Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

22 de agosto de 2014

22 de agosto de 2014 por Manuela Alves comentários

Arquivo Distrital da Guarda


Archeevo : http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/

O Arquivo Distrital da Guarda começou a funcionar em Setembro de 1984, quase 20 anos depois da sua criação. Está instalado no edifício do antigo Convento de São Francisco, que também já fora quartel e sede do Regimento de Infantaria n.º 12.

Uma recuperação profunda das alas sul e poente do edifício dotou o Arquivo Distrital, a partir de 1993, de uma capacidade de depósito para cerca de três quilómetros de documentos, dispondo de uma ampla sala de leitura e de um espaço polivalente destinado a exposições e auditório.

Com o intuito de divulgar de forma clara e objectiva, junto de todos os que procuram os nossos serviços,  a missão e as atribuições do ADGRD, bem como a forma como este serviço está estruturado orgânica e funcionalmente, os serviços que presta e a forma como a tais serviços se pode ter acesso,foi criada uma brochura acessivel on line, Serviços e Património Arquivístico do Arquivo Distrital da Guarda.

«O ADG, reuniu um valioso e diversificado património arquivístico cuja informação é, indubitavelmente, essencial para o estudo da história e da cultura das diversas comunidades na área do Distrito da Guarda, desde o século XVII até à actualidade.
Este património riquíssimo, está também disperso pelos arquivos de numerosas entidades, públicas e privadas, sediadas por todo o Distrito da Guarda, que interessa também conservar, divulgar e tornar acessível.»

Clicando no mapa, cuja cópia aqui reproduzimos, tem-se acesso aos diversos arquivos do Distrito.

A partir da página Fundos e Colecções e clicando nas diversas hiperligações o ADG proporciona o enquadramento histórico do respectivo fundo ou colecção, o que consideramos uma mais valia deste Arquivo.

Em jeito de despedida, deixamos aqui a disponibilização da maneira como podemos facilmente aceder ao conjunto documental do Arquivo Distrital da Guarda digitalizado e acessível on line. Basta clicar em Documentos Digitalizados.

Boas pesquisas!

kwADGuarda
Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca