Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

15 de setembro de 2021

15 de setembro de 2021 por Maria do Céu Barros comentários
De acordo com o princípio que norteou a criação deste blog, publicamos aqui alguns trabalhos elaborados por colaboradores para seu uso próprio e que, generosamente, decidiram partilhar. Trata-se de índices de baptismos, casamentos ou óbitos, de algumas localidades, muito úteis para quem pesquisa nessas zonas.
Agradecemos ao Ricardo Venâncio, autor dos índices de casamentos de Almodôvar, ao João Nunes pelos índices de Corte de Pinto, ao João Naia pelos índices de casamentos de Beja e à Joana Revez pelos índices de baptismo de Almodôvar

Perspectiva da cidade de Beja, por Francisco de Paula Graça - 1850 (fonte)

Dica: Clique nas datas para aceder aos índices.


Base de dados CEMSD, Centro de Estudos da Mina de S. Domingos, freguesia de Couto de Pinto, concelho de Mértola. Totalmente dedicada à divulgação e promoção do património, material e imaterial, da Mina de S. Domingos, facilita o acesso a documentação histórica e técnica de forma absolutamente aberta e gratuita. O CEMSD agrega um largo conjunto de documentos devidamente organizados, alguns de extrema raridade e até agora de difícil acesso por via eletrónica, de que se destaca cerca de 11.000 fichas individuais de funcionários da antiga empresa mineira e antigos habitantes da aldeia. Na página encontram ainda índices de baptismos, casamentos e óbitos desta freguesia.
No módulo "GENTE" encontram-se assentos de todas as freguesias do concelho de Mértola (com destaque para a freguesia de Santana de Cambas), dos concelhos circundantes (ex: Serpa, Moura, Almodôvar) bem como do do distrito do Algarve (maioritariamente do concelho de Alcoutim, Vila Real de Santo António e Tavira). Por conseguinte todos os interessados em genealogia ou outro tipo de investigadores poderão igual e nomeadamente consultar no período cronológico que abarca a exploração mineira (1856-1967) outros registos de pessoas que habitaram, trabalharam, casaram ou morreram na mesma freguesia localizados durante a pesquisa dos investigadores do CEMSD, por exemplo através dos registos do recenseamento eleitoral, das fichas de sócios do sindicato, da casa do Povo, dos registos militares, dos professores, dos comerciantes.

kwADBeja
Originalmente publicado em 30/5/2016
Publicado em: , , ,

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar queria deixar o agradecimento João Naia da Silva pelo trabalho desenvolvido, dado que se trata de um contributo e instrumento valioso para quem se inicia no trabalho de pesquisa genealógica familiar.

    Em segundo lugar, sendo este um trabalho de permanente aperfeiçoamento, até pela própria natureza do material com que se trabalha, venho indicar a necessidade de correção nos indicies de casamento de Santa clara de Louredo.

    Encontra incorretamente mencionado o apelido "Nata" em alguns nomes quando na verdade o apelido é "Nota"

    Obrigado e continuação do bom trabalho

    Sérgio Nota Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Nota, agradecemos as suas generosas palavras e a sugestão de correcção ao apelido "Nata", já foi efectuada a correcção para "Nota".
      Cumprimentos,
      Paula Peixoto

      Eliminar
    2. Obrigado pela pronta resposta e retificação.
      No entanto se calhar houve algum excesso de zelo, o nomes "Fortunata" não careciam de correção :-) tratava-se apenas de corrigir os apelidos "Nata" para "Nota"

      cumprimentos e obrigado

      Sérgio Nota Moreira




      Eliminar
    3. Caro Sérgio, o Excel tem vida própria e resolveu alterar o nome à Fortunata, agradeço a atenção.
      Cumprimentos,
      Paula Peixoto

      Eliminar

Biblioteca
Videoteca