Ninguém melhor que os seus autores, Álvaro Holstein e Marcelina Leandro, a quem agradecemos a generosa partilha, para nos apresentar este documento:
A transcrição que se apresenta a seguir, é a primeira parte de um manuscrito mais longo que vai para mais de vinte anos compramos na feira de Vandoma, ainda esta se fazia na Calçada de Vandoma, junto à Sé do Porto e que vinha junto com um lote de procurações e outra documentação avulsa que percorre uma boa parte do século XIX. Logo que a começamos a ler, pareceu-nos manifestamente interessante e sobre alguns aspectos importante a informação neles contida. Assim decidimos tornar acessível o manuscrito escrito pelo Cónego Manuel Rodrigues do Rosário, porque nele consta informação, em alguns casos muito detalhada, sobre os sacerdotes que exerciam nas Paróquias do Porto, tal como muita outra informação referente à mesma freguesia. Os amantes quer da genealogia, quer da história da cidade, por certo encontrarão informação, se não absolutamente desconhecida, pelo menos mais detalhada e que poderá levar a esclarecer e completar lacunas. Actualizou-se a grafia e desdobraram-se as abreviaturas, assim como se acrescentaram um extenso número de notas.
|
O acesso à Sé do Porto antes de 1940 |
Inventário dos padres da freguesia de Sé do Porto, seguido de notas soltas sobre a paróquia portuense nas décadas de 60 e 70 de 1800 e outra documentação avulsa
Autor Cónego Manuel Rodrigues do Rosário
kwADPorto
Publicado em: Indices
0 comentários:
Enviar um comentário