Colecção de assentos encontrados "aqui e ali" e que, pela sua invulgaridade, linguagem, ou simples nota de humor - ou ainda por abrirem uma janela para as mentes do passado - achamos por bem reunir. Outros mais se seguirão, na melhor oportunidade. (Clicar nas imagens para aumentar).
Nº. 7
Visionários - Guarda
Padres do distrito da Guarda, bem à frente do seu tempo, já usavam emojis. Úteis, sobretudo, quando não se lembravam do nome da criança.
-
partilhado por Rui Rocha, 21/12/2015, sem indicação da fonte
Casar, a bem ou a mal - S. Salvador de Castelões, 6/12/1710
«.. ele dito António Ferreira por não querer receber à sobredita Ana de Magalhães andou declarado por público excomungado e esteve preso no aljube do Porto e de lá se foram receber ambos na Sé da cidade do Porto conforme consta de um recurso que me apresentou cujo traslado de verbo ad verbum é o seguinte: O Doutor Diogo Marques Mourato provisor e vigário geral neste Bispado do Porto pelo Ilustríssimo Senhor Bispo governador das justiças e Armas ... mandou à igreja e ofícios divinos a António Ferreira seu freguês porquanto está recebido em face da igreja da Sé desta cidade com Ana de Magalhães da dita freguesia a qual o fez prender e meter no aljube, por não querer dar cumprimento às promessas de casamento por cuja causa o fez declarar de que já está absolvido pelo Reverendo Pároco desta Sé, e pagou as rebeldias que devia do tempo em que foi declarado, e se juntou aos autos a certidão de recebimento que se fez aos sobreditos para assim constar e se não proceder contra o suplicante se passou a presente...»
- partilhado por Victor Ferreira 1/12/2015, sem indicação de fonte
Assinaturas - Venade, 1579
Alguns exemplos de assinaturas de quem não sabia ler nem escrever.
- Partilhado por Nunes Beirão, 22/11/2015 - Casamentos, 1565-1620, tif 16
Enterração em vida - Caldelas, Guimarães, 16/3/1605
«Aos 16 dias de Março de 1605 anos Maria Gonçalves do Carregal estando viva, sã e valente mandou fazer sua enterração com dez padres com suas missas e o ofício e o ofertório.»
Na margem: "viva, tem cumprido"
- Partilhado por MC Barros, 27/10/2015, AMAP P-158
Não queria ser dado por pai - 1789, Ferreiros de Tendais, Cinfães
Assento de baptismo, acompanhado de uma declaração do padre, a qual não é autorizada, "sem ordem nossa" a constar de certidão.
«... baptizou solenemente, e pôs os Santos óleos a Maria filha de Ana solteira do lugar da Aldeia desta freguesia, neta, digo, e de José Martins solteiro do mesmo lugar (...).
[=Sem ordem nossa ... certidão desta declaração ]
Declaro por escrúpulo de ... e a impulso de caridade, que eu declarei por pai da sobredita criança a José Martins, chamado o Alferes de Aldeia, não obstante vir-me maliciosamente pedir o não pusesse por pai, porque é certo, público, e sem a menor dúvida, que ele é o pai da dita criança: e devo certificar e certifico com juramento in verbo sacerdotis que este homem há muitos anos anda amancebado com a dita Ana mãe da menina, de que faz menção o assento supra; tida, e manteúda, em uma casa e rua quase pegada à casa em que ele habita. Esta mancebia é notória, e escandalosíssima em toda a freguesia e sem ser bastante para os emendar toda a muita pastoral vigilância e apostólico zelo; porque com inaudita incorrigibilidade tem sempre iludido as muitas visitações e repreensões. Tem tido da dita amiga quatro filhas: a primeira chamada Ana Joaquina que ela pariu no Porto conduzida por ele; e pôs a criar na Roda, dando por sinal com o maior atrevimento o meu sobrenome. A segunda chamada Joaquina, pariu ela no lugar da Aldeia, em que habita; mas ele a levou furtivamente a baptizar na freguesia de Oliveira do Douro, e a pôs a criar em Paredes em casa de Manuel da Mouta. A terceira chamada Maria nasceu também em Aldeia mas ele a levou para Aregos a baptizar, e criar. A quarta é a dita que faz menção o assento supra. Tudo o que acabo de escrever não padece a menor dúvida. Ferreiros, 18 de Abril de 1789.
O Abade Bento Pinheiro da Costa»
- Partilhado por António José Mendes, 15/8/2015, Mistos 1775-1803, tif 98/99
Nem sangue nem criação - S. Simão de Azeitão, 1681
«Aos nove do mês de Março me despachou o Príncipe por Prior da Vila de Grândola; e no mesmo ano larguei esta Igreja de S. Simão com grande gosto por me livrar dos vilões desta freguesia onde o sangue é pouco, e a criação nenhuma; e suposto não haja terra que não tenha bem, e mau, esta nada tem bem como os meus sucessores experimentarão. O Doutor Baltazar Correia Pinto»
(Recorde-se que bem perto havia diversos palácios de gente nobre, mas especialmente na paróquia vizinha, de S. Lourenço. Esta diferença de fregueses deve ter ocasionado tal azedume).
Segue-se o comentário do visitador:
«Este Doutor ... pudera escusar de fazer este assento e lhe advertir que os párocos não hão-de desonrar os fregueses porquanto além de ser crime da visita, é contra a caridade e contra a cortesia que os párocos devem guardar a seus fregueses e assim como eu me escandalizei o podem fazer fazer todos os que virem este assento. S. Simão 18 de Maio de 1682. O Padre P. Rodrigues Grilo»
- Partilhado por Maria Isabel Frescata Montargil e Luís Pascoal, ADSTB, Casamentos 1678-1723, tif 6
Tanto latim e no fim... Poenitentiae*- Ferreiros de Tendais, Cinfães, 1790
«Aos treze dias do mês de Maio de mil setecentos e noventa depois de serem denunciados nesta Matriz de São Pedro de Ferreiros de Tendais, Bispado de Lamego, inter Missarum Solemnia, et in tribus diebus festivis continuis, segundo a determinação do Tridentino, e Pastorais Diocesanas, sem algum impedimento, e certificado do consentimento dos que o deviam dar, se receberam in facie Ecclesia, e na minha presença por palavras de presente, por marido, e mulher este assento não se acabou, porque estando para se receberem, arrependeram-se.»
- Partilhado por António José Mendes, 24/6/2015, Mistos 1775-1803, tif 493
*Arrependimento
Na dúvida, é dos dois - Melres, 1691
«Pedro filho de Catarina Martins viúva (...) e ela dita Catarina Martins disse que tivera cópula com Domingos de Moura da mesma freguesia e com Pantaleão João (...).»
Averbado: «Eu o Padre Estevão Moreira cura desta freguesia declaro que neste assento Catarina Martins viúva não deu a seu filho Pedro pai determinadamente porque teve ajuntamento com dois homens como consta do assento, e como foi quase no mesmo tempo disse que não sabia de qual deles concebera mas que lhe parecia ser de Domingos de Moura.»
Sem papas na língua, Mortágua, 1835
«Aos vinte e nove dias do mês de Março de mil oitocentos e trinta e cinco baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a João filho de outro filho da puta e de Maria Brêda do lugar do Freixo desta freguesia. Neto paterno de Tomásia Maria e de avô incógnito ...»
- Partilhado por Cristina Martins Valente, 21/3/2016, ADVIS Baptismos 1830-1849, tif 23
Isaac Newton, Cedofeita, Porto, 1864
«... Francisco que nasceu nesta freguesia de Cedofeita (...) filho legítimo primeiro do nome de Isaac Newton de profissão caixeiro guarda-livros e de Dona Ana Emília Newton (...) neto paterno de Isaac Newton e de Dona Maria Ludovina de Aguilar Newton...»
- Partilhado por Cristina Martins Valente, 6/4/2016, ADPRT Baptismos 1864
Publicado em: Assentos Curiosos, mcb
0 comentários:
Enviar um comentário