totalizam 3.457.039 caracteres, 514.022 palavras, mais de 3000 famílias e, talvez, mais de 10.000 pessoas, ocupando 18,6 MB de memória informática. Muito obrigado pelas suas amáveis, generosas e encorajadora palavras.

      Eliminar
  2. Por favor procuro pelos meus familiares paternos no caso meu avô Francisco lourenco Mateus e Leopoldina da Conceição,e minha tia Josefina Lourenco Mateus ambos filhos de José Lourenço Mateus e Maria pia clara de gavião
    Moro no Brasil e a anos procuro pela família de meu pai José miguel da costa Lourenço Mateus
    Aguardo retorno e agradeço desde já

    ResponderEliminar
  3. Prezado,
    Gostaria de saber sobre meu avô paterno , Silvério Teixeira Gondar .Ele nasceu na Freguesia de Sedielos ,Concelho Peso da Régua , Distrito de Vila Real.Imigrou para o Brasil e aqui constituiu família . Doente retornou à sua cidade natal , Sedielos , a fim de recuperar a saúde . Faleceu E foi sepultado em Sedielos. Não sei as datas de nascimento e falecimento do meu avô paterno. Se possível , gostaria de saber a data que veio de Portugal para o Brasil. Seus filhos falavam que ele veio para o Brasil com a idade de 12 ou 13 anos . Meu pai e tios já faleceram . Meu e-mail é solangeggvasconcelos@gmail.com
    Att,

    Solange Gondar Vasconcelos

    ResponderEliminar
  4. Caro Hernâni Maia
    Quero felicitá-lo pelo excecional trabalho e acima de tudo por partilhá-lo.
    Não tenho ligações com Sedielos mas nas nossas pesquisas fui lá ter.
    Por curiosidade inseri ((Sedielos) na pesquisa da minha minha base de dados e encontrei estes dados que talvez lhe interessem.
    Penso que o casal Diogo Gomes de Morais e Escolástica Brandão tiveram filhos nascidos em Cête-Paredes. Transcrevo diretamente da base de dados, agradeço que verifique a informação
    Ao seu dispor em camac41@gmail.com
    Cordialmente

    Carlos Leal Machado
    _______________
    1. Diogo Gomes de Morais

    Os pais de Diogo Gomes de Morais são:

    2. Francisco de Morais Cogominho nasceu cerca (est) 1537 em Mesão Frio. Francisco de Morais Cogominho faleceu no dia 13 de Outubro de 1616 (M1 204v - Cête) em Cête - Paredes.

    3. Maria Barreto nasceu antes 1545 em Porto. Maria Barreto faleceu antes 1586.

    Diogo Gomes de Morais nasceu antes 1580 em Pinheiro - Cête.

    Diogo Gomes de Morais foi crismado no dia 7 de Agosto de 1587 (M1 97 - Cête) em Cête - Paredes por Crismados pelo bispo do Porto Dom Marcos de Lisboa.

    Diogo Gomes de Morais e Escolástica Brandão casaram-se.

    Filhos de Diogo Gomes de Morais e Escolástica Brandão :

    4. i. Francisco foi baptizado no dia 29 de Novembro de 1609 (M1 38v - Cête) em Cête - Paredes por Padrinhos: Vicente Carneiro, meu freguês e Jerónima de Morais, viúva de Gaspar Barbosa, moradores na Lage da freg.ª de S. Martinho da Parada (Parada de Todeia).

    5. ii. Jerónima de Morais Cogominho foi baptizada no dia 11 de Setembro de 1611 (M1 42 - Cête) em Cête - Paredes por Padrinhos: Vicente André, meu freguês, e Inês Barreto, filha de irmã de Francisco de Morais irmã do dito Diogo de Morais.

    6. iii. Diogo Gomes de Morais nasceu no dia 15 de Abril de 1613 (M1 45v - Sedielos) em Sedielos - Régua. Diogo Gomes de Morais foi baptizado no dia 22 de Abril de 1613 em Sedielos - Régua por Padrinhos: Francisco de Almeida e Maria Camelo mulher de António Guedes, todos desta freg.ª.

    7. iv. Escolástica Brandão foi baptizada no dia 7 de Março de 1615 em Sedielos - Régua. Escolástica Brandão faleceu no dia 18 de Abril de 1675 em Cête - Paredes.

    8. v. Maria Barreto de Morais nasceu cerca (est) 1617 em Sedielos - Régua. Maria e Nicolau de Freitas casaram-se no dia 9 de Maio de 1641 em Cête - Paredes.

    9. vi. Sebastiana de Morais Barreto foi baptizada no dia 28 de Janeiro de 1625 em Cête - Paredes. Sebastiana de Morais e Domingos Ferreira da Fonseca casaram-se no dia 2 de Fevereiro de 1660 (M1 181v - Cête) em Cête - Paredes. Sebastiana de Morais faleceu no dia 18 de Abril de 1675 em Cête - Paredes.

    Ver M1 15v - Cête padrinho de Diogo
    ou Diogo Gomes de Morais ver baptismo de Paulina M1 27v - Cête

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca