O
Centro de Estudos da Mina de S. Domingos, é um projecto sem fins lucrativos, que se dedica ao estudo da história e do património da antiga aldeia do couto mineiro (freguesia de Corte de Pinto) e das suas características, suas gentes e costumes, os locais, entre outros. Trata-se de um trabalho muito bem conseguido e de grande interesse, desde os excelentes
índices paroquiais, onde é fácil e agradável pesquisar, à
coleção fotográfica,
mapas e outros, e que está também aberto à colaboração de possíveis interessados em contribuir para este projecto. Recomendamos vivamente uma visita, certas de que irão gostar.
|
Aguardando a troca de turno, década de 60 do século XX - Fonte |
O CEMSD agrega um largo conjunto de documentos devidamente organizados, alguns de extrema raridade e até agora de difícil acesso por via electrónica, de que se destaca cerca de 11.000 fichas individuais de funcionários da antiga empresa mineira e antigos habitantes da aldeia. Na página encontram ainda índices de baptismos, casamentos e óbitos da freguesia de Corte de Pinto e, no módulo "GENTE" também assentos de todas as freguesias do concelho de Mértola (com destaque para a freguesia de Santana de Cambas), dos concelhos circundantes (ex: Serpa, Moura, Almodôvar) bem como dos do distrito do Algarve (maioritariamente dos concelho de Alcoutim, Vila Real de Santo António e Tavira).
Todos os interessados em genealogia ou outro tipo de investigadores poderão igual e nomeadamente consultar no período cronológico que abarca a exploração mineira (1856-1967) outros registos de pessoas que habitaram, trabalharam, casaram ou morreram na mesma freguesia localizados durante a pesquisa dos investigadores do CEMSD, por exemplo através dos registos do recenseamento eleitoral, das fichas de sócios do sindicato, da casa do Povo, dos registos militares, dos professores, dos comerciantes.
Os contributos (informação, fotos, documentos, etc.) podem ser enviados para geral@cemsd.pt
kdADBeja
Publicado em: Arquivos Outros, Bases de Dados, Indices, mcb, Património
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarEste site está muito bem organizado. Muito informação sobre as minas!
obrigada
Por favor corrijam o texto a Freguesia é "Corte do Pinto" e não "Couto de Pinto" como inicialmente mencionam, mais à frente no texto já está correto.
ResponderEliminarGrata pela chamada de atenção, correcção efectuada
Eliminar