Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

23 de outubro de 2023

23 de outubro de 2023 por Maria do Céu Barros comentários

Publicamos aqui o novo trabalho de Hernâni Maia, realizado em parceria com Raquel Gonçalves-Maia,  sobre a genealogia D. João de França Castro e Moura. A obra resulta da pesquisa efectuada nos livros paroquiais e, por esse motivo, difere de outras genealogias de D. João de França que se podem encontrar online. A árvore genealógica vai publicada em separata.

Natural de Gondomar, D. João de França Castro e Moura, após a sua formação no Porto e em Lisboa, partiu como missionário para o Oriente onde se destacou pelo «seu trabalho na evangelização e proximidade com as populações. Ao mesmo tempo, tornou-se um estudioso das línguas dos povos orientais e é autor de um trabalho de tradução que merece destaque até aos dias de hoje». 

D. João de França Castro e Moura
Foi nomeado bispo de Pequim em 1814 e ao fim de quase três décadas regressou a Portugal onde esperava dedicar-se à escrita, porém, em 1862, com  a morte de D. António Bernardo da Fonseca Moniz, bispo do Porto, D. João de França é escolhido para seu sucessor. Faleceu no Paço Episcopal em Outubro de 1868.

Para maior facilidade de navegação na base de dados, é indispensável ler a secção "Notas e convenções" (p. 3). 

Actualizado em 11/02/2024

kwADPorto

Publicado em: ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca