Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

23 de abril de 2018

23 de abril de 2018 por Gnealogiafb2 comentários

Por Ricardo Brochado

Partilho convosco um valioso artigo da Dra. Amélia Polónia, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que inclui uma listagem de Mestres e pilotos das carreiras ultramarinas: (1596-1648).

Livro de Lisuarte de Abreu, 1565


O artigo em causa pode ser consultado online, mas, quando a FLUP, procedeu à digitalização dos artigos, a tecnologia de OCR (reconhecimento de caracteres) ainda não estava disponível. Assim, para facilitar a pesquisa, converti as listagens com um software de OCR, permitindo a procura. No entanto o software possui limitações: se a palavra possuir acentuação não será reconhecida - por exemplo, para localizar “António” terão que procurar por “Ant”; também não pagina muito bem, tendo tudo que ser feito de forma manual, daí a aparência tosca dos ficheiros. No entanto reconhece o texto.
Etas listagens constam no artigo a partirá da página 52 do artigo da FLUP, cujo link se refere acima (página 323 da paginação original).

O índice está dividido em dois ficheiros PDF, por limitações do software, sendo que no segundo está a folha em falta da primeira série de ficheiros.

Inclui, para cada indivíduo, a data de nomeação, a posição ocupada, a carreira a morada - não indica a naturalidade - e claro, a referência do documento fonte.




Publicado em: ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca