Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

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  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

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  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

10 de outubro de 2014

10 de outubro de 2014 por Maria do Céu Barros comentários
Mais um índice partilhado pela Márcia Helena Miranda de Sousa, desta vez, dos livros paroquiais da cidade do Rio de Janeiro.


Veja também:
Pesquisar no Brasil, para principiantes


Actualizado em 9-2-2017

24 de setembro de 2014

24 de setembro de 2014 por Manuela Alves comentários
Cartório Notarial de Vila do Conde   Notas para escrituras diversas
Na continuidade da tradição romana e visigótica e desde os alvores da nacionalidade, está atestado documentalmente o costume de se fazerem escrituras com o fim de atestar a prática de determinado acto jurídico- contratos, testamentos, doações, etc. Aliás, o mais antigo documento conhecido escrito em Português, é uma escritura de partilha datada de 1192 (Escrituras in Dicionário de História de Portugal, vol. II, p. 428). É no reinado de Afonso II (1211-1223) que se regista a existência de oficiais públicos denominados tabeliães. Os tabeliães, notários de então, eram nomeados pelo rei e conferiam fé pública aos instrumentos que lavravam - as notas. Estes, exerciam a sua actividade, numa ou várias localidades, com elevada autonomia dos poderes públicos. Durante séculos verificou-se que o "tabelião das notas" era também o escrivão judicial em terminado concelho. Em 1899, por Decreto de 23 de dezembro (publicado em 11 de Setembro de 1900), serão reorganizados os serviços do notariado, passando o tabelião a notário. A tendência é a da extinção dos múltiplos ofícios de tabeliães à medida que tais lugares fossem vagando, sendo entregue a documentação ao cartório do concelho respectivo. O decreto de 30 de Agosto de 1902 (D. G. n.º 200 de 6 de Setembro de 1902), fixará o número e a localização de lugares de notários em todas as comarcas do país.
A principal série documental produzida pelos tabeliães e notários é a das notas completadas com os documentos referentes aos actos descritos nos livros respectivos.
Fonte: Arquivo Distrital da Guarda 

Cartório Notarial de Vila do Conde - 6º Ofício
Os livros que constituem este fundo integraram previamente os fundos do 1º Cartório Notarial e do Cartório sem número, de Vila do Conde, até Novembro de 2011. Os documentos provenientes da incorporação original constituiaram a antiga 3ª série notarial do antigo fundo do 1º Cartório (antigas UIs 3001 a 3169 das notas para escrituras diversas e 3001 dos apensos), assim como elementos diversos do antigo Cartório sem número.
Série  001 Notas para escrituras diversas 1515-03-02/1914-03-14


Cartório Notarial de Vila do Conde - 12º Ofício
Os livros que constituem este fundo integraram previamente o fundo do 1º Cartório Notarial de Vila do Conde, até Novembro de 2011. Os documentos provenientes da incorporação original constituiram a antiga 1ª série notarial do mencionado fundo (antigas UIs 1001 a 1047 das notas para escrituras diversas).
Série001 Notas para escrituras diversas 1559-01-22/1653-06-21

21 de setembro de 2014

21 de setembro de 2014 por Paula Peixoto comentários
Índice registo de testamentos:


         (Em actualização)
kwADVianadoCastelo

14 de setembro de 2014

14 de setembro de 2014 por Paula Peixoto comentários
Albergaria de Penela teve a sua origem num julgado medieval, em Riba de Lima, o qual compreendia uma grande quantidade de honras e coutos de Gaifar, Cabaços, Lavradas, Serzedelo, Queijada e Boalhosa, entre muitos outros, pertencentes a fidalgos, à Sé Bracarense e à Ordem do Hospital ou mesmo a mosteiros como o de Bravães e Serzedelo.

Ali existente e como cabeça de região erguia-se o castelo da Penela de cuja conservação cuidavam, por incumbência dos monarcas, os moradores do couto.

Em 8 de Abril de 1408, o seu território viria a ser repartido pelos concelhos de Albergaria de Penela e Portela das Cabras, integrando-se o primeiro na comarca de Viana e o segundo na ouvidoria de Barcelos. Não obstante a divisão, o juiz e escrivão dos órfãos continuaram a ser comuns aos dois concelhos.

O rei D. Manuel I deu foral a Albergaria de Penela em 20 de Junho de 1514 (Livros dos Forais Novos do Minho, fl. 43v, col. II).

A freguesia de Anais (Santa Marinha) viria a tornar-se sede deste concelho, do qual fizeram parte as freguesias de Calvelo, Duas Igrejas, Azões, Anais, Fojo Lobal, Mato, S. Diães, Friastelas e Gaifar.

No respeitante ao poder local, Albergaria de Penela dispunha de um juiz ordinário, dois vereadores e procurador do concelho, eleição trienal do povo e pelouro a que presidia o Corregedor de Viana, quatro tabeliães, servindo alternativamente na Câmara e Almotaçaria, apresentados pelo senhor da terra, que nomeava os três meirinhos e a Câmara um. Tinha ainda distribuidor, inquiridor e contador e juiz dos órfãos e um capitão-mor com duas companhias.

Nos inícios do século XVIII eram senhores deste concelho os Castros, de quem tomou o nome de Penela de D. João de Castro para se diferenciar de Penela do Conde de Vimioso ou de Portela de Penela ou Penela das Cabras.

Com a extinção do concelho, que viria a ocorrer a 24 de Outubro de 1855, as suas freguesias foram distribuídas pelos concelhos de Ponte de Lima e Barcelos, recebendo o primeiro, Anais, Fojo Lobal e Friastelas.
(in Arquivo Municipal de Ponte de Lima)

Livro de Notas: Escrituras diversas, designadamente de compra e venda, de arrendamento, de dote e casamento, de reconhecimento e perfilhação, de doação e partilha, de empréstimo de dinheiro a juro, de quitação, etc. Inclui também testamentos.
(in digitarq.advct)





OFÍCIO DE ALBERGARIA DE PENELA
Livros de Notas
LIVRO DATAS ÍNDICE
Livro 1 18/01/1733 a 28/08/1733 Excel
Livro 2 04/08/1735 a 26/10/1736 Excel
Livro 3 06/11/1736 a 20/12/1737 Excel
kwADVianadoCastelo

13 de setembro de 2014

13 de setembro de 2014 por GenealogiaFB comentários
Os testamentos, fontes relevantes para a percepção do contexto sócio-económico em que se movimentavam os nossos antepassados, constituem também um repositório de informações que nos permite ter um vislumbre da personalidade dos testadores, de alguns acontecimentos que marcaram as suas vidas, bem como de conhecer outros membros da família. A par dos registos de óbitos, os testamentos possibilitam a reconstrução das suas histórias, indo mais além das datas de baptismo, casamento, e morte.
Esta documentação encontra-se em diversos arquivos. Pretende-se aqui reunir informação sobre a localização de livros de testamentos seja qual for o tipo de arquivo onde possam ser consultados. A informação aqui disponibilizada será actualizada conforme nos forem surgindo, ou comunicados, mais repositórios deste tipo de documentação.

Albufeira

No Arquivo Municipal encontramos os seguintes livros de Testamentos para consulta:
por Paula Peixoto comentários
000001 Livro de registo de passaportes 1835-10-08 1842-08-22
000002 Livro de registo de passaportes 1842-09-17 1851-08-07
000003 Livro de registo de passaportes 1853-10-17 1857-01-08


kwADVianadoCastelo

5 de setembro de 2014

5 de setembro de 2014 por GenealogiaFB comentários
O modo como é feita a descrição dos documentos nem sempre é facilitadora da sua indexação, por motivos vários, nomeadamente a variedade de critérios nos dados introduzidos, mas isso pode ser ultrapassado, utilizando a pesquisa avançada. Vejamos como, explicando ao mesmo tempo as opções feitas, pois isso pode servir para outros arquivos que utilizem o sistema Digitarq.

Lembra-se que os destinatários são pessoas poucas conhecedoras destes meandros da pesquisa on line, com quem partilhamos a nossa própria experiência, muitas vezes feita pelo processo "tentativa-erro".

Comecemos por ver o quadro da Pesquisa Avançada:




REFERÊNCIA
A referência é um conjunto de letras que indicam onde deve ser feita a pesquisa, o que ajuda a limitar a quantidade de resultados devolvidos. Quando apenas queremos verificar se um nome existe, não importando aonde, deixamos esta caixa em branco. Por outro lado, se sabemos exactamente onde procurar, podemos teclar o código base do respectivo fundo.

Como descubro a referência?
Para saber qual a referência de um determinado fundo e subfundo, tecle o nome dele, ou semelhante na caixa título e clique em Pesquisar. Exemplo: Juízo Justificações Ultramarinas. Na página de resultados aparecerá a descrição desse fundo, de onde podemos copiar a referência. Neste caso seria PT/TT/JIM-JJU:

  • PT - Portugal 
  • TT - Torre Tombo 
  • JIM - Fundo Juízo da Índia e Mina 
  • JJU - Subfundo Juízo das Justificações Ultramarinas 

Pode também consultar este catálogo que contém a descrição pormenorizada de todos os fundos existentes na Torre do Tombo.

TÍTULO
É o nome que foi dado ao documento. Nas séries documentais com títulos muito extensos e pormenorizados, é fácil que funcione com muitas palavras relativas a nome, apelido, local ou tipo de documento. Teclando o nome de um local, Barcelos, por exemplo, serão devolvidos inúmeros resultados. Se teclarmos Azevedo, um apelido, teremos menos.

Quando o título é pouco extenso, teremos que refinar a pesquisa, usando outras opções. Se quer pesquisar no Brasil, escreva no campo "Título" um nome ou apelido.

ENTRE AS DATAS
Pode usar um intervalo temporal, preenchendo "Entre as datas". Não é necessária uma data exacta, pode-se usar apenas o ano.

PESQUISAR OUTROS CAMPOS
Clicando em "Pesquisar outros campos", aparecem mais opções, como é o caso de "Âmbito e conteúdo", campo onde normalmente se faz a descrição do documento. Aqui poderá escrever um parentesco ou um  local, Vila Conde, por exemplo, ou ainda o nome do cônjuge, etc. Dependerá do tipo de documento que procura.

OUTRAS OPÇÔES
Se quiser apenas resultados para documentos digitalizados, marque a caixa "Com representação digital".

UM EXEMPLO CONCRETO
Queremos saber se existe o nome Francisco Xavier de Faria e Costa, no fundo Juízo da Índia e Mina. Teclamos o nome na caixa Título e foram-nos devolvidos 0 resultados, mas não desistimos. Vamos ver se existe em Âmbito e Conteúdo. Para isso, cortamos o nome da caixa Título, clicamos em "Pesquisar noutros campos",  e colamos o mesmo na caixa Âmbito e Conteúdo.



Desta vez, obtivemos 2 resultados. O primeiro é o que procurávamos.

NOTA: a pesquisa pode ser ainda mais refinada, se teclarmos o nome exacto (Francisco Xavier de Faria e Costa, em vez de Francisco Xavier Faria Costa) e escolhermos a opção "Contém a frase exacta".

Caso obtenha inúmeros resultados, pode ir refinando a pesquisa, incluindo um intervalo temporal, por exemplo, ou adicionando o nome de uma localidade ao título, etc.

Para mais informação, consultar este documento.

3 de setembro de 2014

3 de setembro de 2014 por Manuela Alves comentários

Extinto com a reforma de Mouzinho da Silveira, este Juízo funcionava na dependência do Juízo da Índia e Mina. Competia-lhe conhecer das causas de justificação e habilitação a heranças de pessoas falecidas no Ultramar ou com bens naqueles domínios e dívidas de pessoas aí falecidas.  No âmbito e conteúdo deste fundo encontra-se uma síntese do mesmo. As causas de justificação e habilitação por questões de herança tinham que ir à Mesa da Consciência e Ordens.
 Porque julgamos que estes documentos podem  ser um outro tipo de fontes de interesse genealógico, aqui se partilham alguns, a título experimental. Dar continuidade a este trabalho, dependerá do "feedback" recebido, que solicitamos seja feito nos comentários do blog.

2 de setembro de 2014

2 de setembro de 2014 por Maria do Céu Barros comentários

E mais um instrumento destinado a facilitar as pesquisas sobre a diáspora portuguesa, que deixou descendentes nas 5 partes do mundo, passe o exagero! Um bem haja ao Arquivo Distrital de Vila Real , que deu as condições para que esta indexação pudesse ter sido feita.

Datas
Índice (Excel)
 1837-1852Livro 2
1852 - 1856Livro 3
1856 - 1857Livro 4
1857 - 1860Livro 5
1860 - 1862Livro 6
1862 - 1866Livro 7
1866 -1869Livro 8
1869 - 1871Livro 9
1871 - 1872Livro 10
1872 - 1874Livro 11
1874 - 1875Livro 12
1875 - 1875Livro 13
1875 - 1877Livro 14
1877 - 1879Livro 15
1879 - 1880Livro 16
1880 - 1881Livro 17
1881 - 1882Livro 18
1882 - 1884Livro 19
1884 - 1885Livro 20
1887 - 1888Livro 21
1888 - 1889Livro 22
1889 - 1890Livro 23
1890 - 1890Livro 24
1890 - 1890Livro 25
1890 - 1891Livro 26
1891 - 1892Livro 27
1892 - 1893Livro 28
1893 - 1894Livro 29
1894 - 1895Livro 30
1895 - 1896Livro 31
1896 - 1897Livro 32
1897 - 1900Livro 33
1900 - 1903Livro 34
1903 - 1906Livro 35
1906 - 1908Livro 36
1908 - 1909Livro 37
1909 - 1910Livro 38
kwADVilaReal
por Manuela Alves comentários
Com os nossos agradecimentos a Pierina D' Andréa,  que referiu este excelente sítio.
No Acervo  Digital do Museu de Imigração de S. Paulo, pode pesquisar através das seguintes entradas:


Cartas de Chamada
Documentos que declaravam uma garantia de auxílio ao imigrante que pretendesse se juntar à sua família já instalada no Brasil.
A procura pode ser feita através de qualquer dos campos Assunto, Título, Origem Palavra-Chave ou Período. A partir da busca o documento digitalizado pode ser visualizado em arquivo PDF.

Relação dos imigrantes embarcados entre 1888 1965, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no porto de Santos. Pode pesquisar por Navio, Ano e Data.

Dados do livro de registro das pessoas que passaram pela Hospedaria de Imigrantes.
A pesquisa pode ser realizada pelo sobrenome do imigrante. Feita a pesquisa, são dadas informações referentes à data de chegada do imigrante à hospedaria, sua idade, nacionalidade e parentesco. Apresenta ainda o número do livro e a página em que consta seu registro, a qual está disponível para ser visualizada em formato digital.  

Publicações de colónias de imigrantes no Brasil, com edições entre os anos de 1886 e 1987. Pode pesquisar por Título, Idioma e Período e em cada uma destas opções dispõe de um menu para opções.

Tem ainda as entradas: 
Cartográfico 
Mapas e plantas referentes a núcleos coloniais, plantas da antiga Hospedaria de Imigrantes e do Museu da Imigração. 


Banco de Imagens da Hospedaria de Imigrantes, cartões postais, fotografias de viagens e retratos dos imigrantes. 

Requerimentos da Secretária da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (SACOP)
Documentos que solicitam restituição das despesas de transporte dos imigrantes até a chegada ao Brasil.


1 de setembro de 2014

1 de setembro de 2014 por Paula Peixoto comentários

Documentos de Arquivo:
  • Arquivo de Identificação Civil - série de fichas de identificação dos antigos colonos quando estes chegavam à colónia de São Tomé.
  • Curadoria Geral dos Serviçais e Colonos - série de fichas e requerimentosassociados com os processos individuais dos trabalhadores e colonos. Estas fichas contêm o percurso cronológico individual de um colono ou trabalhador desde a sua entrada na colónia até ao seu repatriamento. 
  • SNECIA - sindicatos dos empregados de comércio, indústria e agricultura - série de fichas pertencentes a este sindicato onde são indicadas quais as aptidões de cada membro bem como o percurso profissional de cada membro.

Fotografias:
  • Actividade política - série de fotografias representativas da actividade política em São Tomé no período pós-independência: comícios, trabalho cívico, etc.
  • Grupos culturais - série de fotografias contendo actuações de diversos grupos culturais em São Tomé e no Príncipe.
  • Personalidades - série de fotografias representativas de personalidades do início do Séc. XX.
  • Roças - série de fotografias antigas das roças. Algumas destas fotografias são postais.
  • Visitas oficiais - série de fotografias contendo visitas oficiais à antiga colónia de São Tomé.
  • Vistas da cidade - série de fotografias e postais, na sua maioria do início do Séc. XX, contendo várias vistas das cidades.

entre outros...
por Paula Peixoto comentários
Relação de passageiros em vapores chegados ao Rio de Janeiro - Arquivo Nacional

Como pesquisar:
1- no menu que se encontra no lado esquerdo da página clique em:
  •  Multinível - Fundos e coleções do Arquivo Nacional
  •  Pesquisa
  •  Multinível

2- Irá aparecer uma lista de fundos:
  •  vá até à terceira página, que poderá escolher em baixo na barra vermelha "3 (D-G)"
  •  procure por  "Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras" 
  •  clique na seta que se encontra no lado esquerdo
  •  clique na seta onde diz "Relações de passageiros em vapores"
  •  procure Porto do Rio de Janeiro e clique na seta

3- A relação de passageiros e respectivos vapores irão aparecer, são várias páginas.
    Para visualizar a lista:
  • clique na lupa, que se encontra antes do nome do vapor que escolheu
  • irá abrir uma janela, e no canto superior direito aparece um CD onde diz "arquivo digital"
  • depois de abrir uma nova janela, volte a clicar na lupa para, por fim, ver a lista de passageiros.

4 - A pesquisa pode ser feita pelo nome do vapor, para tal :
  • no menu lado esquerdo escolha a opção  "pesquisa livre"  
  • digite o nome do vapor que procura.
        Por ex: "Vapor Adamastor".
        NB: não esquecer colocar a palavra "Vapor"

28 de agosto de 2014

28 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários
Foi criada uma nova estante na Biblioteca (ao fundo desta página),  chamada Anuários Académicos. Aí ficarão reunidas todas as ligações relativas aos anuários disponibilizados on  line pelas  respectivas Universidades.  A ligação remete apenas para sítio respeitante ao período cronológico indicado. Será dentro desse período que terá que ser depois aberto o ano que nos interessa.

Pátio das Escolas - U.C. Antiga Faculdade de Ciências e Reitoria U.P.

27 de agosto de 2014

27 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários
O Arquivo Distrital de Vila Real, santuário da  memória colectiva dos transmontanos e durienses, presta um conjunto diversificado de serviços, informações e conhecimentos relativos aos fundos documentais que custodia (paroquiais, notariais, judiciais, etc.), bem como a arquivos públicos e privados, da região, nomeadamente arquivos municipais, de misericórdias, arquivos de família, de associações, etc.


É verdadeiramente notável o acervo documental deste Arquivo em termos de registos de passaportes digitalizados e eles são facilmente encontrados através do tombo.pt. A partir de 1928 os registos de  passaportes incluem fotografias
kwADVilaReal
por Maria do Céu Barros comentários
Ainda sobre a temática dos testamentos, partilhamos um estudo dos comportamentos demográficos e da transmissão de património, realizado a partir de dados recolhidos em testamentos, dotes e doações (1720 a 1809), na freguesia de Adaúfe, Braga. A autora chega a conclusões interessantes, como a constatação de que entre os lavradores minhotos o sexo do herdeiro não era importante, privilegiando estes a ordem de nascimento e contrariando, assim, as regras de sucessão da propriedade aforada.

Com a vantagem de ser um documento curto, contribuí para uma melhor compreensão das mentalidades e das estratégias encontradas, no sentido de garantir a todos os filhos meios de subsistência.

Herdeiros e Não Herdeiros
Nupcialidade e Celibato no Contexto da Propriedade Enfiteuta
Autora: Margarida Durães, 1988

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