Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

12 de março de 2015

12 de março de 2015 por GenealogiaFB comentários

Colecção de assentos encontrados "aqui e ali" e que, pela sua invulgaridade, linguagem, ou simples nota de humor - ou ainda por abrirem uma janela para as mentes do passado - achamos por bem reunir, para nosso e vosso deleite. Outros mais se seguirão, na melhor oportunidade. 


A cabeça - Santa Maria do Prado, Braga - 6/6/1611
Em os 6 de Junho de (1)611 s'enterrou a cabeça de Fr.co Frz [Francisco Fernandes] q (h)avia 10 dias q estava no pelourinho, foi enforcado em Ponte de Lima, ao presente se disserão ... missas.
-rec. por António José Mendes


Avô invulgar - Serzedo, Guimarães - 21/3/1687
Aos vinte e hum dias do mês de m.ço baptizei eu Fr.co P.ra Abade da Igreja de S. Miguel de Serzedo a Joseph filho de M.ª solteira de Oleiros a neta de alcunha deu-lhe por pai a D.gos filho do Burro de Matamá foram padrinhos (...)
-rec. por Maria do Céu Barros


Sobrinho do irmão - Ancede - 29/12/1641
Aos 27 deste mês de Dezembro de seiscentos e quarenta e um, baptizei Maria, filha de Catarina, solteira (...). Não ponho aqui o pai porque deram um, e consta-me outro, e declaro aqui e certifico isto como Cura e notário apostólico que sou, que se não dê crédito ao pai que as mulheres solteiras desta freguesia dão aos filhos no baptismo, porque os fazem com uns e dão outros, como fez Maria (Ferreira?) da Devesa uma filha por nome Maria, à qual lhe baptizou o Padre Francisco Mateus Toscano, está a folhas 66 deste livro: deu por pai a um Belchior Camelo, de São Tomé, e hoje está tida e havida por filha de João de Azeredo; mais Antónia Ferreira, da Devesa, pariu um filho que eu rebaptizei a folhas 80, deu por pai Gaspar Teixeira, e o Abade de São Tomé o levou para casa como foi de 3 anos, e o cria e traz como sobrinho de seu irmão. Muitos exemplos destes tenho como certos, que não ponho aqui por não (enfadar?), que tudo tenho bem experimentado desta matéria. Hoje, 29 de Dezembro de [1]641.
-rec. por Rita VZ


Barregão - S. Sebastião, Guimarães - 15/3/1586
Aos quinze dias do mês de Março de 1586, baptizei eu, Gonçalo Dias da Faria, Cura nesta Igreja de São Sebastião, a Senhorinha, filha de Madalena Gonçalves e de Salvador Fernandes, seu barregão; foram padrinhos André Gonçalves e Isabel Mendes.
-rec por António José Mendes


Cristão-Novo - S. Sebastião, Guimarães - 12/7/1585
Aos doze dias do mês de Julho de 1585 baptizei eu, Gonçalo Dias da Faria, cura nesta Igrª de S. Sebastião a Afonso filho de Diogo Vaz mercador cristão-novo e de Genebra Gonçalves mulher soltrª: forão padrinhos João Anes do Canto e Branca filha de João Alvares da Maina.
-rec por António José Mendes


Nome de código - Lagares, Felgueiras - 29/5/1597
Aos vinte e nove de Maio de noventa e sete baptizei a Catarina filha de Inês de Cem deu-lhe por pai 23v4352m4g forão padrinhos Francisco Gonçalves de Cem e madrinha Catarina filha de Francisco Gonçalves da Bouça |já é morta|.
-rec. por Maria do Céu Barros


Morte Repentina - Topo, Calheta, Ilha de São Jorge - 23/9/1699
Em os vinte e três dias do mês de Setembro de 1699 anos faleceu da vida presente Manuel da Costa natural da Vila da Praia marinheiro de um barco da dita Vila a qual cortaram os mouros a cabeça a levaram consigo e o mais corpo está enterrado nesta Igreja da pia de água benta da porta principal para a banda da escada do coro, não recebeu sacramentos por ser a morte tão repentina que para constar fiz este termo que assinei. Era ut supra.
-rec por Miguel Santos


Dupla infortuna - S. Lourenço, Portalegre - 31/7/1639
No derradeiro dia do mês de Julho de [1]639 faleceu a bexigosa padeira q morava na Caganitta recebeo todos os sacramentos e está enterrada nesta Igreja fizerão-lhe bem por sua alma e por verdade fiz este termo que assinei.
-rec por Luís Projecto Calhau


Noivo em fuga - Azurara, Vila do Conde - 11/11/1781
Aos 11 de Novembro de mil setecentos e oitenta e hum da tarde, na Igreja de Santa Maria a Nova de Azurara, feitas as denunciações, (...) Averbado: Nam teve efeito porq fugio o noivo no dia do recebimento
-rec por Ajc. Oliveira


Dona de pais incógnitos - Santa Isabel - 15/11/1816
Em quinze de Novembro de 1816 nesta Parochial de Santa Isabel baptizei e pus os Santos Óleos a Dona Maria Isabel de Lacerda filha de pais incógnitos que nasceo em vinte e nove de Outubro próximo passado, e foi conduzida a baptizar por Luzia Rosa moradora na Rua de S. Miguel desta freguesia. Padrinho (...)
-rec por Marta Pimentel


Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca