Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

5 de outubro de 2021

5 de outubro de 2021 por Maria do Céu Barros comentários
Tese de Mestrado de Sandra Martins,  que poderá interessar aos que pesquisam na zona de Braga, com a lista de cargos, a sua descrição e nomes da governança da cidade, no período em estudo. Chamamos a atenção para os anexos, onde encontram uma tabela dos prazos do Livro de Prazos da câmara entre 1428 a 1498, assim como a lista dos cargos concelhios e seus detentores 1469-1498.

Mapa de Braunio de finais do século XVI

Da Introdução da tese:
A presente dissertação de mestrado em História Medieval tem por objetivo apresentar o funcionamento do Concelho bracarense e simultaneamente proceder à caracterização sociológica, económica e política da elite governativa respetiva, na segunda metade do século XV. Em particular, pretendemos centrar-nos em questões como a periodicidade das vereações e o espaço físico onde se reuniam, mas também quais eram os principais cargos concelhios e quem eram os homens que os desempenhavam, que ligações havia entre eles (familiares, amizade, vassalidade), e até mesmo o tipo de relações que mantinha a instituição concelhia com outros poderes locais, nomeadamente com o Arcebispo e Cabido, bem como com o poder central.


O Concelho de Braga na segunda metade do século XV: O governo d’Os homrrados cidadaaos e Regedores - Dissertação de Mestrado de Sandra Raquel da Silva Oliveira Martins - Repositorium da Universidade do Minho, 2013.


kwADBraga

Publicado em: ,

1 comentário:

Biblioteca
Videoteca