Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

17 de março de 2023

17 de março de 2023 por Maria do Céu Barros comentários
José Lopes Viera (1887 Caíde de Rei, Lousada - 1951, Porto), jornalista, começou a trabalhar para “O Primeiro de Janeiro” no início do século passado, para o qual mais tarde veio a ser eleito chefe da redacção, funções que desempenhou durante 28 anos. Foi contemporâneo e amigo dos escritores e de muitas individualidades relevantes da sociedade portuguesa da época. Referência no jornalismo português, colaborou em diversos jornais, nomeadamente a «Voz Pública», «O Norte» e «A Tarde», de que foi director. Redigiu, primeiro em colaboração e depois sozinho, o «Almanaque de O Primeiro de Janeiro» e foi vice-presidente e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

José Lopes Vieira

Com antepassados nos “de França” de São Cosme, era sobrinho por afinidade da cunhada mais nova de Camilo Castelo Branco, Rosa, irmã de Joaquina Pereira de França cuja genealogia foi já publicada neste blogue. Ainda que comprovável apenas por indícios, Rosa, a mais jovem cunhada de Camilo Castelo Branco e, possivelmente sua admiradora, terá acompanhado os estudos e influenciado este sobrinho com respeito à sua inclinação literária. Tinha treze anos quando surgiu a notícia da morte dramática do escritor, a idade em que as sensibilidades despertam e as vocações começam a desenhar-se. José Lopes Vieira não terá de modo algum atingido a notabilidade de Camilo, mas foi pelo menos notório como poeta satírico, dramaturgo e, principalmente, jornalista, um tanto à imagem de Camilo.

José Lopes Vieira casou em 1904 com Amélia de Almeida Lopes (1877-1970), tia materna de Hernâni Maia, autor desta genealogia, que gentilmente aqui a publica, juntamente com um diagrama da árvore genealógica do jornalista. 

Em 2022/2023, o autor actualizou este trabalho que amavelmente aqui partilha. Estas publicações podem ser descarregadas clicando nas hiperligações seguintes:


Originalmente publicado em 16/04/2020
kwADVilaReal
Publicado em: , ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca