Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

3 de fevereiro de 2023

3 de fevereiro de 2023 por Maria do Céu Barros comentários
É com todo o gosto que publicamos aqui mais um trabalho de Hernâni Maia, com a qualidade e rigor que lhe são habituais, certas de que será do interesse de muitos genealogistas. 

A árvore genealógica de Camilo Castelo Branco é muito conhecida, mas nem por isso deixamos de encontrar algumas surpresas. Um facto menos conhecido é o de ele ter casado uma primeira vez, quando contava apenas 16 anos, com Joaquina Pereira de França, de 15 anos, oriunda de uma família modesta de S. Cosme, Gondomar. Embora pessoa modesta, Joaquina descendia de uma das famílias mais influentes de S. Gosme. Tiveram uma filha, falecida em criança, pouco tempo depois do falecimento da mãe. No seu livro, “A primeira mulher de Camilo”, publicado em 1916, Alberto Pimentel conta a história deste primeiro casamento, com informações um tanto imprecisas que recebeu de descendentes de irmãos desta primeira mulher.

Pais de Joaquina Pereira de França de quem não existem retratos.
Fotografia publicada no livro de Alberto Pimentel
"A Primeira mulher de Camilo"

Em 2020, após uma  pesquisa aturada e exaustiva da genealogia de Rosa, única filha de Camilo e Joaquina, Hernâni Maia publicou aqui o trabalho resultante dessa pesquisa, sob a forma de livro destinado a consulta online, juntamente com um diagrama em PDF de alta resolução da genealogia da menina. Este trabalho permitiu-lhe corrigir informação existente na Casa de Camilo de S. Miguel de Seide e também alguma da publicada por Alberto Pimentel. 

Em 2022/2023, o autor actualizou este trabalho que amavelmente aqui partilha. Podem descarregar esta obra seguindo as ligações:

Genealogia - Árvore interactiva - mesmo conteúdo do livro, mas em formato para computador.
Diagrama, com árvore genealógica e indicação dos capítulos e freguesias.

Rosa Pereira de França Botelho Castelo Branco - Genealogia
Edição do autor, Braga, 2020

Chamamos a atenção para a secção "ACESSO ÀS FONTES PAROQUIAIS, onde o autor explica como chegar às fontes paroquiais na eventualidade de as hiperligações para os registos deixarem de funcionar.

kwADVilaReal
Originalmente publicado em 13-03-2020

Publicado em: , ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca