Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

18 de julho de 2015

18 de julho de 2015 por Maria do Céu Barros comentários
Ao longo da nossa pesquisa em Genealogia vamos recolhendo e acumulando um número cada vez maior de imagens digitalizadas, sejam fotografias, prints de documentos, mapas, recortes de imprensa, ou outros.  Tentamos incluir a informação mais relevante no nome do ficheiro, mas, como nem tudo cabe no nome da imagem, é frequente surgirem dificuldades com a identificação completa das imagens.

Neste tutorial explica-se a forma como pode ser feita a identificação de imagens, para que se possa rapidamente saber a que se refere, quem nela aparece, datas, refª de arquivo, etc., facilitando, simultâneamente, a pesquisa das mesmas.



Propriedades das imagens

Todas as imagens incluem uma série de propriedades que podem ser visualizadas e, algumas delas, editadas. Estas propriedades são gravadas com a própria imagem o que significa que, ao copiar, transferir ou enviar uma imagem a alguém, elas vão incluídas.

Para aceder às propriedades apenas é necessário clicar com o botão direito do rato sobre uma imagem e, de seguida, no separador Detalhes.



Ao colocar o ponteiro do rato sobre a coluna Valor, à frente de cada descrição, surgirá uma caixa de edição para todas as propriedades passíveis de serem alteradas. Nessa caixa podemos teclar o nosso próprio texto.

Título é usado por vários programas para legendar as imagens.

Assunto poderá ser aproveitado para adicionar uma descrição geral do tipo de imagem, ou seja, temas em que queremos dividir as imagens (Assentos, Fotos, Mapas, etc). Neste caso, como se tratam de imagens incluídas em trabalhos de Genealogia, optou-se por Genealogia-IMG-Fotos

Etiquetas: permite adicionar várias, separadas por um ponto e vírgula.

Comentários: um campo óptimo para listar os nomes das pessoas que aparecem nas fotografias uma vez que  permite adicionar um pequeno texto.

No caso de a imagem ser um documento, as propriedades são também muito úteis. Informações relativas à data, intervenientes, referência do arquivo, nome do arquivo, etc., podem ser incluídas na própria imagem através das suas propriedades. Em Origem podemos adicionar o nome da entidade que possuí o original da imagem, assim como a data. Autores poderá ser a paróquia. Cada um aproveitará este recurso da forma que melhor lhe convier.



Algumas propriedades podem ser editadas directamente na pasta onde se encontram, como é o caso das etiquetas.



Pesquisar através das propriedades

Na caixa de pesquisa, dentro de qualquer pasta, teclar o nome da propriedade seguida de dois pontos (:) e do texto a procurar (não é necessário teclar o texto completo). Serão listadas todas as imagens existentes no computador cujas propriedades incluam o texto inserido. Se a propriedade tiver mais do que uma palavra deverá ser teclada sem espaços (tiradaem: em vez de tirada em:). Por outro lado, para procurar uma frase, como um nome, deve-se incluir o nome entre aspas.



Exemplo: se foram adicionadas referências de livros nas etiquetas, para encontrar todas as imagens desse livro existentes no computador, teclamos etiquetas:PT/AMAP/PRQ/PGMR72/1590/P-886

É também possível combinar vários termos de pesquisa. Por exemplo:
assunto:Assentos etiquetas:"João Marques"

Algumas propriedades
assunto:
etiquetas:
título:
autores:
tiradaem: (apenas funciona para datas posteriores a 1899)
copyright:
comentários:

Mais informação nas páginas da Microsoft, em Mudar as propriedades de um ficheiro.

Publicado em: , ,

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca