Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

3 de fevereiro de 2023

3 de fevereiro de 2023 por Maria do Céu Barros comentários
A pedido do Arquivo Distrital do Porto (ADPRT), divulgamos aqui o projecto "Provas de Vida" que poderá interessar à comunidade de genealogistas, tanto amadores como profissionais.


 O projeto “Provas de Vidas” é um projeto de televoluntariado focado na criação de registos descritivos a partir dos assentos dos livros paroquiais (batismos, casamentos e óbitos), que o ADPRT disponibiliza online. Oferecem a formação, o procedimento, o ficheiro modelo, o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, por e-mail ou whatsapp.

Em traços gerais, apenas é necessário fazer chegar esse mesmo ficheiro devidamente preenchido com todos os registos de um livro completo (a definir com o ADPRT).

O arquivo faz o controlo da qualidade dos registos, mas procuram sobretudo pessoas com alguma formação ou conhecimentos de paleografia e familiarizadas com estes documentos. Feita a verificação da conformidade dos registos, são os mesmos importados para a BD pública (disponível em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt), ficando o nome da pessoa que fez os registos devidamente identificado nas notas do livro, informação disponibilizada também ao público em geral.

A Campanha de Recolha de Índices tem como finalidade angariar ficheiros em Excel com informação extraída a partir de livros completos(registos de batismos, casamentos, óbitos, passaportes, etc) já trabalhada por terceiros. Neste caso, interessa informação por colunas (nomeadamente identificação do livro e da fl/assento/tiff, nome do registado, nome do pai, nome da mãe, data de batismo e data de nascimento). Esses dados serão depois adequados, pelo ADPRT, ao seu procedimento. Também aqui é sempre feita a identificação pública de quem forneceu a BD, ficando todos os registos disponíveis para pesquisa pública.

De referir que este trabalho tem a vantagem não só de permitir a localização mais rápida de um indivíduo registado, mas também de localizar todos os filhos de um determinado casal.

Para mais informações, poderão contactar o ADPRT por email ( info@adporto.dglab.gov.pt) colocando no assunto "Provas de Vida".

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca